Segundo o COI, e-sports ‘podem ser considerados atividade esportiva’

Em reunião realizada neste sábado, a entidade internacional discutiu a modalidade e comparou os praticantes a atletas de 'modalidades tradicionais'

imagem cameraEm abril, Thomas Bach afirmou que e-sports não eram uma modalidade esportiva AFP
Avatar
Lance!
Lausanne (SUI)
Dia 28/10/2017
14:04
Atualizado em 28/10/2017
14:26
Compartilhar

O Comitê Olímpico Internacional (COI) se mostrou aberto em reconhecer o e-sports como uma modalidade esportiva. Neste sábado, em reunião dos membros do Movimento Olímpico, em Lausanne, na Suíça, a entidade divulgou que, entre outros pontos, foi discutida que o e-sports 'podem ser considerados uma atividade esportiva". Para serem reconhecidos como tal pela entidade internacional, não podem 'infringir os valores olímpicos'.

- Os e-sports podem ser considerados uma atividade esportiva, e os jogadores envolvidos se preparam e treinam com uma intensidade que pode ser comparável a atletas de esportes tradicionais - declarou o COI.

Dentro da possibilidade dos e-sports serem reconhecidos, a entidade ressaltou outros pontos discutidos na reunião: o forte crescimento da modalidade, principalmente entre os jovens e a existência de uma organização que garanta o cumprimento de regras regulamentos do Movimento Olímpico.

Foi solicitado que o COI, em conjunto com a Associação Global das Federações Internacionais de Esporte (Gaisf, em inglês), dialogue com a indústria de games e com ciberatletas "para explorar mais essa área e retornar às partes interessadas do Movimento Olímpico no devido tempo".

Os e-ports estarão nos Jogos Asiáticos de 2018, na Indonésia, como uma modalidade de demonstração. Além disso, passarão a ter disputa por medalhas na edição de 2022, na China.

Siga o Lance! no Google News