A Taça Brasil de Ciclismo XCO movimentou no último domingo o Parque Radical de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Um dos palcos da Olimpíada de 2016, o local recebeu mais uma competição desde que foi reaberto no mês passado. Ao todo, o evento contou com 15 categorias e mais de 200 inscritos.
Na categoria elite masculina, o vencedor foi José Gabriel Marques de Almeida, da equipe Squadra Oggi, com o tempo de 1:31:34. Já na elite feminina, Hercilia Najara (TSW Racing Team) foi a vencedora, com o tempo de 1:34:26.
Tuche Souza, presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), exaltou a competição realizada em Deodoro. Segundo ele, o evento é mais um passo para a consolidação do ciclismo no estado.
- Um evento de nível nacional reunindo os melhores atletas do país, vieram de diversas partes do estado disputar essa competição em altíssimo nível. Essa é uma das nossas caminhadas rumo à melhoria do esporte no Rio de Janeiro. A Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro está trabalhando arduamente para que o ciclismo volte a ter uma realidade no estado. Então, fica o nosso agradecimento a todos que colaboraram e participaram do evento. Fluiu bem, agradou a todo mundo e agora é seguir para o próximo, as coisas não param - disse Tuche, que ainda completou:
- A gente está entrando num ciclo de competições. Esse ano a federação é a organizadora de vários eventos no estado. Desde já quero convidar a todos para participar das competições e se filiar à federação.
O presidente da Fecierj diz que a Taça Brasil deixa um legado para o Rio de Janeiro. Para Tuche Souza, realizar uma competição com grandes atletas em uma pista de alto nível técnico é importante para a imagem do esporte no estado.
- Você realizar um evento dessa magnitude é importante para o Estado do Rio de Janeiro, porque você reúne aqui competidores que já foram atletas olímpicos, atletas de grandes equipes, as maiores marcas estavam competindo na Taça Brasil... Isso traz um retorno de imagem grande para o Rio de Janeiro. A gente conseguiu fazer um evento bastante competitivo, uma pista difícil, de nível técnico muito alto. Os atletas se divertiram muito, gostaram. Acho que esse é o legado que a competição deixa para a gente.
A Taça Brasil XCO foi uma realização da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, com parceria da Secretaria de Esporte do Rio de Janeiro.