menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Russell vê vitória cair no colo após batida de Norris e Verstappen no GP da Áustria de F1

Inglês foi agraciado pelo incidente entre o piloto da Red Bull e da McLaren nas voltas finais

000_34ZZ62L-aspect-ratio-512-320
imagem cameraRussell conquistou sua segunda vitória na Fórmula 1 (Foto: Jure Makovec / AFP)
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
Spielberg (AUT)
Dia 30/06/2024
12:03
Atualizado em 30/06/2024
12:22

  • Matéria
  • Mais Notícias

George Russell esperava um pódio para confirmar o crescimento da Mercedes na temporada 2024 da Fórmula 1, porém recebeu a vitória de presente no GP da Áustria deste domingo (30). O britânico vinha em terceiro quando a sorte resolveu lhe sorrir no instante em que Max Verstappen e Lando Norris se acharam na briga pelo primeiro lugar.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A corrida se desenhava para o costumeiro roteiro de domínio da Red Bull diante da aficionada torcida presente em massa no circuito de Spielberg, só que um erro raríssimo dos taurinos nos boxes colocou a McLaren de vez no jogo no stint final. E enquanto Max reclamava muito da falta de aderência, Norris tentava de todas as formas achar alguma brecha no paredão neerlandês que se formou diante dele.

➡️ Bortoleto brilha na corrida 2 da Áustria e vence pela 1ª vez na Fórmula 2; Fittipaldi é 5º

Dali em diante, foi literalmente ataque contra defesa. Na volta 59 de 71, Norris mergulhou por dentro na curva 3, mas perdeu o ponto de freada e teve de devolver posição para não ser punido. Só que Lando ficou no limite dos excessos de limite de pista e, de fato, a quarta escapada não foi ignorada pelos comissários.

continua após a publicidade

Mesmo assim, Norris não quis saber e foi desesperado na tentativa de ter o gosto de apenas cruzar a linha de chegada à frente do neerlandês, e a ousadia que tanto faltou em outras vezes veio de forma exagerada dessa vez. Como Verstappen não é do tipo que levanta o pé, os dois se tocaram e ambos tiveram de ir aos boxes para trocar os pneus furados. Max sobreviveu, mas Lando abandonou.

AUTO-PRIX-F1-AUT-RACE
(Foto: Jure Makovec / AFP)

Oscar Piastri ficou em segundo e por pouco não buscou Russell, mas o safety-car virtual freou o ímpeto do australiano. Carlos Sainz fechou o pódio, com Lewis Hamilton em quarto. Verstappen ainda levou o RB20 ao quinto posto, com Nico Hülkenberg em corrida heroica com a Haas, ganhando o sexto posto sobre Sergio Pérez na última volta. Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo e Pierre Gasly fecharam o top-10.

continua após a publicidade

A Fórmula 1 volta de 5 a 7 de julho em Silverstone para o GP da Inglaterra, o último da perna tripla atual.

Confira como foi a corrida da F1 no Red Bull Ring:

Após um início de domingo marcado pela primeira vitória de Gabriel Bortoleto na Fórmula 2, a F1 tomou o grid com Verstappen na primeira posição mais uma vez, tempo 0s4 mais rápido que o de Norris. A expectativa, no entanto, era que a disputa fosse mais equilibrada que o visto no sábado, uma vez que a McLaren confirmou na sprint que tem nas mãos um ritmo de corrida forte.

Nas escolhas de pneus, todos foram para o primeiro stint calçados com os médios da gama C3, C4 e C5 levada pela Pirelli para o Red Bull, exceção a Guanyu Zhou, que partiria do pit-lane após mudanças no carro promovidas pela Sauber já com os duros. Os pilotos, então, partiram para a volta de apresentação com 29°C de temperatura, 48°C de asfalto e apenas 36% de umidade relativa do ar.

