Eliminado na segunda rodada do Masters 1000 de Indian Wells, no sábado, João Fonseca já está pronto para novo desafio em solo americano. Nesta semana, o tenista brasileiro, de 18 anos e 80º do mundo, disputa o Challenger de Phoenix, e conheceu, nesta segunda-feira, o adversário da primeira rodada.
O rival de estreia do tenista carioca, em confronto inédito, será o russo Pavel Kotov, de 26 anos e 102º do planeta, que tem como melhor ranking na carreira o 50º lugar, alcançado em junho do ano passado.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Profissional desde 2016, Kotov tem 1,91m, é destro e nunca ergueu um troféu de ATP na carreira. Embora seja oito anos mais novo que o rival, João Fonseca, mês passado, em Buenos Aires, conquistou seu primeiro título nesse nível de competição, derrotando o anfitrião Francisco Cerúndolo na decisão.
João Fonseca soma seis vitórias em nove jogos de ATP no ano
Na atual temporada, o brasileiro soma 6 vitórias em nove partidas (apenas em torneios em ATP, descartando o Challenger de Camberra, na primeira semana de janeiro, no qual se sagrou campeão). Kotov, por sua vez, foi derrotado na única partida, em 2025, em torneios desse porte: foi superado pelo português Jaime Faria na estreia do Aberto da Austrália (enquanto João Fonseca derrotou o russo Andrey Rublev, então nove do mundo, na mesma rodada).
Fora a tentativa frustrada em Melbourne, o tenista russo foi superado no qualifying dos ATP's de Hong Kong, Adelaide, Doha e Dubai. E também caiu na estreia no Challenger de Manama, no Bahrain.
No Challenger de Phoenix, quem passar do confronto entre João Fonseca e Pavel Kotov terá pela frente o quarto favorito ao título: o alemão Jan Lennard-Struff (46º do mundo).
O tenista carioca vai disputar o torneio no Arizona como preparação para o Masters 1000 de Miami, para o qual ganhou convite da organização, que começa na semana que vem. Será apenas o terceiro Masters 1000 que João Fonseca disputa. O pupilo do técnico Guilherme Teixeira debutou nesse nível de torneio em 2024, aos 17 anos, vencendo o americano Alex Michelsen na estreia em Madri (depois, parou na segunda rodada, diante do britânico Cameron Norrie). Semana passada, jogou pela primeira vez em Indian Wells, caindo na mesma fase.