A etapa de abertura do Red Bull Air Race 2017, realizada neste sábado, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, foi marcada por uma vitória inédita: o tcheco Martin Sonka venceu uma prova do Mundial pela primeira vez em sua carreira, depois de sete anos participando da competição. Ele superou o alemão Matthias Dolderer, atual campeão mundial, após ter feito um dos melhores tempos do dia, finalizando a prova com 53.139 segundos.
Na briga pelo título da categoria principal, a Master Class, Martin Sonka enfrentou o alemão Matthias Dolderer, o canadense Pete McLeod e o espanhol Juan Velarde e foi o mais rápido. Dolderer fechou o tempo apenas 0.088 segundos acima de Sonka, o que teria lhe garantido o segundo lugar da prova, mas, por conta de uma penalidade por voar acima da altura permitida, o alemão acabou ficando na quarta colocação. Velarde, que chegou a uma final do torneio pela primeira vez, foi quem ficou em segundo, seguido por McLeod.
- Não poderia estar mais feliz. Eu e meu time conseguimos superar alguns erros que tivemos durante os treinos e fizemos uma prova perfeita. É a primeira vitória da minha carreira no Red Bull Air Race, e isso com certeza vai me dar mais confiança para o resto da temporada. Espero que seja só o começo! - disse Martin Sonka.
Na Challenger Class, categoria de acesso do campeonato, o sueco Daniel Ryfa também superou o atual campeão da categoria, o alemão Florian Berger, que ficou em segundo lugar. A francesa Mélanie Astles, única mulher a competir no Red Bull Air Race, foi a terceira colocada.
Abu Dhabi recebeu, pelo décimo ano, a etapa de abertura do Red Bull Air Race. Ainda restam outras sete etapas para que o campeão mundial de 2017 seja definido, em países como Japão, Estados Unidos e Rússia. A próxima prova acontece em San Diego (EUA), nos dias 15 e 16 de abril.