A Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou nesta terça-feira os seis concorrentes aos dois troféus de Melhores Alas do NBB, com três finalistas: Jimmy e Shamell, do Mogi das Cruzes, e Lucas Dias, do Paulistano. Também estão na briga Alex Garcia, do Bauru, Cauê Borges, do Caxias, e Marquinhos, do Flamengo. O Paulistano vence a série por 1 a 0.
Os atletas foram os mais votados em eleição que contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a atual edição do NBB. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que no dia 13 de junho, em São Paulo (SP).
Aos 37 anos, Alex Garcia poderá figurar no Quinteto Ideal do NBB pela oitava vez, a quarta de maneira consecutiva. Quem também já esteve diversas vezes na seleção do campeonato é Marquinhos, dono de seis prêmios de Melhor Ala. Os dois são, de longe, os maiores vencedores da categoria.
Finalista da atual temporada do NBB CAIXA, o jovem Lucas Dias está na disputa pelo terceiro ano consecutivo e tenta ficar com o prêmio pela primeira vez. Do lado do outro finalista, Mogi, dois atletas estão na disputa: Jimmy Dreher e Shamell, que também lutam pelo prêmio inédito.
E por fim, completa a lista Cauê Borges, um dos grandes destaques da atual temporada do NBB. Aos 27 anos, o ala/armador do Caxias aparece pela primeira vez entre os candidatos ao troféu de Melhor Ala. Com média de 16,1 pontos por jogo, o atleta fechou sua participação na temporada como terceiro maior cestinha.
Os troféus de Melhores Alas fazem parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB e os vencedores integrarão o Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).
Os outros prêmios a serem entregues são de Melhor Defensor, Sexto Homem, Jogador Que Mais Evoluiu, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal) e MVP (Jogador Mais Valioso) – os indicados de todas as categorias serão anunciados nos próximos dias.
A primeira categoria a ter seus finalistas divulgados foi a de Melhor Armador. Concorrem os finalistas Elinho (Paulistano) e Larry Taylor (Mogi das Cruzes), e também Gegê (Minas Tênis Clube).