Quem é Leon Marchand, nadador que bateu recorde de Michael Phelps

Atleta francês colocou o nome na história no Mundial de Fukuoka, no Japão

imagem cameraLeon Marchand com a medalha de ouro conquistada no Mundial de Fukuoka (Foto: Reprodução/Instagram)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/07/2023
11:23
Compartilhar

O jovem francês Leon Marchand, de apenas 21 anos, colocou o nome na história da natação no último domingo (23). Com um tempo de 4min02s50, ele foi campeão dos 400m medley no Mundial de Esportes Aquáticos de Fukuoka, no Japão. Mais do que isso, o nadador bateu o recorde mundial que pertencia ao maior de todos os tempos na modalidade, Michael Phelps. O tempo de 4min03s84 do norte-americano resistia desde as Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Para alcançar os resultados de Phelps, Marchand precisou seguir também os métodos da lenda do esporte. O francês é treinado por Bob Bowman, técnico do norte-americano durante a brilhante carreira. No entanto, a missão do treinador para o desenvolvimento do atleta francês foi diferente. Com 10cm de altura a menos que Phelps, Marchand precisou compensar a baixa estatura para os padrões da natação com uma explosão fora do normal.

+ Cruzeiro tira jogador de clube saudita, Mbappé recebe proposta bilionária… O Dia do Mercado!

Michael Phelps não foi a única inspiração de Marchand, porque ele tinha duas outras dentro de casa. O francês é filho dos ex-nadadores medley Xavier Marchand e Céline Bonnet. Enquanto o pai participou das Olimpíadas de Atlanta-1996 e Sydney-2000, a mãe competiu nos Jogos de Barcelona-1992.

Para desenvolver melhor o seu nado, Marchand se mudou para os Estados Unidos. Até hoje, ele estuda na Arizona State University e participa das competições da NCAA, circuito universitário norte-americano. O francês faz o curso de ciência da computação.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Leon Marchand já teve uma experiência olímpica. Aos 19 anos, o francês competiu nos Jogos de Tóquio, em 2021. Os resultados foram um sexto lugar nos 400m medley, 14º nos 200m borboleta e 18º nos 200m medley. Em Paris-2024, dentro de casa, a história deve ser bem diferente - é difícil imaginar Marchand voltando para casa sem uma medalha.

Leon Marchand na Vila Olímpica durante os Jogos de Tóquio, em 2021 (Foto: Reprodução/Instagram)
Siga o Lance! no Google News