Assim que a direção de prova autorizou a largada, Verstappen fez o de sempre, enquanto Norris teve um pouco mais de trabalho com Russell e quase perdeu o segundo posto. Hamilton acompanhou o salto do companheiro de equipe e deixou Sainz para trás, exatamente como o heptacampeão intencionava para não ver a corrida comprometida. Destaque também para Pérez, pulando para sexto graças a má largada de Leclerc.

O monegasco, aliás, acabou sofrendo avarias na asa dianteira ao ser ensanduichado por Piastri e Pérez na freada da curva 1 e foi obrigado a ir para os boxes, despencando para 19º. Volta 1 completada, e Verstappen já colocava mais de 1s sobre Norris, enquanto Hamilton se aproximava perigosamente de Russell em briga válida pelo segundo lugar.

AUTO-PRIX-F1-AUT-RACE
(Foto: CHRISTIAN BRUNA / AFP)

Volta 3, e Lewis usou o DRS para efetuar a ultrapassagem na curva 1, porém levou o troco do companheiro de equipe no mesmo artifício. Depois foi a vez de Sainz aparecer à frente do #44 da Mercedes, mas o espanhol não conseguiu escapar o suficiente para bloquear o uso da asa móvel para o rival, tendo de fazer linhas defensivas para evitar a ultrapassagem. Depois, o rádio recuperado mostrou a razão da troca: a Mercedes instruiu Hamilton a abrir passagem para evitar punição por uma possível espalhada vantajosa ainda na largada.

Enquanto isso, na volta 7, Piastri anotou belíssima manobra sobre Pérez, assumindo o sexto posto e tentando descontar a vantagem já em 2s que Hamilton tinha à frente. Na liderança, a distância entre Verstappen e Norris era acima de 3s.

A primeira janela de pit-stops abriu na volta 10 de 71, com os carros da Haas, além de Ricciardo e Alonso. De destaque, Magnussen e Hülkenberg em uma briga roda a roda, com o dinamarquês levando a melhor no undercut sobre o próprio companheiro, porém Nico recuperou o posto na sequência.

Na volta 17, Leclerc foi novamente chamado aos boxes, agora para colocar compostos médios e tentar alguma coisa que fosse, ao menos captação de dados para a Ferrari voltar aos trilhos na temporada. Sainz ainda sustentava o quarto lugar, agora com mais de 2s de vantagem para Hamilton, que mantinha Piastri atrás por 1s6.

Volta 22, Hamilton fez a primeira troca em 2s5, enquanto o pit-stop de Pérez foi em 2s1. O britânico retornou à pista em sexto e o mexicano em nono, atrás dos carros da Haas. No final da 23, foi a vez das paradas de Verstappen e Norris, e a Red Bull surpreendentemente trabalhou mal, em uma troca em apenas 2s7. Só que a McLaren também não aproveitou a rara oportunidade e fez uma troca em 2s6. E no momento em que ambos foram liberados, Max forçou a preferência, obrigando Norris a frear bruscamente — caso típico de unsafe release anotado pela direção de prova.

Enquanto Alonso tomava 10s de punição por catapultar Zhou em disputa e Hamilton levava 5s por pegar a faixa branca na entrada do pit-lane, Piastri foi para a troca obrigatória, voltando à pista com os duros atrás de Hamilton. Posições restabelecidas na volta 27, Verstappen retornava à liderança, 6s9 à frente de Norris. Russell, de médios para o segundo stint, vinha em terceiro, com Sainz, Hamilton, Piastri, Pérez, Hülkenberg, Magnussen e Ricciardo fechando o top-10.

No pelotão intermediário, as Alpine ensaiavam nova estranhada, com Gasly pressionando pelo rádio para Ocon atacar logo Alonso na briga pelo 12º. Quando o #31 finalmente deixou o veterano da Aston Martin para trás, Gasly também não perdeu tempo e partiu para o ataque sobre Esteban — que não alivou nada e, já demitido, jogou Pierre para fora. Alonso, de camarote, limitou-se a dizer “Uau!”.

Volta 33, foi a vez de Pérez tomar 5s de punição por exceder o limite de velocidade nos boxes. E mais dois giros depois, Leclerc retornou mais uma vez ao pit-lane para nova troca — a terceira, e outro jogo de médios para o #16.

