Assistir a qualquer esporte paralímpico é vivenciar o que o ser humano tem de mais bonito em termos de superação. Nesta terça-feira, o brasileiro Vini Sardi, de 26 anos, se sagrou campeão da modalidade Park de paraskate do STU Open Rio, disputado na praça Duó, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
+ Quem é melhor: Corinthians ou Flamengo?
Natural de São Paulo, Vini Sardi ficou com o título por conta da nota 87,14, a maior dentre as quatro voltas a que tinha direito. Ele não só anda de skate há dez anos como, neste ano, ajudou a fundar a Associação Brasileira de Paraskate.
A organização nasceu com a missão de representar o esporte junto aos órgãos oficiais e defender a introdução do skate para pessoas com deficiência nas Paralimpíadas.
A ideia é que já entrasse no calendário paralímpico nos Jogos de Los Angeles-2028, mas a World Skate acabou perdendo o timing.
- Tivemos alguns problemas com a World Skate, que perdeu o prazo de inscrição para a Paralimpíada de 2028, o que acabou adiando esse nosso sonho para 2032. Mas temos certeza de que vamos conseguir reverter essa situação, tenho a convicção de que ainda dá para mudar isso. O skate é totalmente diferente de qualquer outro esporte paralímpico e, quando ele entrar nos Jogos, todos vão se impressionar - disse Vini.
Em relação a esse ponto, de separar as diferentes deficiências físicas nas suas respectivas categorias, Vini lembra que a associação organiza um campeonato em São Paulo que se chama Paraskate Tour.
Neste ano, inclusive, haverá uma bateria só de deficientes visuais. Ele explica que “começarão a colocar os cegos competindo entre eles, até para não ficar tão injusto, porque é difícil para o atleta e muito complicado para o juiz julgar".
Nesta quarta-feira, ocorrem as semifinais e as finais do Paraskate Street, e Vini também vai participar. As semis começam às 10h10 e terminam às 13h. No fim da tarde, de 17h até 18h30, os paraskatistas disputam a grande decisão.
RESULTADO FINAL PARASKATE PARK
CAMPEÃO – Vini Sardi – 87,14
2 – Tony Alves – 78,05
3 – Ítalo Romano – 77,21
4 – John Henrique – 74,41
5 – Rafael Alentejo – 70,13
6 – Ruan Felipe – 69,19
7 – Adriano Feitosa – 65,33
8 – Nando Araújo – 23,48