Rebeca Andrade e as demais mulheres da equipe brasileira de ginástica artistica — Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Julia Soares — foram homenageadas no renovado Centro de Treinamento de Ginástica Artística do COB. Nesta quinta-feira (17), foram inaugurados os painéis das medalhas olímpicas de Paris.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Para a inauguração, houve a presença de atletas e autoridades do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). O evento celebrou os feitos históricos nos Jogos Olímpicos de Paris, onde a seleção feminina conquistou a primeira medalha na disputa por equipes.
— Hoje foi a inauguração da nossa foto nos aros olímpicos. Ela quase não aconteceu! Era todo mundo querendo fazer foto… Mas conseguimos. E ter essa imagem aqui, de equipe, é muito especial. Não é só sobre nós atletas, mas sobre todos que abriram mão de algo para que nosso sonho se realizasse — declarou Rebeca Andrade.
A atleta diz que se emociona em ter uma conquista junto com as outras mulheres da equipe. Rebeca Andrade acumula seis medalhas olímpicas, sendo a maior atleta em olimpíadas do Brasil:
— Já tinha minhas medalhas individuais, mas estar com elas, dividir essa conquista coletiva, me arrepia. Essa é uma das minhas medalhas mais importantes.
➡️ Praia derrota Bauru e avança às semifinais da Superliga Masculina
Para Jade, é a realização de um sonho
Cada atleta recebeu uma réplica do painel. Jade Barbosa, veterana na equipe, declarou que ter a imagem da equipe no CT é um sonho:
— Quando eu comecei na ginástica, meu clube era coberto por posters das melhores do mundo. Ainda não havia brasileiras. Sempre sonhei em ter uma foto da equipe aqui dentro. Isso é muito importante para nós e para as próximas gerações. Quando olho minha foto do primeiro Mundial, lembro do quanto trabalhei e isso me dá forças. Imagina o impacto que isso terá nas novas atletas.
Calendário da ginástica em 2025
A principal competição prevista no calendário da ginástica artística é o Mundial, em outubro, em Jacarta, na Indonésia, além das etapas de Copa do Mundo, que acontecem todos os meses até setembro. Já no calendário nacional, está previsto o Campeonato Brasileiro de Ginástica, em setembro, e o Torneio Nacional de Ginástica Artística, em novembro.