No giro 40, Verstappen, com 8s de vantagem e ainda ameaça de punição, avisou pelo rádio que não sabia exatamente o porquê, mas os pneus não estavam rendendo bem. Coincidência ou não, Norris tirou 1s na volta seguinte. Paralelo a isso, Novo enrosco entre as Alpine, com Gasly indo para o tudo ou nada e finalmente ganhando a posição do ainda companheiro de equipe na marra.

Volta 44 de 71 e com mais uma parada prevista pelo caminho, Norris baixou mais a distância e ficou a 6s de Max. Nos giros seguintes, os dois pegaram trânsito pelo caminho, e a diferença estabilizou.

Giro 47, Russell abriu a janela final de paradas para os ponteiros e retornou em sexto com os duros. Sainz, então, fez o mesmo, porém calçou os médios no mesmo instantes em que Verstappen surgia novamente no rádio e mandava: “Não vou conseguir segurá-lo atrás com esses pneus por muito tempo”. A vantagem, no entanto, era de 7s para Lando.

Na 51, ainda reclamando bastante, Max recebeu o comando para entrar nos boxes, e mais uma vez a troca da Red Bull foi desastrosa, em 6s5, só que, dessa vez, a McLaren não bobeou e devolveu Norris a apenas 1s2 de distância para o tricampeão.

Dali em diante, com 55 de 71 voltas, a corrida se transformou. Era Verstappen fritando pneus contra Norris muito mais rápido e ficando dentro da zona de detecção da asa móvel já no giro seguinte. Lando chegou a ficar a 0s3, ensaiando a manobra, porém Max resistiu e ainda aproveitou o trânsito para respirar um pouco, só que por um tempo mínimo. Na volta 59, veio a primeira tentativa, com Lando efetuando a ultrapassagem, mas devolvendo posição por fazê-la usando a área de escape. Depois, na 63, Norris tentou de novo e jogou Max para fora da pista na curva 3.

A bola ali foi cantada. Determinado e com 5s à vista a serem pagos por excesso de limites de pista, Norris foi para o tudo ou nada, e como Verstappen já estava irritado com a falta de aderência e o jogo inesperadamente duro do #4, os dois se tocaram e não tiveram outra escolha a não ser irem aos boxes.

Max ainda voltou de macios e terminou em quinto mesmo com 10s de punição. Em contrapartida, Lando abandonou. Melhor para a Mercedes e Toto Wolff, desesperado pelo rádio em súplicas para que Russell não fizesse nada de errado até a bandeirada.

AUTO-PRIX-F1-AUT-RACE
(Foto: CHRISTIAN BRUNA / AFP)

F1 2024, GP da Áustria, Red Bull Ring, Resultado Final:

1 G RUSSELL Mercedes 71 voltas

2 O PIASTRI McLaren Mercedes + 1.906

3 C SAINZ Ferrari + 4.533

4 L HAMILTON Mercedes + 23.142

5 M VERSTAPPEN Red Bull RBPT Honda + 37.253

6 N HÜLKENBERG Haas Ferrari + 54.088

7 S PÉREZ Red Bull RBPT Honda + 54.672

8 K MAGNUSSEN Haas Ferrari + 1:00.355

9 D RICCIARDO RB RBPT Honda + 1:01.169

10 P GASLY Alpine + 1:01.766

11 C LECLERC Ferrari + 1:07.056

12 E OCON Alpine + 1:08.325

13 L STROLL Aston Martin Mercedes 1 volta

14 Y TSUNODA RB RBPT Honda 1 volta

15 A ALBON Williams Mercedes 1 volta

16 V BOTTAS Sauber Ferrari 1 volta

17 G ZHOU Sauber Ferrari 1 volta

18 F ALONSO Aston Martin Mercedes 1 volta

19 L SARGEANT Williams Mercedes 2 voltas

20 L NORRIS McLaren Mercedes DNF

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias