Messi recebeu a sexta Chuteira de Ouro, prêmio dado ao maior artilheiro das ligas nacionais europeias, da carreira. Após mais um feito do argentino, o Barcelona aproveitou para listar dez desafios para o craque.
A lista elaborada pelo Barcelona tem metas “respeitáveis”, como conquistar mais uma Champions League e até mesmo uma que envolve Pelé.
Os desafios de Messi:
Tornar-se o atleta com mais jogos pelo Barcelona
Messi se aproxima da marca de 700 jogos pelo clube e tem pela frente apenas um ex-companheiro no ranking de atletas com mais partidas pelo Barcelona. Atualmente na segunda colocação, o argentino soma 692 jogos pelo Barça e fica atrás apenas de Xavi, com 767 partidas.
Sétima Chuteira de Ouro e sétimo ‘Pichichi’
Outro desafio é conquistar a sétima Chuteira de Ouro da carreira, que também representaria ser artilheiro do Campeonato Espanhol (Pichichi) pela sétima vez.
Superar número de títulos de Giggs
Uma meta ousada nesta temporada. Se conquistar a tríplice coroa (La Liga, Copa do Rei e Champions League), Messi passaria a ter 37 títulos na carreira e superaria os 36 de Ryan Giggs, ex-Manchester United e terceiro atleta com mais títulos na história.
Ganhar a Champions League
Conquistar mais um título da principal competição europeia de clubes é outro desafio para Messi. O craque argentino tem quatro títulos de Champions League no currículo.
Atleta do Barcelona com mais clássicos contra o Real Madrid
Messi já enfrentou o Real 41 vezes e deve superar o ex-companheiro Xavi e se tornar o atleta do Barcelona com mais clássicos na história do clube. Xavi soma 42 jogos contra o clube merengue.
Quinquagésimo gol de falta
Messi tem no currículo gols de pura categoria e talento em cobranças de falta. Ao todo, ele soma 49 gols de falta (43 pelo Barcelona e seis pela seleção da Argentina). A meta é chegar ao gol de número 50.
Hat-trick de falta
Esta meta é mais difícil. Messi já fez dois gols de falta em um mesmo jogo em mais de uma oportunidade. O desafio agora é fazer três gols de falta numa mesma partida.
Encurtar a distância para Pelé ou passar
Messi soma 604 gols com a camisa do Barcelona e se aproxima de Pelé na contagem que leva em consideração jogos oficiais. O Rei do Futebol marcou 643 gols pelo Santos. Messi vai se aproximar da marca nesta temporada ou até mesmo passar.
Marca de 700 gols na carreira
O craque soma 672 gols na carreira, sendo 604 pelo Barcelona e 68 pela Argentina. É uma questão de tempo (e um desafio listado pelo Barcelona) atingir 700 gols como profissional.