A McLaren tinha grande chance de sair do Canadá com mais uma vitória na conta na temporada 2024 da Fórmula 1, mas a demora em chamar Lando Norris aos boxes para colocar os slicks foi “crucial” para o triunfo de Max Verstappen. Essa foi a análise do chefe da Red Bull, Christian Horner, que admitiu surpresa com o ‘vacilo’ da adversária.
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— Acredito que estávamos numa janela muito melhor à medida que o circuito secava. Conseguimos manter uma vantagem consistente, então foi tudo uma questão de fazer a transição no momento certo, porque o primeiro setor estava bastante úmido. E perde-se muita temperatura quando se sai do pit-lane —
— Nosso timing foi bom, colocando o pneu médio. E embora Lando tenha conseguido capitalizar o suficiente para abrir 20s, nossos pneus ficavam mais aquecidos a cada volta que dávamos, e eu me surpreendi por eles não cobrirem isso depois de uma volta — admitiu o dirigente.
O lance aconteceu na volta 46, quando a pista já apresentava trilho. Pouco antes, a Alpine decidiu arriscar os slicks com Pierre Gasly e funcionou, o que ligou o alerta nas demais para o momento da troca de pneus.
Os taurinos chamaram Max para colocar os compostos de pista seca na volta 46, porém Norris permaneceu, tentando abrir o máximo de distância possível para fazer a parada e ainda voltar à frente. No giro seguinte, o britânico continuou na prova, porém os pneus de Verstappen começaram a responder à medida que a temperatura era atingida.
Em seguida, o chefe da Red Bull explicou que Verstappen teve mais dificuldades no começo, sobretudo no instante em que o asfalto já formava trilho em determinadas partes, mas ainda era cedo para arriscar os slicks, já que havia alerta de chuva iminente.
— Eles o deixaram por dois giros, e isso foi crucial, pois deu a Max mais uma volta para atingir a temperatura. Quando Lando foi para o box, os pneus dele já estavam na janela, sendo capaz de arrancar 3s da no setor 1. Portanto, esse momento foi crucial —
— No primeiro stint, a impressão era de estarmos muito competitivos, pressionando George [Russell] bastante e abrindo 7s muito rapidamente dos carros atrás. Estávamos muito bem preparados para as condições mais úmidas —
— Infelizmente, ficamos um pouco atrás de George quando o DRS foi liberado, o que permitiu a Lando voltar à disputa quando a pista começou a secar. A Mercedes parecia ter mais problemas, mas estávamos com dificuldades para ultrapassar, e isso deu a Lando um passe livre — seguiu.
Norris entrou na 48 com uma vantagem de cerca de 20s, só que o neerlandês já vinha muito rápido na volta e conseguiu retornar à frente. Lando até tentou, mas como a saída dos boxes estava úmida, por pouco não perdeu o controle do carro.
— Naquele momento, parecia que a McLaren era a favorita para deslanchar e vencer a corrida. Depois vieram os pit-stops e partimos para outro conjunto de intermediários. O safety-car neutralizou tudo, e conseguimos nos colocar em uma posição melhor com os ajustes que fizemos — finalizou Horner.
A Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.