Vela brasileira se renova e fecha janeiro com sete grandes eventos

Destaque fica  para as competições da vela jovem no Cabanga Iate Clube, em Pernambuco

imagem cameraCBVela promoveu sete grandes eventos só em janeiro deste ano (Foto: Divulgação / On Board Sports)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 31/01/2022
21:34
Atualizado em 01/02/2022
17:30
Compartilhar

A Confederação Brasileira de Vela, a CBVela, promoveu 7 eventos de ponta para os jovens atletas da modalidade só em janeiro deste ano. Os estados de Pernambuco, Paraíba e Espírito Santo receberam competidores em classes de introdução à vela como o Optimist e o Snipe, uma das categorias mais prestigiadas.

O destaque fica nos cinco campeonatos realizados no Cabanga Iate Clube, em Paulista (PE). As competições tiveram palestras de velejadores ícones brasileiros como Robert Scheidt, Torben Grael, Cláudio Biekarck e Alexandre Paradeda.

Com quase 90 atletas de nove estados, Copa da Juventude 2022 teve sua conclusão no sábado (29) e confirmou os classificados para o Mundial da Juventude da Holanda neste ano. Os eventos para a nova geração da vela começaram com a Copa Brasil Estreant, depois foi a vez do tradicional Campeonato Brasileiro de Optimist, com mais de 200 participantes. O Cabanga Iate Clube promoveu também o Brasileiro de 29er, Campeonato Brasileiro de 420 e a já citada Copa da Juventude. 

O Brasileiro da Classe ILCA Laser 2022 ocorreu entre os dias 16 e 22 de janeiro, na praia de Intermares, em Cabedelo (PB). No sábado (29) também teve a conclusão da 72ª edição do Brasileiro de Snipe, no Iate Clube do Espírito Santo, em Vitória (ES), com 35 velejadores.

- Tivemos uma interação muito legal com os velejadores, flotilhas e os pais. Tivemos vento em todos as largadas de 8 a 13, com rajadas de 15 nós. Além dos seminários, com juízes e referências de velejadores da vela! Iniciamos 2022 com chave de ouro no Nordeste! - afirmou o Gerente de Eventos da CBVela, Walter Böddener.

A Copa da Juventude 2022 também definiu a equipe de vela jovem que representará o Brasil no Mundial da Juventude 2022, em Haia, na Holanda, de 9 a 16 de julho. Na Hobie Cat 16, os pernambucanos Guilherme Araújo e Milena Araújo se garantiram. Na 29er, os catarinenses Guilherme Menezes e Fernando Menezes tiveram o melhor desempenho, assim como as paulistas Clara Meyer e Lívia Nogueira no feminino.

Os nomes confirmados de 420 são Alex Kuhl e Handrey Cantini (SP) e Joana Gonçalves e Luísa Madureira (RJ). Na Ilca 6, vaga para os gaúchos Erick Carpes e Júlia Carreirão. No Kite, quem vai para a Holanda é Marcos Americano (SP) e no WindFoil, os dois são: Hugo Queiroz (DF) e Sofia Faria (SC).

Siga o Lance! no Google News