Sainz surpreende com Ferrari e lidera TL1 na Hungria, Verstappen é 2º
Piloto espanhol deu início a uma possível retomada do bom desempenho da Ferrari
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Ao menos na primeira sessão de treinos livres do GP da Hungria de Fórmula 1, a Ferrari deu sinais de que vai em busca da recuperação após a queda de performance nas últimas etapas da temporada 2024. Carlos Sainz foi o mais rápido do TL1 desta sexta-feira (19) e só não comandou a dobradinha com Charles Leclerc porque Max Verstappen se meteu entre os carros vermelhos.
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Em uma sessão tranquila, sem intervenções de bandeiras amarelas ou vermelhas, as equipes aproveitaram ao máximo os 60 minutos à disposição para testar as novidades — que não foram poucas, pois nove das dez levaram para Budapeste alguma modificação no carro. Aero rakes (as grades colocadas nos carros) e parafina, portanto, foram bastante usados na primeira sessão e, a julgar pelo resultado inicial, a expectativa é de mais um final de semana equilibrado.
A Ferrari, por exemplo, mostrou-se forte com os pneus macios e duros, guardando os médios neste primeiro instante. Mercedes também teve performance sólida, porém com George Russell, uma vez que Lewis Hamilton figurou no pelotão intermediário na maior parte da sessão. Já a McLaren perdeu o primeiro confronto em Hungaroring e foi mais discreta, enquanto a Red Bull mais uma vez se valeu da força de Verstappen para atrapalhar a vida das adversárias.
No mais, destaque para Guanyu Zhou, que colocou a Sauber num bom quinto lugar, e Yuki Tusnoda, indo ao top-10 com a RB ao fazer o oitavo melhor tempo. Os dez mais rápidos, portanto, foram Sainz, Verstappen, Leclerc, Russell, Zhou, Lando Norris, Oscar Piastri, Tsunoda, Lance Stroll e Hamilton.
O Treino Livre 2 dp GP da Hungria está marcado para 12h, de Brasília, desta sexta-feira (19). No sábado (20), às 7h30, acontece o TL3, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (21), os pilotos disputam a corrida em Budapeste a partir das 10h.
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Confira como foi o TL1 da F1 na Hungria:
Se na quarta-feira (17), a Fórmula 1 foi surpreendida com uma tempestade que deixou o pit-lane do circuito de Hungaroring alagado, o calor resolveu não dar trégua aos pilotos já na primeira sessão: 31°C de temperatura ambiente, com asfalto escaldante, em 60°C — desafiador para a gama C3, C4 e C5 levada pela Pirelli para o final de semana.
Quem também teria desafio pela frente era a Red Bull, com um carro totalmente repaginado em busca de um melhor resfriamento, mas também de recuperar a performance do início da temporada e frear o ímpeto de McLaren e até Mercedes, em crescimento desde o pacote de atualizações que começou a ser introduzido em Mônaco. Nos primeiros dez minutos de sessão, aliás, foi Verstappen quem comandou a tabela de tempos com 1min20s715.
O detalhe, porém, eram os compostos macios do carro #1, enquanto o piloto mais próximo, Norris, vinha de médios a menos de 0s1 de distância. Russell foi ainda melhor, virando 1min20s0 e colocando 0s6 sobre o tricampeão.
Mais um giro rápido, ainda de macios, e Verstappen entrou na casa de 1min19s com 1min19s831, recuperando a liderança. Até então, a preferência no stint inicial era para os compostos de faixa amarela, escolha dos carros da McLaren e Mercedes, por exemplo. Já a Ferrari — com novo assoalho para melhorar o fluxo de ar — surgia de duros, com Leclerc em sétimo, a 0s9 da marca de Verstappen, mas logo Sainz colocou-se à frente do companheiro de equipe por míseros 0s036.
15 minutos completados, Verstappen, Russell, Norris, Bottas, Hamilton, Albon, Sainz, Leclerc, Tsunoda e Gasly formavam o top-10. Piastri, então, enfim foi para a pista depois de um pequeno problema, aparentemente hidráulico no carro, e marcou o terceiro tempo, ficando à frente do parceiro de McLaren. Pérez, por sua vez, ainda seguia sem tempo registrado.
Perto dos 30 minutos completados, Piastri melhorou ainda mais a marca e fez 1min19s838, apenas 0s007 mais lento que o tempo de Max feito com os pneus macios. Já Albon também aproveitou o bom momento para calçar os pneus de faixa vermelha e fez 1min19s794, assumindo a liderança.
Veio, então, Russell com os macios, já baixando significativamente a marca do tailandês nos dois primeiros setores. No total, 0s6 a menos que Albon e primeira posição para a Mercedes — tempo que foi a deixa para o stint com os vermelhos. Logo, os pilotos partiram para a pista com os pneus macios, e quem surpreendeu foi Leclerc, com 1min19s011, colocando a Ferrari na ponta. Boa volta também para Zhou, que beliscou o terceiro posto com a Sauber.
Com cerca de 20 minutos para o fim, Sainz virou 1min18s713 e desbancou Charles da liderança, comandando a dobradinha da Ferrari até então. Já os carros da Red Bull surgiam apenas em décimo, com Pérez, e 14º, com Verstappen. Após nova troca de pneus, Max veio com as suas duas melhores parciais e desgarrou do fundo, pulando para segundo, a 0s276 de Sainz.
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