Em uma sexta-feira (22) que começou triste para o esporte brasileiro com o falecimento da campeã olímpica Walewska, a Seleção feminina foi superada pela Turquia por 3 sets a 0 (21/25, 27/29 e 19/25), pelo Pré-Olímpico, em Tóquio, no Japão. As brasileiras entraram em quadra com braçadeiras em homenagem à central. A ponteira Gabi foi a maior pontuadora do confronto entre as brasileiras, com 14 pontos. O Brasil volta à quadra às 4h (de Brasília) deste sábado (23) contra a Bélgica. A TV Globo e o "SporTV2" transmitem ao vivo.
No Pré-Olímpico, o Brasil está no grupo B ao lado de Argentina, Peru, Bulgária, Porto Rico, Turquia, Bélgica e Japão. As equipes jogam entre si e as duas mais bem classificadas garantem um lugar nos Jogos de Tóquio. Depois das cinco primeiras rodadas, as brasileiras aparecem na terceira colocação, com 11 pontos (quatro vitórias e um resultado negativo). O Japão lidera, com 15 pontos, seguido pela Turquia, que também tem 15, mas um saldo de sets pior do que as japonesas.
Depois de enfrentar a Bélgica, o Brasil encerra a participação no Pré-Olímpico contra o Japão, no domingo (24), às 7h25. A Seleção de José Roberto Guimarães precisa vencer os dois jogos para garantir a vaga olímpica.