O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou, nesta quarta-feira, que o país considera lançar a sua candidatura para receber os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. Ele revelou que a ideia é realizar as disputas nas províncias de Erzurum, Erzincan e Kars.
O anúncio foi feito pelo presidente nesta quarta-feira, durante um comício em Erzurum. Erdogan também voltou a defender um referendo constitucional (no próximo domingo) para ampliar seus poderes sob a justificativa de fortalecer o país.
- Estamos fazendo os preparativos para tal candidatura para 2026 - afirmou Erdogan. Erzurum já recebeu os Jogos Mundiais Universitários em 2011.
A Turquia, após várias tentativas frustradas de abrigar os Jogos Olímpicos de Verão, pode estar prestes a oficializar sua primeira candidatura para a Olimpíada de Inverno. Em 2013, Istambul perdeu para Tóquio o direito de receber os Jogos de 2020.
A próxima edição dos Jogos de Inverno será em Pyeongchang, Coreia do Sul, em fevereiro de 2018. Quatro anos depois, Pequim, China, abrigará a competição.