Nesta segunda-feira (28), Stephen Curry ganhou mais um prêmio na NBA. O astro do Golden State Warriors foi eleito como melhor companheiro de equipe da temporada 2024/2025. Foi a primeira vez que o armador recebeu o prêmio Twyman-Stokes, concedido anualmente desde a temporada 2012/2013.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O prêmio de Companheiro de Equipe do Ano leva em consideração princípios como altruísmo, liderança, comprometimento e dedicação à equipe para eleger o jogador que seja um mentor e modelo para outros atletas da NBA, dentro e fora de quadra.
Foram eleitos por um painel de executivos da liga 12 finalistas para concorrer ao prêmio, sendo seis jogadores de cada conferência. O vencedor foi escolhido por votação de atletas atuais da NBA.
Outros prêmios de Curry
Com 16 temporadas de NBA, o veterano Stephen Curry já recebeu outras premiações ao longo de sua carreira. Ele foi duas vezes eleito o Jogador Mais Valioso da NBA pela Kia, 11 vezes All-Star Game da NBA, além de ter recebido o prêmio de espírito esportivo em 2011.
O prêmio Twyman-Stokes
O prêmio de Companheiro de Equipe do Ano foi nomeado em homenagem aos astros Jack Twyman e Maurice Stokes, que protagonizaram uma amizade histórica no basquete. Os dois jogaram juntos pelo Cincinnati Royals (atualmente Sacramento Kings) de 1955 a 1958. A parceria em quadra foi interrompida em 1958, quando Stokes sofreu uma lesão cerebral que o deixou permanentemente paralisado.
➡️Técnico do Cruzeiro volta a palco que marcou título épico da Superliga como jogador
A partir de então, Jack Twyman se tornou tutor legal de Stokes e defendeu os interesses do amigo até a morte dele, em 1970. Além disso, ele organizou o Jogo de Basquete Memorial Maurice Stokes da NBA, que arrecadou fundos para os cuidados médicos de Stokes e, posteriormente, para outros jogadores necessitados.
Em homenagem à dupla, pelos feitos realizados dentro e fora de quadra, o Sacramento Kings aposentou as camisas 27 e 12, respectivamente de Twyman e Stokes.