Red Bull bate porta na cara da McLaren e segura novo diretor por todo ano de 2025

Diferente do que fez com Jonathan Wheatley, Red Bull resolveu não liberar Will Courtenay para seguir caminho com McLaren

imagem cameraRed Bull bate porta na cara da McLaren e segura novo diretor por todo ano de 2025
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 16/01/2025
14:43
Compartilhar

A Red Bull tomou uma decisão muito diferente com relação a Will Courtenay e a McLaren daquela com Jonathan Wheatley e a Sauber. Enquanto resolveu facilitar a vida de Wheatley e encurtar o período de carência, a equipe das bebidas energéticas resolveu manter o contrato de Courtenay e atrasar gravemente a ida para o time rival.

➡️ Wheatley chega a acordo com Red Bull e adianta liberação para assumir chefia da Sauber

A informação é do portal inglês The Race. Courtenay, atualmente diretor de estratégia da Red Bull, foi anunciado como próximo diretor-esportivo da McLaren ainda no ano passado. A questão é que ainda tem contrato com a Red Bull até o meio de 2026.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Normalmente, em situações como essas, as equipes acabam livrando o funcionário do período restante ou, ao menos, de parte disso. Mas a Red Bull bateu o martelo: Courtenay não será liberado e, mais que isso, continuará no cargo de diretor de estratégia durante a totalidade da temporada 2025.

No cargo, divide as atribuições com Hannah Schmitz, líder de engenharia de estratégia. A intenção da Red Bull é que, quando Courtenay finalmente deixar os quadros taurinos, Schmitz assuma o posto de direção.

Pelos lados da McLaren, o que resta é a espera. O objetivo da equipe inglesa é que Courtenay assuma a direção-esportiva e responda diretamente ao diretor de corridas Radeep Singh e, claro, ao CEO Zak BrownAndrea Stella continua como chefe de equipe da F1, dando as cartas no dia a dia do trabalho.

A McLaren tentou desenrolar um acordo para a liberação do estrategista, mas a Red Bull fechou as portas para o interesse. McLaren e Red Bull, afinal, têm trocado farpas públicas após os duelos da temporada 2024 da F1, em que a McLaren levou a melhor no Mundial de Construtores e a Red Bull, o de Pilotos.

Red Bull e McLaren disputaram o título de equipes e de pilotos em 2024 (Foto: ERWIN SCHERIAU / AFP)

Salvo alguma alteração no entendimento entre as equipes causada por um fato novo, essa é a situação definida para 2025. O que vai acontecer após a temporada é que ainda fica no campo da dúvida. A Red Bull pode segurar Courtenay ainda sob contrato e afastar do dia a dia da equipe de F1 e ainda exigir um período de carência posterior. Pode, também, liberar o contrato e deixar alguns meses de período de carência para que Courtenay comece a trabalho em meados no ano que vem pela McLaren.

A Red Bull se moveu em outra direção com Wheatley, que era diretor-esportivo até o fim do ano passado, e aceitou encurtar o período de carência que seria até o fim de 2025 para 1º de abril de 2024. Assim, Wheatley logo assumirá como chefe de equipe da Sauber na F1. É verdade, porém, que Jonathan e a Sauber/Audi anunciaram acordo em agosto do ano passado e mesmo assim a Red Bull o manteve no cargo até dezembro.

Siga o Lance! no Google News