Depois do sucesso da primeira edição do campeonato de capoeira "Volta do Mundo - Bambas", que aconteceu em agosto no Rio de Janeiro, a próxima roda acontecerá dia 12 de novembro, às 18 horas, no Teatro Antônio Fagundes, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e conta com uma novidade: um card só de mulheres, chamadas de galácticas.
+ Geração de 2019 do Flamengo chega ao 10º título; relembre as conquistas!
Umas das competidoras é Priscila dos Santos, conhecida como MC. Ela tem 31 anos é natural do Rio de Janeiro (RJ), professora do grupo Escola de Capoeira Lutando pela Mesma Arte, foi moradora de rua durante a infância e adolescência e conheceu a capoeira aos 3 anos de idade, em um abrigo para onde foi levada. Paralelamente ao trabalho em um condomínio, dá aulas gratuitas de capoeira na Pavuna, zona norte do Rio, no projeto Orgulho Comunidade, do qual é idealizadora. Foi campeã das seletivas do Rio de Janeiro do Red Bull Paranauê.
O "Volta do Mundo - Bambas" é uma competição idealizada por três nomes conhecidos e renomados no mundo da luta: Saverio Scarpati, Thiago Marreta e Felipe Tropeço. A ideia deles é impulsionar ainda mais a capoeira na vida de quem já pratica e também apresentar o esporte a quem não conhece.
Os atletas são selecionados pela organização, através de seletivas nacionais e convites a grandes nomes, que se enfrentam em quatro estilos de jogos a cada rodada, em um espetáculo de energia, luta, velocidade, malícia e destreza corporal.
+ Conheça David ‘Ovelha’, tricampeão mundial de futevôlei, professor e referência na modalidade
O evento também é transmitido ao vivo pelo Youtube, fazendo com que os cerca de nove milhões de praticantes e simpatizantes de capoeira pelo mundo tenham acesso gratuito aos melhores da atualidade no país.
- É a capoeira em alto rendimento, de um jeito que essa arte luta nunca foi vista antes - disse Saverio Scarpati, idealizador, sócio e diretor executivo do projeto.
OS IDEALIZADORES
Saverio Scarpati, idealizador, sócio e diretor executivo do projeto: Empresário e CEO em vários setores, capoeirista há 30 anos e empreendedor, fundador do Projeto Social CT CDD sediado na comunidade da Cidade de Deus, na região de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. O projeto, que iniciou em 2016 desenvolvendo um trabalho de conscientização social e humana através de atividades como lutas, reforço escolar e cultura popular. Ganhou reforço em 2020 com a entrada do amigo lutador profissional de Artes Marciais Mistas, Thiago Marreta.
Thiago Santos, “embaixador” e sócio: Mais conhecido como “Thiago “Marreta” nome pelo qual foi apresentado ao grande público no reality show “The Ultimate Fighter Brasil”, da Rede Globo. Lutador profissional e atualmente atleta de MMA na competição UFC na categoria meio-pesado, Marreta também vai dividir com Saverio a realização deste evento para reconhecimento desta categoria.
“Felipe Tropeço”. Lutador reconhecido em várias modalidades, faixa preta de Luta Livre, Jiu Jitsu e corda preta de Capoeira. O atleta traz em sua bagagem toda a sua experiência como atleta de competição, por ter participado como lutador e organizador em dezenas de competições ao longo de sua trajetória nas modalidades em que atua, além de Coach dos seus alunos lutadores.
OS COMPETIDORES
Anderson Alexandre, conhecido como Água-Viva é campeão das Seletivas Rio de Janeiro 2022, tem 35 anos, natural de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, mestrando do Instituto Cultural Mestre Nagô, teve seu primeiro contato com a capoeira aos 9 anos de idade a partir de amigos que moravam na vizinhança. Aos 14 anos disputou sua primeira competição. Além do título nas Seletivas Rio, foi campeão brasileiro e semifinalista mundial pelo grupo Abadá Capoeira.
Lucas, Ribeiro, conhecido como Furacão é natural de Marília, em São Paulo, tem 19 anos, graduado pelo grupo Geração Art Capoeira, é o mais jovem e o mais leve entre os participantes da segunda edição do Bambas. Filho de pai e mãe capoeiristas, deu seus primeiros passos (literalmente) logo depois de uma roda de capoeira, aos nove meses de idade. Aos cinco anos, já participava de rodas com seu pai. Foi campeão do Desafio Capoeira Brasil (2017), pentacampeão paulista de capoeira e campeão mundial pelo Grupo Muzenza (2020).