Scheidt perde a liderança, mas fica perto das finais no Europeu de Star

Bicampeão olímpico e Henry Boening fazem quarto e sétimo lugar neste sábado, em Riva del Garda, e aparecem em segundo no geral. Dia é bom para Paul Cayard e Arthur Lopes 

imagem cameraRobert Scheidt e Henry Boening deram passo para classificação às finais do Europeu de Star (Foto: Gilles Morelle/SSL)
Avatar
Lance!
Enviado Especial a Riva del Garda (ITA)*
Dia 18/05/2019
13:54
Compartilhar

O bicampeão olímpico Robert Scheidt e seu proeiro Henry Boening perderam a liderança do Campeonato Europeu de Star, em Riva del Garda (ITA). Neste sábado, eles foram superados pelo polonês Mateusz Kuznierewicz e o português Frederico Melo, após mais duas regatas. Nada que preocupe a parceria verde e amarela, uma vez que as dez melhores duplas se classificam para as finais, que acontecem no domingo, e só uma tragédia os tira da briga.

Apesar da chuva no local, os ventos melhoraram em relação à sexta-feira. Robert e Maguila fizeram uma boa primeira regata, mas demoraram para mudar a direção do barco a favor do vento. Mateus e Frederico levaram vantagem no quesito e vencerem a disputa. Os brasileiros ficaram em quarto.

Na segunda, Scheidt e o companheiro largaram mal e tentaram mais minimizar o prejuízo do que vencer. Eles terminaram em sétimo. A vitória ficou com os franceses Javier Rohart e Pierre-Alexis Ponsot. O polonês e o italiano foram bem, em terceiro, e assumiram a ponta na tabela. Eles têm 20 pontos perdidos, contra 25 do bicampeão olímpico.

- O Mateus velejou muito e acertou tudo. Mas não foi um dia ruim. Estamos na nossa média e não tivemos nenhum erro grande. Estamos segurando um pouco a largada depois do que aconteceu na sexta-feira. Aquela aceleração toda é difícil fazer quando você já tem uma largada escapada - disse Scheidt, que está em campanha olímpica para Tóquio-2020 na Laser, uma vez que a Star não faz parte do programa do evento desde o fim dos Jogos de Londres-2012.

Outro brasileiro próximo de avançar é Arthur Lopes, proeiro do americano Paul Cayard. Eles subiram para a quarta colocação, após um terceiro e um segundo lugar. Lars Grael/Pedro Trouche, em 15º, Augie Diaz/Bruno Prada, em 17º, e Haico de Boer/Samuel Gonçalves, em 39º, estão fora da zona de classificação.

As largadas neste domingo estão marcadas para 3h30 (de Brasília). A previsão é de mais duas regatas até o encerramento da fase classificatória.

Em seguida, sobram somente as dez melhores equipes para as quartas de final, com oito barcos, já que o primeiro colocado se garante direto na grande decisão, e o segundo assegura lugar na semi.

* O repórter viaja a convite da Star Sailors League (SSL)

Siga o Lance! no Google News