unnamed-2-aspect-ratio-1024-1024
Gustavo Loio
Rio de Janeiro
Dia 22/04/2025
17:48
Atualizado há 20 minutos
Compartilhar

João Fonseca, aos 18 anos, fará um duelo da nova geração em sua estreia no Masters 1000 de Madri, muito provavelmente na quinta-feira (24). Isso porque foi definido, nesta terça (22), que seu primeiro rival será o qualifier dinamarquês Elmer Moller, 114º do mundo, de 21 anos, que, no último domingo, venceu o Challenger de Oeiras, em Portugal. Os dois jamais se enfrentaram no circuito profissional.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Embora seja três anos mais jovem que o adversário, os números de João Fonseca são bem superiores. Enquanto o dinamarquês soma uma vitória em dois jogos (em chaves principais de ATP) em 2025, o brasileiro ganhou nove das 14 partidas que disputou até agora, com destaque para seu primeiro título desse nível, conquistado em Buenos Aires, em fevereiro. Moller, por sua vez, ainda busca a primeira final na carreira nesse nível.

As duas partidas de Moller (fora os Challengers) neste ano foram na quadra rápida da Copa Davis, em Copenhagem, no duelo contra a Sérvia: perdeu para Miomir Kecmanovic (55º) e derrotou Hamad Medjedovic (94º), ambas decididas no terceiro set. Fora esses jogos e a derrota na estreia no qualifying do Aberto da Asutrália, em janeiro, o tenista da Dinamarca só jogou Challengers neste ano. Seu único troféu, nesse nível, foi conquistado no último domingo (20). Na final, ele surpreendeu o argentino Francisco Comesana (62º), por 6/0 e 6/4, vídeo abaixo.


No Challenger de Oeiras, o dinamarquês estreou vencendo o brasileiro Thiago Monteiro (93º). Depois, eliminou o veterano cazaque Mikhail Kukushkin, de 37 anos e 167º, por W.O., o suíço Remy Bertola (292º) e, na semifinal, o russo Roman Safiullin (73º). Já no quali espanhol, Moller derrotou o americano Nishesh Basavareddy (107º, por duplo 6/1) e o polonês Kamil Majchrzak (90º, por 5/7, 6/4 e 6/4).

O número 1 do Brasil, por sua vez, conquistou dois Challengers neste ano: em Camberra, na Austrália, em janeiro, e em Phoenix, nos EUA, em março, ambos na quadra rápida.

Quem vencer o confronto entre João Fonseca e Moller encara, na segunda rodada, o americano Tommy Paul (12º).

João Fonseca treinou com algoz

Enquanto aguardava a definição de seu adversário de estreia, João Fonseca treinou nesta terça-feira (22). Em vídeo publicado pelo diário espanhol 'Marca', a arquibancada estava cheia para ver o treino do número 1 do Brasil com Alex De Minaur (7º do mundo). Curiosamente, o tenista da Austrália foi o último algoz do brasileiro, na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, em março.

Como se vê no vídeo abaixo, a arquibancada lotou para acompanhar o treino do brasileiro com o número 1 da Austrália:

Enquanto o pupilo do técnico Guilherme Teixeira vai enfrentar o jovem dinamarquês, De Minaur vai duelar, na primeira rodada, o ganhador do duelo entre o italiano Lorenzo Sonego e o sérvio Miomir Kecmanovic.

Ano passado, em Madri, o número 1 do Brasil estreou em Masters 1000 derrotando o americano Alex Michelsen. Na rodada seguinte, João Fonseca parou diante do britânico Cameron Norrie.

Thiago Monteiro cai no quali

Enquanto isso, o cearense Thiago Monteiro, que chegou à terceira rodada ano passado em Madri, caiu na final do qualifying. Nesta terça, o brasileiro (94º) parou diante do americano Ethan Quinn (119º), por 2/6, 7/6 (5) e 7/6 (0).

O dinamarquês Elmer Moller, rival de Fonseca na estreia em Madri

Siga o Lance! no Google News