Robert Scheidt e Gabriel Borges iniciam, nesta sexta-feira, a disputa da flotilha ouro da Kieler Woche, a tradicional Semana de Vela de Kiel, na Alemanha. E começam a fase semifinal com moral alta, após garantir a sexta colocação na etapa de classificação da classe 49er, que reuniu 69 barcos.
- Estamos animados, velejamos bem, com boa média nas cinco primeiras regatas, e vamos tentar melhorar mais para buscar um lugar na medal race e lutar pelo pódio - disse o bicampeão olímpico, referindo-se à final programada para este domingo, reunindo os dez barcos mais bem posicionados.
Após uma estreia em grande estilo, que garantiram a vice-liderança, Scheidt e Borges tiveram uma jornada mais complicada nesta quinta-feira.
- Foi um dia longo. Passamos quase seis horas na água. O excesso de vento e chuva fez com que as largadas do período da manhã fossem postergadas. Voltamos à tarde e, na primeira regata, corremos com 15 nós para chegar em oitavo. O vento diminuiu bastante na segunda prova, mas não velejamos tão bem. Cometemos alguns erros táticos e eu não consegui entrar em sintonia com as rajadas de vento, com isso, ficamos em 12º - avaliou o iatista dono de cinco medalhas olímpicas.
Com o descarte do pior resultado em cinco regatas, justamente o 12º lugar da última prova da fase de classificação, Scheidt e Borges ocupam a sexta colocação, com 18 pontos perdidos. A liderança continua com os neozelandeses Josh Porebski e Trent Rippey, com nove pontos perdidos. A outra dupla brasileira na Alemanha, formada por Carlos Lorente e Marco Grael, está em 17º lugar. Os iatistas do Brasil e Nova Zelândia estão entre os 35 classificados para a flotilha ouro que começa nesta sexta e termina sábado.