Verstappen protesta contra FIA e dá entrevista fora da sala de coletiva em Singapura

Piloto holandês foi repreendido por "linguajar inadequado"

Escrito por

Max Verstappen chutou o balde depois da punição aplicada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pelo “linguajar inadequado” e deu não mais do que monossílabos às perguntas feitas na coletiva de imprensa pós-classificação deste sábado (21), em Singapura. Entrevista para valer, o neerlandês concedeu do lado de fora da sala de conferência em protesto à entidade.

A história começou depois do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, pedir publicamente aos pilotos para evitar o uso de palavrões no rádio — fala, aliás, considerada racista por Lewis Hamilton, já que o mandatário disse que “pilotos não são rappers”.

➡️ Hamilton GP 350: relembre as cinco melhores corridas do piloto na Fórmula 1

Verstappen, então, usou o termo “fodido” para se referir ao RB20 em resposta a uma pergunta feita durante a coletiva de imprensa de quinta-feira e cutucou a FIA em seguida. “Desculpe-me pela linguagem, mas vamos lá. Somos o quê? Temos cinco, seis anos?”, disparou. Só que a atitude não passou despercebida, e a federação puniu o #1 com “realização de trabalhos de interesse público”.

O tricampeão, que terminou a sessão que definiu o grid de largada para a corrida em Marina Bay em segundo, adotou, então, respostas curtíssimas na atividade oficial de mídia. O mediador começou perguntando a ele o que havia mudado de um dia para o outro, já que houve uma grande diferença de performance, e Max apenas disse “muito”.

Em seguida, o mediador pediu para Verstappen elaborar e ouviu de volta um “não, posso ser multado”. Em mais uma tentativa, o entrevistador indagou se o #1 se sentia confiante com o ritmo de corrida. Novamente, uma única palavra saiu da boca do piloto: “Talvez”.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Verstappen chegou a dizer ao profissional que o comportamento monossilábico “não é nada contra você, não se preocupe”. Quando as perguntas foram abertas aos demais repórteres, um deles quis saber até quando Max daria respostas curtas. Ele fez piada: “Vou responder, mas não muito. Estou com problemas na minha voz”.

Assim que terminou o compromisso oficial com a FIA, Verstappen reuniu todos os jornalistas presentes na coletiva e respondeu as questões normalmente, deixando claro que o comportamento era um claro protesto à federação. O neerlandês ainda recebeu apoio dos colegas, como Lewis Hamilton, também presente na coletiva, que classificou a sanção como “uma piada”.

Siga o Lance! no Google News