A surfista Sophia Medina, de apenas 18 anos, é irmã do tricampeão mundial Gabriel Medina, mas traça como meta construir a própria história vitoriosa no surfe. Atualmente, ela compete no Challenger Series, divisão de acesso ao Championship Tour (CT) da WSL (Liga Mundial de Surf). Em entrevista ao Lance!, que foi ao ar completa nesta quinta-feira (24), a jovem atleta falou sobre a motivação em continuar o legado do irmão na modalidade.
– É uma honra representar esse nome, um peso porque todo mundo cria expectativa, mas é um baita incentivo para escrever a minha própria história e trabalhar para conseguir chegar lá – afirmou.
Quando Sophia aprendeu a subir em uma prancha, Medina já começava a competir no CT. O nome da surfista é frequentemente associado ao do irmão, até pelos locutores dos principais campeonatos. No entanto, essas situações servem de motivação para a atleta buscar não ser vista apenas como “a irmãzinha do Gabriel”.
– Eu acho que ter o sobrenome Medina no surfe é espantoso. Todo campeonato que eu vou, acabam falando ‘irmã do Gabriel Medina’. Tenho muito orgulho de representar esse nome, mas só me dá mais vontade de levar o meu próprio nome, a minha própria história – contou.
– Quando algum locutor chega antes da bateria e fala ‘irmã do Gabriel Medina’, eu digo ‘nessa bateria vou provar que não sou só a irmãzinha do Gabriel Medina’. Estou competindo, conseguindo os meus resultados. Estou indo a lugares que eu ia como irmãzinha do Gabriel só para assistir e torcer, agora como competidora de verdade – celebrou a surfista.
+ Filipe Toledo e João Chianca terminam no top-5: veja o ranking atualizado da WSL
A entrevista com Sophia Medina faz parte do programa “Chamada Olímpica”, fruto da parceria entre o Lance! e o Comitê Olímpico do Brasil (COB): o Lance! Olímpico. Os episódios da série serão veiculados semanalmente, sempre às quintas-feiras, entre os dias 24 de agosto e 21 de setembro.
Abaixo, assista à entrevista completa com Sophia Medina.
*PEDRO WERNECK colaborou sob a supervisão de Ricardo Guimarães.