As regatas finais da Semana de Vela de Ilhabela 2017 serão disputadas neste sábado, no litoral norte paulista. O resultado está em aberto em praticamente todas as oito categorias inscritas no evento. A previsão do tempo indica ventos de intensidade fraca (5 a 9 nós) na direção leste. Se as condições se mantiverem, as provas deverão ser realizadas mais uma vez na Ponta das Canas.
O evento já tem matematicamente um campeão! Na última sexta-feira, o Rudá confirmou o prognóstico para a IRC e garantiu o bi antecipado entre 16 veleiros da classe. A tripulação de Guilherme Hernandez venceu quatro das sete regatas e não tem como mais ser alcançada, nem mesmo com a entrada do descarte do pior resultado. Saiba tudo aqui.
- O barco está bem acertado e regulado, a tripulação é a mesma durante quatro anos. O Rudá anda melhor com vento acima de 10 nós. Tivemos essas condições praticamente todos os dias e a gente conseguiu um bom desempenhar - disse Guilherme Hernandez, que completou:
- É um barco para todas as condições, que serve tanto para passear no verão quanto para correr regata.
O Rudá também foi campeão Sul-Americano com esse resultado. O evento acumula os pontos da Semana de Vela de Ilhabela e do Circuito Atlântico Sul de Punta del Leste (Uruguai).
A briga mais acirrada segue na ORC com três barcos podendo ser campeões: Pajero (16 pontos perdidos), Angela Star (17) e Crioula (18,5).
- As regatas da classe ORC estão muito equilibradas e pegadas. O formato das provas facilita a competitividade entre as equipes. Temos que velejar nossa regata e andar pra frente no sábado. No rating cada um precisa fazer sua regata e o nosso desafio é andar melhor sempre - contou Francisco Siemensen, timoneiro do Angela Star IV.
O vencedor da regata de percurso do dia foi o Crioula. O Pajero assumiu a liderança após ficar em segundo lugar nas últimas duas provas.
Na Bico de Proa A, a decisão está entre Bacanas IV e Bravo, com um ponto de diferença entre eles. Na divisão B, Cambada 1 abriu quatro pontos de vantagem sobre o Jambock e em vantagem para o sábado. Já na Clássicos RGS, o Turuna e Áries III empatam com oito pontos.
Entre os HPE25, o Ginga abriu 12 pontos de frente, mas não pode ser declarado campeão, já que são 20 barcos na raia e a organização pode fazer até três provas no dia, assim como nesta sexta-feira. Na C30 e HPE30, os líderes são Caiçara e Phoenix Mad Max, respectivamente.