Às vésperas de Pyeongchang, COI bane quatro atletas russos por doping

Dois dos esportistas perderam medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014; Novos casos serão avaliados nas próximas semanas

imagem cameraAlexander Tretyakov foi medalhista de ouro em Sochi-2014 (Foto: AFP)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 22/11/2017
14:08
Atualizado em 22/11/2017
14:28
Compartilhar

Próxima da decisão se a Rússia poderá ou não participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang-2018, o Comitê Olímpico Internacional (COI) baniu definitivamente quatro atletas russos do skeleton. Entre eles, estão dois medalhistas de Sochi-2014: Alexander Tretyakov (campeão olímpico) e Elena Nikitina (bronze). Maria Orlova e Olga Potylitsyna completam a lista.

- Os quatro atletas foram declarados inelegíveis para serem aceitados em qualquer modalidade de todas as edições dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno após os Jogos de Sochi - afirmou o COI, em comunicado. 

Além de não poderem mais participar de edições olímpicas, os atletas perderão suas medalhas conquistadas na edição russa dos Jogos. Não foram revelados detalhes sobre os testes antidoping que, segundo o COI, serão ditas posteriormente. Também foi informado que novos casos serão avaliados nas próximas semanas, o que pode comprometer a participação da Rússia em Pyeongchang-2018.No início deste mês, seis atletas russos de esqui cross-country foram punidos.

Devido ao esquema de doping descoberto em 2015, a Rússia está suspensa pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês). Na última quinta-feira, a Wada manteve a punição ao país por acreditar que não foram cumpridas todas as exigências para serem liberados para competir internacionalmente. No dia 5 de dezembro, o COI anunciará se os russos irão ou não a Coreia do Sul.

Siga o Lance! no Google News