Robert Scheidt e Gabriel Borges estreiam no Campeonato Europeu de 49er neste domingo, no Kieler Yacht-Club, em Kiel, na Alemanha. Em sua primeira temporada na nova classe, a dupla de iatistas brasileiros estreia um novo barco na competição, considerado como uma prévia do Mundial, que será disputado de 28 de agosto a dois de setembro, na cidade do Porto, em Portugal.
O bicampeão olímpico está animado com o novo equipamento.
- Chegamos em Kiel com uma semana de antecedência e treinamos bem. Enfrentamos condições variadas. Pegamos vento fraco, depois médio e forte. Também tivemos condições extremas, com bastante chuva e vento. Estamos muito felizes com o nosso barco, que é mais rígido e conta com mastro e vela novos. Certamente é um upgrade - afirma Robert.
Scheidt e Borges usavam um barco de 2014, emprestado junto ao Cobitê Olímpico do Brasil (COB) e Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Com a evolução da dupla na 49er, optaram por adquirir equipamento próprio.
- Teremos uma ferramenta melhor para competir no Europeu e isso é muito bom, mas sabemos que tudo é um processo e sempre é possível melhorar. No final das contas, sabemos que o principal continua dependendo da gente, da maneira como vamos manobrar o barco - explica o maior medalhista olímpico do Brasil, com cinco pódios.
O Campeonato Europeu deve reunir 90 duplas, dividas em três flotilhas nos três primeiros dias. Os melhores avançam para a flotilha ouro em busca de um lugar entre os dez primeiros colocados que disputarão a medal race, dia quatro de agosto.
- Os principais velejadores do planeta na 49er estarão em Kiel. Isso eleva o nível da disputa e faz da competição uma prévia do Mundial. Não vai ser fácil, mas vamos buscar um resultado positivo e seguir nosso caminho rumo a evolução dentro da nova classe - avalia Robert Scheidt, que recentemente esteve na Alemanha para a Kieler Woche, tradicional Semana de Vela de Kiel, onde conseguiu o 17º lugar.