Lendas da bola que jamais chegaram a uma final de Copa do Mundo

Separamos 10 craques que tinham tudo para conquistar o título mundial, mas nem mesmo chegaram à decisão de Copas

Escrito por

Disputar a final de uma Copa do Mundo é o sonho de todo jogador de futebol. No próximo dia 14 de junho, dia de estreia do Mundial da Rússia, mais de 700 atletas começarão a corrida para chegar no jogo que vale o título mais importante do velho esporte bretão. A tarefa, no entanto, não é nada fácil. Hoje, existem menos de 400 pessoas ainda vivas que disputaram a final e muitos craques não alcançaram tal honra.

01 – David Beckham (Inglaterra)

Geração de Beckham passou em branco no quesito final de Copa do Mundo - AFP

Famoso dentro e fora dos gramados, Beckham disputou 115 jogos pela seleção inglesa e três copas do mundo. Foi eliminado nas oitavas de final na primeira vez e nas quartas de final nas duas outras oportunidades.

02 - Zico (Brasil)

Zico em lance da fatídica derrota para a Itália, em 1982 (Foto: Reprodução)

Campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Flamengo, o Galinho de Quintino não alcançou a final nas três edições de Copa do Mundo que disputou (!978, 1982 e 1986). Curiosamente, disputou o título quando atuava fora das quatro linhas, em 1998, como coordenador técnico, mas acabou ficando com o vice-campeonato.

03 - Cristiano Ronaldo - Portugal

Cristiano Ronaldo foi a maior estrela da Copa da Rússia nas duas primeiras rodadas. E só... - Divulgação

O atacante do Real Madrid já fez história na seleção de Portugal, liderando a equipe no título da Eurocopa 2016, o único de sua história. Em copas do mundo, porém, o dono de cinco Bolas de Ouro não teve a mesma sorte. Em três edições da competição, Cristiano Ronaldo passou das oitavas de final apenas uma vez, em 2006, quando Portugal chegou à semifinal. Na Rússia, o maior artilheiro da história da seleção portuguesa deve disputar sua última Copa, já que em 2022 estará com 37 anos.

04 - Hugo Sanchez - México

Ídolo, Sanchez teve o nome envolvido em escândalo em seu país - AFP PHOTO/Jorge SILVA

O melhor jogador da história do futebol mexicano jogou três copas do mundo. Em 1978, na Argentina, perdeu os três jogos. Jogando em casa, em 1986, conseguiu seu melhor resultado, sendo eliminado nas quartas de final. Já veterano, aos 36 anos, disputou a Copa do Estados Unidos e chegou às oitavas de final.

05 - Eusébio - Portugal

Eusébio ao lado de Pelé, durante promoção da Eurocopa de 2004, em Portugal (Foto: AFP/LLUIS GENE)

Nascido em Moçambique, o craque do Benfica foi considerado o maior jogador da seleção de Portugal até o surgimento de Cristiano Ronaldo. Eusébio teve a oportunidade de disputar apenas uma edição de Copa do Mundo, em 1966, quando marcou nove gols e levou Portugal à semifinal.

06 – Zlatan Ibrahimovic - Suécia

Ibrahimovic se ofereceu para disputar a Copa da Rússia, mas não foi atendido - AFP

Os fãs do atacante tinham esperanças que ele disputasse a Copa da Rússia, mas em abril a Federação Sueca anunciou que ele não seria convocado. Ibrahimovic esteve em campo nas copas de 2002 e 2006. Foi eliminado nas oitavas de final nas duas oportunidades e não chegou a balançar a

07 – Lev Yashin - União Soviética

Goleiro da Rússia chegou a disputar uma semifinal  -  STAFF / SCANPIX SWEDEN / AFP

Apelidado de Aranha Negro, o jogador da antiga União Soviética é considerado por muitos o melhor goleiro de todos os tempos. Jogador do Dínamo de Moscou e da seleção soviética, Yashin jogou quatro copas do mundo, chegou a três quartas de final e a uma semifinal, mas nunca disputou a

08 – Gary Lineker - Inglaterra

Na Copa de 1990 chegou às semifinais, mas foi eliminado pela Alemanha - AFP

Único inglês artilheiro da Copa do Mundo, em 1986, quando marcou seis gols. Acabou eliminado nas quartas de final pela Argentina de Maradona. Também esteve na Copa da Itália, em 1990, e levou a seleção da Inglaterra a uma semifinal pela primeira vez desde 1966. Aacabou eliminado pela Alemanha.

09 - Raúl - Espanha

Na Copa do Mundo de 2006, a Espanha de Raúl caiu para a França nas oitavas de final do torneio (AFP PHOTO / PATRIK STOLLARZ)

Segundo maior goleador da história do Real Madrid, com 323, atrás apenas de Cristiano Ronaldo, Raúl esteve em três copas do mundo. Em apenas uma oportunidade passou das oitavas de final, em 2002, quando a Espanha disputou uma vaga na semifinal da competição.

10 – Marco van Basten (Holanda)

Com a camisa do Ajax, no qual se destacou (Foto: Reprodução)

Aposentado precocemente aos 28 anos de idade devido a uma grave lesão no joelho, o centroavante, um dos melhores do futebol holandês, também não teve sorte na Copa do Mundo. Em sua única participação, em 1990, acabou eliminado da competição sem marcar gols e sem uma vitória sequer.

Siga o Lance! no Google News