A sexta etapa da 104 Volta da França não teve surpresa. Numa prova em estradas planas entre Vesoul e Troyès (216km), os principais sprinters (velocistas) que ainda estão na disputa entraram no último quilômetro colados e o alemão Marcel Kittel (equipe Quick Steps) arrancou do oitavo para o primeiro lugar nos 100 metros finais.
A sequência chegou a 71km para vencer a sua segunda etapa (a outra foi a terceira). O francês Arnoud Demare (FDJ) ficou em segundo, com o alemão André Greimpel (Lotto) em terceiro.
Estes três ciclistas estão em busca da camisa verde (sprinters, que acumulam pontos e não tempo) e não atrás da camisa amarela (os que buscam o título, por tempo) já que não são atletas de resistência.
Prova disso é que Kittel, mesmo com duas vitórias em sete etapas, está com 127 na colocação geral. Em pontos está em segundo lugar, com 143. A liderança é de Demare, com 170.
No fim da prova, Kittel minimizou a sua arrancada, a mais fantástica da Volta da França até o momento, para elogiar o trabalho de sua equipe, que juntando todas as provas do circuito em 2017 já venceu 17 etapas.
– Estou orgulhoso do meu time. Diferentemente da etapa de Liège, levamos todos para a frente no momento certo e fizemos um bom trabalho. Com isso, tive condições de arrancar – disse.
TOP-10 SEM ALTERAÇÃO
Assim, a briga pelo título envolve outro grupo e nele não houve alteração nos dez primeiros colocados, já que todos chegaram no mesmo tempo e com o mesmo pelotão.
Com isso, o bicampeão Chris Froome segue em primeiro, seguido pelo seu companheiro de Sky e também britânico Geraint Thomas. O colombiano Nairo Quintana é o nono colocado.
A sétima etapa da Volta da França ocorrerá hoje, 213,5km entre as cidades de Troyes - St George, prova que terá sprint e montanha, o que favorecerá tanto ciclistas velocistas
quanto os de resistência, o que deixa o favoritismo para a prova em aberto.