Lewis Hamilton está de casa nova, o britânico irá para a Ferrari a partir da temporada de 2025. O lendário piloto de Fórmula 1 e da Mercedes coleciona diversas histórias e feitos pela equipe alemã. Com seis títulos pela Flecha de Prata, o representante da Grã-Bretanha no grid vai deixar saudades para os torcedores germânicos.
De voltas rápidas à representatividade, o Lance! apresenta os melhores momentos do heptacampeão na Mercedes.
🏎️ BAHREIN 2014
Em seu segundo ano de Mercedes, Lewis passou a ter um rival dentro da sua própria equipe, Nico Rosberg, amigo nos tempos de kart. O primeiro duelo ocorreu na terceira corrida de 2014, no Bahrein, nos Emirados Árabes, onde os dois revezaram na liderança. No fim, após o Safety Car, Rosberg tinha pneus mais novos, porém, Hamilton conseguiu resistir até a bandeirada. Este momento foi o estopim para uma das maiores rivalidades da F1.
➡️ F1 planeja alcançar a marca de 30 corridas por ano e três provas em uma semana
🏎️ ITÁLIA 2014
Nesta corrida, Hamilton largou mal e caiu para quarto, atrás de Nico Rosberg, Kevin Magnussen e Felipe Massa. Na quinta volta, Lewis deu um "chega pra lá" no dinamarquês e, após cinco voltas, no brasileiro. A perseguição contra o companheiro de equipe foi implacável, a ponto de o inglês forçar o alemão a dois erros da chicane, ao fim da reta dos boxes. Lewis conseguiu o que queria, a vitória, mas também, reduziu a diferença para o seu amigo nos tempos de kart, colocando ainda mais pressão. No final, tivemos o resultado, o bicampeonato com gostinho de torta inglesa.
🏎️ MÉXICO 2017
Em uma luta ferrenha contra Sebastian Vettel pelo título daquele ano, Lewis conseguiu uma sequência arrasadora nas corridas que antecederam o GP do México de 2017 e poderia se tornar tetra campeão naquele final de semana. Porém o inglês sofreu um furo de pneu em um toque com o piloto alemão da Ferrari. Com muito tempo perdido, Lewis voltou em último e precisaria terminar em nono para ser campeão.
Nas últimas voltas, Hamilton se aproximou do nono colocado, Fernando Alonso, e em uma linda batalha, o inglês ultrapassou o espanhol para conquistar a posição e o tetracampeonato.
🏎️ ALEMANHA 2018
Hamilton vinha em uma batalha dura com Sebastian Vettel pelo título. Neste final de semana, o inglês vinha ruim, com problemas no carro na classificação e ficou apenas em 14º no grid. No entanto, durante a corrida, Lewis veio escalando o pelotão até chegar no alemão. Quando veio a chuva, o piloto da Ferrari ficou pelo caminho, e o britânico ficou na pista com pneus para pista seca. Depois, conquistou uma vitória épica.
🏎️ O ANO DE 2020
Três corridas de 2020 marcam a história de Hamilton na categoria: Alemanha, onde o britânico, sem freio, venceu a corrida e igualou o recorde de Schumacher de 91 vitórias; Silverstone, o piloto conquistou o lugar mais alto do pódio com apenas três pneus; e na Turquia, local da sua consagração de heptacampeão, assim igualando a Michael.
Além das corridas, Hamilton também marcou este ano fora das pistas. O inglês foi a maior voz na luta antirracista no automobilismo. Cobrou as autoridades que não estavam colaborando com a questão, fez história ao homenagear Chadwick Boseman, ator de "Pantera Negra", que morreu nesta época, George Floyd, homem negro morto por um policial branco, e Breonna Taylor, mulher preta morta por policiais nos Estados Unidos.
🏎️ RÚSSIA 2021
Largando da quarta colocação, Lewis não teve uma largada muito boa e caiu para a sexta posição. Durante a corrida, Hamilton recuperou a posição e deu um undercut em Russell, ficando em terceiro. Voltas depois, o inglês se aproximou de Carlos Sainz e fez bela ultrapassagem para tomar a segunda colocação.
Com pneus em condições melhores, Hamilton se aproximou do líder Lando Norris. Nas voltas finais, a chuva veio com tudo, Lewis parou para trocar pelos pneus de pista molhada, diferente de Norris, que seguiu com os slicks. Porém, Lando rodou algumas curvas depois, entregando a vitória para o compatriota.
Esta foi a centésima vitória de Hamilton na Fórmula 1, um recorde absoluto e que vai demorar anos para ser batido.
🏎️ INTERLAGOS 2021
Na sua melhor atuação na carreira, Hamilton não começou o final de semana tão bem assim. O inglês já começou levando uma punição de cinco posições para o grid da corrida principal, pois a Mercedes resolveu trocar o motor de combustão interna (ICE) do carro do piloto.
Em seguida, mesmo fazendo uma pole voadora, colocando Max em segundo, o azar bateu na porta de Lewis mais uma vez: o diretor técnico da FIA, Jo Bauer, identificou uma irregularidade na asa móvel da Mercedes. O DRS estava além do limite máximo de abertura permitido. Com isso, o piloto inglês foi desclassificado e largaria em último.
No momento da sprint, Hamilton fez a sua corrida da recuperação. O inglês fez uma ótima prova e na primeira das 24 voltas já era o 15º. Em meia hora de corrida, o piloto da Mercedes fez 15 ultrapassagens para garantir a 5º colocação. Com o resultado da prova, Lewis largaria em décimo na corrida principal no domingo, por conta da punição recebida pela troca da ICE.
➡️Sauber usa rapper Drake como garoto propaganda para anunciar novo nome na Fórmula 1
No entanto, o show aconteceu mesmo na corrida. Hamilton veio escalando o pelotão e fazendo uma corrida de respeito. Após passar Verstappen na volta 59, e garantindo o primeiro lugar, o britânico venceu a corrida. Hamilton encostou a sua Mercedes no Bico de Pato e pegou a bandeira do Brasil na mão do fiscal de pista, homenageando o seu ídolo Ayrton Senna. Este gesto ficou marcado no coração de todos os brasileiros.
Hamilton marcou a Fórmula 1 de várias formas, seja nas pistas, com seus grandes feitos, recordes e ultrapassagens, ou fora, combatendo as injustiças do mundo e fazendo com que as minorias da sociedade não sejam excluídas.