Thiago Braz consegue liminar e está liberado para tentar vaga em Paris 2024

Brasileiro pode tentar buscar classificação no Troféu Brasil de Atletismo

Escrito por

Thiago Braz, suspenso por doping em maio deste ano, está liberado para tentar a vaga no salto com vara para Paris 2024. A informação foi dada pelo portal “GE”, na quarta-feira (26). Segundo o site, a autorização veio por uma liminar concedida pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), que permite a participação do brasileiro no Troféu Brasil de Atletismo.

O evento está sendo realizado entre os dias 27 a 30 de junho, em São Paulo. Na competição, Braz terá que alcançar o índice olímpico de 5.82 m para se classificar para os Jogos.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

➡️ Faith Kipyegon: saiba o motivo da corredora ser a melhor do mundo

ENTENDA O CASO

Thiago estava suspenso provisoriamente desde o dia 28 de julho de 2023 após ter sido pego no antidoping com a substância ostarina, utilizada para o aumento da massa muscular. A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) entendeu que o brasileiro violou as Regras Antidoping.

O atleta alegou que ingeriu a substância a partir de suplementos contaminados. Em nota, a AIU informou que pediu uma suspensão de quatro anos e estava considerando entrar com um recurso para conseguir o aumento da pena. A instituição entendeu que Thiago “foi imprudente e agiu com intenção indireta”.

Thiago é um dos principais destaques do salto com vara mundial há anos. Depois de vencer o ouro olímpico em casa, o brasileiro foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio e prata no Mundial de Atletismo Indoor de Belgrado, em 2022.