Virou noite em Interlagos e a classificação do GP de São Paulo foi naturalmente adiada. A tempestade veio por volta das 14h10 deste sábado (2), com extrema força, alagando partes do autódromo e deixando a pista totalmente impraticável e cheia de água.
➡️ Verstappen leva 5s por infração em VSC e cai para 4º na sprint de São Paulo
O início da definição estava previsto para 15h (em Brasília), mas não havia condição alguma de se correr. Quando o horário das 15h apontou no relógio, a organização anunciou que faria nova atualização às 15h30. A programação foi alterada pela primeira vez às 14h39.
Depois de meia hora, a FIA comunicou que a classificação está estimada a começar às 17h (horário de Brasília). Caso a tempestade continue, o qualy pode ser movido para o domingo (3), na parte da manhã. A chuva também atrapalha a homenagem de Lewis Hamilton para Ayrton Senna, que iria correr na McLaren do brasileiro às 17h15.
Há uma expectativa de que a chuva pare dentro da próxima hora, mas outro risco se torna a iluminação, afinal, por mais que o pôr-do-sol estivesse previsto para 18h20, o céu ficou completamente escuro com o temporal.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A chuva é tamanha que o paddock, por exemplo, encheu d’água, nem como parte das áreas internas e até as áreas de escape e gramado em torno da pista. A FIA chegou a, inclusive, liberar que as equipes fechassem as portas da garagem para evitar inundações e complicações piores.
A chuva forte começou na região metropolitana de São Paulo por volta das 13h e veio descendo em direção à zona sul. A região começou a ser atingida perto das 14h e, em Interlagos, chegou por volta das 14h10 e com violência: raios, trovões, volume imenso de água.
O fim de semana do GP de São Paulo já teve a realização da corrida sprint. Lando Norris venceu em 1-2 da McLaren, que mandou Oscar Piastri inverter as posições no final da prova. Charles Leclerc ficou em terceiro, depois de Max Verstappen cair para quarto ao ser punido por desrespeitar os limites de velocidade ainda em safety-car virtual. Verstappen, aliás, ainda tem 5 posições para pagar no grid da corrida principal, fruto de nova troca de motor.