O brasileiro Gabriel Bortoleto estará na Fórmula 1 no próximo ano, após um hiato de sete anos sem a bandeira do Brasil no grid. Após a imprensa italiana revelar que a Williams estaria exigindo 20 milhões de por Franco Colapinto, começaram a surgir questionamentos de quanto a equipe suíça pagou para ter o brasileiro em seu time.
Antes de assinar com a Sauber, Gabriel fazia (e ainda faz até o fim deste ano) parte da Academia de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. No entanto, o time de Woking não ficou no meio e não impediu a transferência de Bortoleto.
➡️ Qual é o time de Gabriel Bortoleto, novo brasileiro na Fórmula 1?
Segundo o site “Motorsport”, a equipe nem mesmo cobrou a Sauber qualquer valor para que pudesse ter uma chance de entrar na lista concorrida de pilotos da Fórmula 1. Mattia Binotto, chefe do time suíço, confirmou a informação.
➡️ Bortoleto na Fórmula 1: tudo que se sabe sobre acordo com Sauber para estreia em 2025
➡️ Felipe Massa comemora chegada de Bortoleto à Fórmula 1: ‘Muito feliz’
— Eu não tinha um acordo com Zak [Brown], nós apenas nos cumprimentamos e apertamos as mãos. Mas não pagamos. Gabriel estava livre para sair porque lhe foi dada a oportunidade — afirmou Mattia.
Na coletiva de imprensa feita no dia do anúncio de Bortoleto, na qual o Lance! estava presente, Mattia Binotto confirmou que Gabriel terá contato com o carro da equipe já no TL1 do GP de Abu Dhabi. O chefe também confirmou que o brasileiro participará dos testes pré-temporada em janeiro.
Bortoleto é o nome do Brasil na Fórmula 1 em 2025
Nascido em São Paulo, em 2004, Gabriel Bortoleto tem atualmente 20 anos. Com apenas seis anos, o jovem iniciou a sua carreira no kart, vencendo em seu segundo ano na categoria o Open do Brasileiro de Kart. No ano seguinte, Bortoleto correu como mirim e conquistou o vice-campeonato no Brasileiro e no torneio paulista. Antes de partir para Europa, ele chegou a participar da categoria cadete, entre 8 a 11 anos, mas logo foi para a Itália seguir no automobilismo.
Ainda no kart, Bortoleto garantiu excelentes resultados na Europa, que o fizeram ser destaque na categoria. No velho continente, o piloto se destacou especialmente em 2018, quando ficou em terceiro no Mundial e foi vice-campeão na WSK Super Master Series, campeonato que já revelou grandes nomes do mais alto nível do automobilismo, como Max Verstappen e Charles Leclerc.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Gabriel Bortoleto foi anunciado pela Sauber para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O acordo com a equipe suíça confere ao jovem de 20 anos titularidade até 2026, ao lado de Nico Hülkenberg, que já havia sido confirmado. Com a entrada de Bortoleto na Fórmula 1, o Brasil volta a contar com um representante na elite do automobilismo. O hiato de pilotos brasileiros na categoria chegou a sete anos, desde a saída de Felipe Massa da Williams, em 2017.