Com atuação consistente a partir do segundo quarto, o Vitória estreou no NBB 9 com vitória sobre o Pinheiros por 79 a 75, no Ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo, nesta segunda-feira. O time baiano precisou conter uma reação dos donos da casa, que quase conseguiram a virada no último período.
A equipe de Salvador contou com bom desempenho da dupla Kenny Dawkins e André Goés, principalmente no segundo tempo, para sair vencedora. Juntos, os dois jogadores somaram 27 pontos na segunda metade da partida e anotaram no total 21 pontos cada.
Restavam pouco mais de quatro minutos para o fim do jogo e o Vitória vencia por 12 pontos (71 a 59). Após uma corrida de 14 a 3, o time paulista baixou a diferença para apenas um ponto (74 a 73), mas com lances livres convertidos por Dawkins os baianos asseguraram o triunfo.
– Nós não começamos bem, mas o Régis (Marrelli) fez os ajustes necessários e nós começamos a dominar o jogo a partir do segundo quarto. Mesmo assim sabíamos que o Pinheiros viria com tudo no segundo tempo para tentar a reação. Soubemos manter nossa cabeça no lugar e conquistamos esse grande resultado – disse Dawkins, que marcou 15 de seus 21 pontos durante o segundo tempo.
Do lado pinheirense, o destaque individual ficou por conta de Desmond Holloway, que liderou a equipe nos três principais fundamentos. Com 23 pontos e 12 rebotes, o americano cravou um duplo-duplo e distribuiu quatro assistências.
O próximo compromisso do Pinheiros será nesta quarta-feira, diante do Basquete Cearense. O duelo acontecerá no Clube Hebraica, por conta de indisponibilidade do ginásio do clube da capital paulista. Já o Vitória só volta à quadra no dia 15/11 para enfrentar o Brasília.