Reforço do Fla no basquete é suspenso até junho de 2025

Atleta foi pego no doping enquanto defendia o Sesi/Franca, no NBB do ano passado

imagem cameraLucão foi o cestinha da vitória do Franca diante do São Paulo no 2º jogo da final do NBB (Foto: Marcos Limonti / Franca)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 14/12/2023
22:31
Compartilhar

Lucas Mariano, que já tem contrato assinado para defender o Flamengo a partir do ano que vem, ficará suspenso até junho de 2025. O atleta foi pego no doping enquanto defendia o Sesi/Franca, no NBB do ano passado. O goiano testou positivo para os diuréticos furosemida, hidroclorotiazida e o inibidor de apetite sibutramina.

Segundo o jornalista Demétrio Vecchioli, do portal "UOL", neste quinta-feira (14) o pivô foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) e estará de fora do time durante dois anos.

➡️Brasil termina o dia com dois classificados no Mundial de Skate Street

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O teste foi realizado em janeiro, entre uma partida entre São Paulo e Franca, que se enfrentaram na final do NBB. Ainda conforme o jornalista, foram mais de cinco meses entre o resultado analítico adverso (o "positivo") e a suspensão provisória. No período, Lucas foi determinante para o time do interior ganhar três títulos: o Super 8, a Champions League America e o NBB.

No primeiro julgamento, o pivô pegou uma pena branda até fevereiro de 2024, e neste contexto, o Flamengo contratou o jogador que chegaria para ser titular da equipe, assim chegando a ser favorita aos principais títulos da temporada. Lucas só não foi anunciado porque o Fla anunciava o fim da suspensão.

➡️‘Rei Pelé’: Troféu principal do Prêmio Brasil Olímpico homenageará ídolo do futebol

A procuradoria do TJD-AD recorreu da pena branda, o jogador voltou a julgamento na semana passada, agora pelo Pleno do TJD-AD, que entendeu que o grau de culpa dele foi considerado alto. Assim, afastadando a hipótese de uma contaminação involuntária.

Segundo o portal, Lucas alegou que consumiu um produto para emagrecimento sem indicação médica e sem checar se era composto por substâncias proibidas. Devido à esta questão, ele foi suspenso até 28 de junho de 2025.

Lucão vinha há seis temporadas com boas médias, com mais de 15 pontos por jogo no NBB. Nos playoffs, levou o Franca o título com mais de 250 pontos no total.

Siga o Lance! no Google News