Verstappen conquista a pole no GP do Canadá e fica a um passo de igualar as vitórias de Ayrton Senna

Hulkenberg e Alonso completam o Top 3 da classificação

imagem cameraO piloto da Red Bull empilha mais uma pole na temporada (Foto: CLIVE MASON / AFP)
Avatar
Lance!
Montreal (CAN)
Dia 17/06/2023
18:20
Atualizado em 17/06/2023
19:36
Compartilhar

Como tem sido de costume na Fórmula 1, Max Verstappen mostrou sua superioridade no campeonato e conquistou mais uma pole position, desta vez no GP do Canadá. A pista molhada não foi problema para o atual campeão, que marcou 1m25s858 e ficou com a posição mais desejada para a corrida deste domingo (18). Nico Hulkenberg, da Haas, e Fernando Alonso, da Aston Martin, completam o top 3.

Todos os pilotos utilizaram os pneus intermediários, devido aos pontos molhados e secos da pista. No início houve uma bandeira vermelha após problemas com o carro de Guanyu Zhou, da Alfa Romeo. Já com a pista liberada, Fernando Alonso ficou com a primeira posição e, claro, não demorou muito tempo para Verstappen tomá-la e liderar o Q1 com 1min20s.851. Logan Sargeant, Pierre Gasly, Zhou, Nyck De Vries e Yuki Tsunoda ficaram de fora do Q2.

+Veja: Fórmula 1: fatos, curiosidades e momentos marcantes do Grande Prêmio do Canadá

+Veja: Conheça Gilles Villeneue, lenda da Fórmula 1 que leva o nome do Circuito do Canadá

Os pilotos mantiveram os mesmos jogos de pneus para o Q2, tirando apenas Alex Albon, que veio para a pista de macios. No entanto, a chuva voltou para o circuito. O piloto da casa, Lance Stroll, assustou seus fãs ao rodar e dar uma leve batida, mas voltou para a etapa. A surpresa foi a liderança de Albon durante cinco minutos. Charles Leclerc, Sergio Perez, Lance Stroll, Kevin Magnussen e Valtteri Bottas ficaram de fora do Q3.

A Terceira e última etapa da qualificação foi marcada pelo aumento da chuva. Max já chegou conquistando a primeira posição logo nos primeiros minutos, marcando 1min25s858. Em seguida, Oscar Piastri, piloto da McLaren, bateu no muro, gerando novamente a presença da bandeira vermelha. A sessão recomeçou depois de dois minutos e ninguém conseguiu tirar a pole do holandês. Nico Hulkenberg surpreendeu ao conquistar a segunda posição e Alonso fechou em terceiro. Lewis Hamilton, George Russell, Esteban Ocon, Lando Norris, Carlos Sainz, Oscar Piastri e Albon, nesta ordem, completaram o Top 10.

Verstappen perto de igualar Senna

Desde a última temporada, Max Verstappen vem sendo o sinônimo de dominância e liderança na Fórmula 1. O holandês foi o mais rápido do final de semana, conquistou a pole tranquilamente e é o favorito para a prova deste domingo (18), às 15h (de Brasília). Caso vença, o piloto da RBR iguala o número de vitórias de Ayrton Senna na categoria: 41.

Siga o Lance! no Google News