Na madrugada desta quinta-feira (13), aconteceu a abertura da etapa de J-Bay da WSL, na África do Sul. Nessa fase, Gabriel Medina, João Chianca, Filipe Toledo e Yago Dora passaram para as oitavas de final. Italo Ferreira e Caio Ibelli não venceram em suas baterias e irão para a repescagem.
João Chianca abriu o dia vencendo os havaianos Seth Moriz e Barron Mamiya. O brasileiro precisou de oito ondas para ultrapassar Seth, que abriu a disputa com um 4,50 e 5,67. Chianca fez na sua penúltima onda um 4,83, suficiente para passar o havaiano.
Em seguida, a bateria de Caio Ibelli foi decidida nas duas primeiras ondas, quando o indonésio Rio Waida, que arrancou um 7,50 e 6,60, respectivamente. A disputa também contava com o finalista da etapa de Saquarema, Ethan Ewing. O australiano e o brasileiro foram para a repescagem.
+ Revista causa polêmica ao deixar surfistas brasileiros fora do top 10
Na bateria de Filipe Toledo, ele não tomou conhecimento do japonês Kanoa Igarashi e do sul-africano Adin Masencamp, dono da casa, e despachou os dois para a repescagem. Toledo venceu os dois fazendo 15,27, tendo inclusive uma onda com nota 8.50.
O campeão da etapa anterior começou bem em J-Bay. Yago Dora tirou uma nota 7 na primeira onda. O brasileiro ainda realizou mais nove ondas, quando na 10ª, faltando um minuto e atrás no placar, ele fez um lindo aéreo, similar ao 10 da final em Saquarema, e cravou uma nota 9.27. Com ele, Connor O'Leary e Ian Gentil passaram para a repescagem.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Italo Ferreira até começou bem a bateria, arrancando um 8,17 na sua segunda onda. Na disputa que teve com John John Florence, o destaque ficou com o havaiano que ultrapassou o brasileiro em sua penúltima onda, quando tirou um 8,27, levando Italo para a repescagem.
Por fim, Gabriel Medina foi o último brasileiro do dia, e acabou avançando para a próxima fase. A bateria foi bem disputada entre o brasileiro e o sul-africano Matthew McGillivray e o australiano Ryan Callinan. Com o resultado apertado, Medina conseguiu arrancar um 6,50 e um 7,50, ficando com 33 décimos a mais do que o segundo colocado.
A próxima chamada da etapa de J-Bay acontece na madrugada desta sexta-feira, às 3h da manhã (de Brasília).
Repescagem:
Bateria 1: Ethan Weing x Adin Masencamp
Bateria 2: Connor O'Leary x Callum Robson
Bateria 3: Jack Robinson x Kelly Slater
Bateria 4: Barron Mamiya x Matthew McGillivray
Bateria 5: Ryan Callinan x Seth Moniz
Bateria 6: Caio Ibelli x Jordy Smith
Bateria 7: Italo Ferreira x Ian Gentil
Bateria 8: Liam O'brien x Kanoa Igarashi
1ª Rodada Feminino:
Bateria 1: Molly Picklum x Caitlin Simmers x Gabriela Bryan
Bateria 2: Carissa Moore x Lakey Peterson x Sarah Baum
Bateria 3: Tyler Wright x Tatiana Weston-Webb x Johanne Defay
Bateria 4: Caroline Marks x Stephanie GIlmore x Bettylou Sakura Johnson