Max Verstappen venceu o GP de São Paulo, após sair da 17ª posição e definiu praticamente o campeonato de pilotos. O holandês abriu vantagem de 62 pontos para Lando Norris, e pode garantir o tetracampeonato da Fórmula 1 já na antepenúltima etapa da temporada, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Para gritar “É TETRA”, Verstappen precisa manter a distância acima de 60 pontos ao término da corrida. Pensando nisso, o Lance! reuniu as contas que Max precisa fazer para poder comemorar o título em Vegas.
➡️ Hamilton lamenta fase ‘devastadora’ da Mercedes: ‘Não ligo se ficar atrás de Russell’
➡️ Vitória em São Paulo deixa Verstappen perto do tetra e o consolida entre maiores da F1
Cenário Atual
Após encerrar o jejum de dez corridas sem vencer e ver Lando Norris acabar em sexto, Max Verstappen aumentou a distância que era de 47 para 62 pontos (15 a mais e com uma corrida a menos por fazer). Faltando três corridas para o fim, o holandês possui 393 pontos e o britânico, 331.
Além de Vegas, a Fórmula 1 passa por Catar e Abu Dhabi. Até o fim da temporada de 2024, continuam em disputa 86 pontos: 26 de Las Vegas, 26 de Abu Dhabi e 34 do Catar (com a presença da corrida sprint).
➡️ Verstappen avalia vitória no GP de São Paulo: ‘Resultado incrível’
Contas para o tetracampeonato de Verstappen
Em Las Vegas, Verstappen precisa chegar à frente de Norris ou igualar a pontuação do britânico da McLaren. Caso a distância atual seja mantida ou ampliada após Las Vegas, restarão apenas 60 pontos em disputa, e o piloto da McLaren não poderá fazer mais nada.
Há apenas duas possibilidades dos pilotos conquistarem a mesma pontuação em uma corrida: caso ambos não pontuem, ou seja, abaixo do 10º lugar. A outra possibilidade é se um terminar em nono (somaria dois pontos) e o outro em décimo com a volta mais rápida (ganharia um ponto pela colocação e outro pela volta rápida).
E Verstappen terminar atrás de Norris?
Terminando atrás de Lando Norris, Max Verstappen ainda pode garantir o título no território americano se a distância entre os dois na corrida for de, no máximo, dois pontos. Caso o britânico faça exatos dois pontos a mais que Verstappen no GP de Las Vegas, a diferença entre os dois cairá para 60 — o exato número que estará em disputa até o final do ano.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
No entanto, o holandês já poderia comemorar o título devido ao primeiro critério de desempate: o número de vitórias, onde soma oito triunfos na atual temporada contra três de Norris.