Zverev vacila e leva incrível virada de Comesana no Rio Open

Alemão está eliminado do torneio carioca

imagem cameraAlexander Zverev está eliminado do Rio Open 2025 (Foto: Pablo Porciuncula/AFP)
Avatar
Fabrizio Gallas
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 21/02/2025
22:12
Atualizado há 2 minutos
Compartilhar

O argentino Francisco Comesana, número 86 do ranking da ATP, fez uma nova vítima e surpreendeu o alemão Alexander Zverev, 2º do mundo, e está na semifinal do torneio. Esta é a maior vitória da carreira do tenista sul-americano.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Vindo de duas grandes batalhas com mais de 3h de duração sobre o brasileiro Gustavo Heide e o chileno Nicolas Jarry, Comesana batalhou por 2h32 para virar o placar. Em parciais de 4/6, 6/3 e 6/4, ele converteu cinco aces contra oito do alemão, que cometeu 33 erros não-forçados em comparação a 35 do argentino.

A partida começou com Zverev muito sólido no backhand fundo e na devolução de saque, pressionando a quebra no game inaugural da partida. Comesana seguiu forte, mas trabalhou devolvendo bolas cruzadas e buscando alongar trocas para devolver a quebra no 4º game. O jogo seguiu disputado, com variação dos dois atletas, até que o alemão viu o argentino errar e ser quebrado no 7º game, abrindo 5/3.

Quando sacava para o set, Zverev reclamou com a arbitragem do jogo de um drone que sobrevoava baixo a quadra Guga Kuerten. O alemão se irritou e tentou acertar o dispositivo com uma bolada.

Comesana abusou das deixadas ao ser pressionado no 5º game e trabalhou firme na linha de base. Devolveu, encurtou golpes e em dois erros não-forçados na sequência do alemão conquistou a quebra com um 5/2 no placar.

Sacando para empatar a partida, Comesana encarou dois breakpoints, os primeiros de Zverev na parcial. No primeiro em 15-40, o argentino converteu um ace de segundo serviço, levando o alemão à loucura, pois a bola tocou no fim da linha de saque. Na sequência, o argentino fez um voleio indefensável desde a linha de base. O game ainda ficou complicado e o argentino precisou de quatro setpoints, que seguiu trabalhando com voleios.

O alemão entrou no set decisivo decidido a definir a partida, trabalhou com saques colocados e pressionou buscando as paralelas de devolução, para confirmar quebra de saque no 2º game e abrir 3/0 no placar para ir administrando. Porém, Comesana conseguiu encaixar uma boa sequência de devoluções, trabalhou com bolas cruzadas e voleios para devolver quebra no 7º game. O argentino seguiu confiante, perdeu dois breakpoints no 9º game cometendo erros não-forçados, mas não desistiu, seguiu arriscando voleios e chegou a quebra em dupla-falta do alemão.

Francisco Comesana segue vivo em busca do título do Rio Open 2025 (Foto: Pablo Porciuncula/AFP)

Em busca do título, Comesana aguarda pelo vencedor do confronto entre o argentino Francisco Cerundolo, 26º do ranking da ATP, e o algoz de João Fonseca, o francês Alexander Muller, número 60.

Siga o Lance! no Google News