Marcus D'Almeida é o maior destaque do Tiro com Arco do Brasil e também do Mundo. O jovem de 25 anos vem trilhando ótimos resultados, como liderar o ranking do esporte e ser o atual campeão Mundial da modalidade.
Mesmo com muitos feitos na carreira, a trajetória do arqueiro não é tão conhecida pelo público. Pensando nisso, o Lance! apresenta a vida do atleta conhecido como "Neymar do Tiro com Arco" e "Robin Hood Brasileiro".
+Brasil x Porto Rico no Pré-Olímpico de Vôlei Feminino: veja horário e onde assistir
+ Destaque no badminton, Ygor Coelho conheceu o esporte em projeto social do pai: ‘Brincava comigo’
INÍCIO DA CARREIRA
Marcus nasceu no Rio de Janeiro em 1998 e treina no município de Maricá, onde está localizado o centro de treinamento da Seleção Brasileira de Tiro com Arco. Há 10 anos, o carioca iniciou a carreira internacional.
Aos 16 anos, surgiram as primeiras medalhas. D'almeida recebeu três ouros nos Jogos Sul-Americanos de 2014 - além de ter quebrado diversos recordes - e ficou em segundo lugar na Copa do Mundo da modalidade, apenas atrás do americano Brasu Ellison, campeão daquele ano.
+Gabi destaca ponto positivo da Seleção Brasileira no Pré Olímpico: ‘Resiliência’
JOGOS PAN-AMERICANOS E OLIMPÍADAS
Pela primeira vez em um evento multiesportivo, o jovem participou do Pan de Toronto em 2015. O brasileiro conquistou a medalha de bronze por equipes, ao lado de Daniel Xavier e Bernando Oliveira.
Em 2016, nas Olimpíadas do Rio, o resultado de Marcus foi abaixo do esperado. O carioca perdeu na primeira rodada de duplas para a China.
No Pan de Lima, D'Almeida levou a prata perdendo apenas para Crispin Duenas, por um placar apertado de 6 a 4. O canadense é medalhista de bronze do Mundial da modalidade de 2013.
Em Tóquio, ao vencer o holandês Sjef van den Berg e avançar para as oitavas de final, obteve o melhor resultado de um arqueiro brasileiro da história do tiro com arco nas Olimpíadas. O carioca foi eliminados nas oitavas por Mauro Nespoli, que terminou com a prata olímpica na competição.
+ Duda e Ana Patrícia são as campeãs do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2023
+Por que Jaqueline ficou dois anos fora do vôlei?
FEITOS
Em 2021, Marcus se consagrou vice-campeão mundial do Tiro com Arco, em Yankton, nos Estados Unidos. Sendo assim, fez história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha na competição.
No ano seguinte, alcançou a quarta colocação no ranking mundial, após o título na etapa de Paris na Copa do Mundo, onde derrotou três campeões olímpicos, dois deles sendo sul-coreanos.
Em fevereiro de 2023, D'Almeida tornou-se o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial de tiro com arco na categoria recurvo. No mesmo ano, obteve a sua segunda medalha seguida em Mundiais, um bronze, também garantindo sua vaga nos Jogos de Paris.
Confira os títulos do brasileiro: