Vindos de resultados históricos nas quartas de final do NBB, Universo/Vitória e Paulistano/Corpore serão adversários na briga por um lugar na decisão da competição. Esta disputa inicia nesta terça-feira, às 19h30, no primeiro jogo da série, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador (BA), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
No último sábado, o rubro-negro baiano foi até o Ginásio Prof. Hugo Ramos lotado, e mesmo diante de torcida fanática, venceu o Jogo 5 da série diante Mogi das Cruzes/Helbor, por 95 a 85, em uma atuação coletiva de encher os olhos. Com o resultado, o Vitória se tornou a primeira equipe nordestina a chegar a fase semifinal do NBB, após cinco temporadas de participação de times da região.
- O Paulistano é bem diferente do Mogi, que tinha peças individualmente muito fortes. O Paulistano é um time mais jovem, com grandes promessas pro futuro, como Georginho, que é muito cotado para ir para NBA. São grandes jogadores, mas ainda jovens. Eles também um grande técnico, que é o Gustavinho, de quem já fui assistente na Seleção Brasileira. Acho que eles tem um leve favoritismo por terem três jogos em casa, mas no geral são equipes bem iguais - declarou Régis Marrelli, técnico do Vitória.
No mesmo dia, um pouco mais tarde, o jovem elenco do Paulistano realizou um feito tão grande quanto. Desta vez no Ginásio Pedrocão, também lotado, os comandados de Gustavo De Conti fizeram um segundo tempo praticamente perfeito, para derrotar o Franca Basquete/Magazine Luiza no Jogo 5, por 80 a 67, e voltar a fase semifinal após três temporadas.
- O Vitória está jogando um grande basquete nos últimos jogos e estou feliz de encontrar o Régis (Marrelli). Foi um cara que trabalhou comigo na Seleção, como assistente, e ele merece este sucesso que está tendo, assim como o César Guidetti (do Pinheiros), que também esteve comigo no Sul-Americano do ano passado. Nós tivemos uma convivência bem bacana e acabou dando certo para os três - disse o técnico do Paulistano.
E.C. Pinheiros estreia com vitória
Três dias depois de realizar um dos maiores feitos da história do NBB, ao eliminar o atual tetracampeão Flamengo, o E.C. Pinheiros manteve o embalo. Na última segunda-feira, atuando em casa, a equipe venceu o Gocil/Bauru Basket, por 98 a 86, e largou na frente na série válida pelas semifinais.
O jogo foi equilibrado no primeiro tempo, mas o terceiro período foi de amplo domínio pinheirense. Com o controle do jogo nas mãos, a equipe teve vitória parcial por 23 a 9 e chegou ao último quarto com 15 pontos de frente (73 a 58). Depois, nos dez minutos finais, o time da capital soube controlar o jogo para confirmar a vitória.
- Fizemos o nosso jogo. Conseguimos jogar bem em transição e tivemos vários pontos em contra-ataques, o que deixou as coisas um pouco mais fáceis para nós. É muito importante começar a série vencendo e nossa confiança aumenta ainda mais. Vamos com tudo para os dois jogos em Bauru - disse Holloway, cestinha da partida com 32 pontos.
As duas próximas partidas da série acontecem no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). O Jogo 2 será neste sábado, às 14 horas, ao vivo na Band. O terceiro duelo será na segunda-feira, às 19h30, ao vivo nos canais SporTV.