As meninas abriram o dia de competições na Praça Duó, Barra da Tijuca, nesta sexta-feira, pelas quartas de final do Street no STU Open Rio. Já a classificatória do masculino teve que ser adiada por conta de uma chuva.
+ Firmino sobe na lista: saiba os brasileiros com mais gols na história da Champions League
RESULTADOS DO FEMININO
O destaque do dia foi a espanhola Afrika Criado, de 15 anos. Depois de duas voltas de 45 segundos e duas manobras, valendo sempre a melhor volta e a melhor manobra, ela avançou com a maior nota (8,09) para as semifinais deste sábado. No Pro Tour de Roma deste ano, na abertura da corrida olímpica da modalidade rumo aos Jogos de Paris-2024, Afrika terminou em 23º lugar.
Das brasileiras, o melhor desempenho foi de Carla Karolina, que se classificou com a segunda melhor nota (7,98). Ela é uma das oito que se juntam nas semifinais as oito pré-qualificadas pelo ranking – Natalia Muñoz (ESP), Lore Bruggeman (BEL), Marina Gabriela (BRA), Gabriela Mazetto (BRA), Wenhui Zeng (CHN), Pâmela Rosa (BRA), Chloe Covell (AUS) e Rayssa Leal (BRA). E seus pés quase a derrubaram. Tudo começou quando retornava de Assunção, onde conquistou a medalha de prata para o Brasil nos Jogos Sul-Americanos.
- Machuquei meu pé no aeroporto. Ele adormeceu, levantei com pressa, estava atrasada, e pisei errado. O pé virou e pegou o ligamento. Aqui no Rio, já no segundo treino, machuquei o outro pé. No dia seguinte, mal conseguia pisar no skate. Voltei para o hotel frustrada porque não estava acertando nada. No outro dia, andei dez minutos e machuquei o mesmo pé. E, hoje, consegui mandar a linha que eu queria, acertei tudo, e ainda desci duas vezes o corrimão nas manobras - revelou Carla.
Veja as oito classificados pelo desempenho desta sexta-feira:
1 – Afrika Criado (ESP) – 8,09
2 – Carla Karolina (BRA) – 7,98
3 – Ariadne Souza (BRA) – 7,86
4 – Julia Placek (AUT) – 6,95
5 – Charlotte Hym (FRA) – 6,73
6 – Vitória Mendonça (BRA) – 6,40
7 – Lucie Schoonheere (FRA) – 6,36
8 – Cerise Michaud (FRA) – 5,57
CHUVA ADIA O MASCULINO
O tempo ajudou apenas a realização das quartas de final do Street feminino, mas não foi complacente com o masculino. A garoa insistente que caiu sobre a Praça Duó, na Barra da Tijuca, fez com que a competição fosse paralisada e a organização do STU Open Rio adiasse esse trecho para a manhã deste sábado.
A chuva chegou no meio da tarde, por volta das 16h30, ao final da primeira das quatro baterias programadas para as quartas de final dos rapazes. Depois de quase duas horas de paralisação, ela deu uma trégua, a pista foi seca e a competição, retomada. Mas durou pouco. Ainda no meio da segunda bateria, a garoa voltou e não parou mais. Mais algum tempo de espera até a organização dar o dia como encerrado, às 20h, adiando toda parte não finalizada para a manhã deste sábado. O que mudou parte da programação pré-definida.
Anteriormente, a manhã de sábado seria toda ela dedicada aos treinos oficiais, do feminino e do masculino, visando as semifinais programadas para começar ao meio-dia. Das 12h às 14h50, seriam realizadas as disputas das meninas, com as semifinais dos rapazes das 14h50 às 17h40. Com a alteração forçada, toda a parte da manhã deste sábado, das 9h às 11h50, ficou disponível para o término das quartas de final. Sendo assim, ficam mantidas as semifinais para a parte da tarde, com ambas as finais sendo realizadas no domingo.
Confira a programação:
15/10 (sábado)
9h às 11h50 - Quartas de final Street masculino
12h20 às 15h10 - Semifinais Street feminino (ao vivo no SporTV e no TikTok)
15h10 às 18h - Semifinais Street masculino (ao vivo no SporTV e no TikTok)
16/10 (domingo)
12h15 às 13h30 - Treinos oficiais Street feminino
13h30 às 14h15 - Treinos oficiais Street masculino
14h15 às 16h - Final Street feminino (ao vivo no SporTV e no TikTok)
17h às 19h15 - Final Street masculino (ao vivo no SporTV e no TikTok)
19h15 às 19h45 - Cerimônia de premiação