O brasileiro Robert Scheidt manteve-se na liderança do Star Sailors League (SSL) Finals, campeonato de vela disputado em Nassau, nas Bahamas. O velejador ainda não ganhou após seis regatas, mas está regularmente entre os líderes, por isso a vantagem na classificação.
Na terça, dia de abertura do campeonato, Robert havia conseguido um segundo e terceiro lugares. Nesta quarta, ele terminou as regatas em: 11º, 4º, 3º e 6º. Ao fim das 11 regatas, o pior resultado é descartado - neste momento, o brasileiro está excluindo o 11º.
A próxima dupla brasileira mais bem colocada é a de Lars Grael e Samuel Gonçalves, que está em 11º lugar geral, um abaixo da linha de corte para a próxima fase. Logo à frente estão o sueco Freddy Lööf, que veleja com o brasileiro Bruno Padra, ganhador de medalha olímpica com Robert Scheidt.
Torben Grael, irmão de Lars, e Guilherme de Almeida estão em 23º lugar entre as 25 equipes, e o brasileiro Artur Lopes, que compete com o alemão Hubert Merkelbach, está em 20º lugar.
Esta é a quinta edição do SSL Finals, torneio que reúne os dez velejadores mais bem classificados nos rankings de timoneiro e proeiro da SSL na temporada, além de 16 equipes convidadas de acordo com suas conquistas em classes olímpicas e oceânicas.
São 25 medalhas olímpicas entre os competidores, sendo 14 delas de brasileiros: Robert Scheidt (5), Torben Grael (5), Bruno Prada (2) e Lars Grael (2).
O torneio têm 11 regatas previstas como classificação, entre terça e sexta-feira. Os dez primeiros seguem para o último dia de competição, no sábado, quando haverá quartas de final, semifinal e final, com oito, seis e quatro barcos, respectivamente. O vencedor da primeira fase passa diretamente à final, enquanto o segundo colocado entra na semifinal. O campeonato é transmitido ao vivo pelo site "starsailors.com".
* O repórter viaja a convite da SSL