Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung

🥇 Melhores Antenas Digitais Externas 2025 - Comparativos, Reviews & mais

Escolher a melhor antena digital externa por conta própria não é uma tarefa simples. Ao comprar o produto errado, você acaba frustrado por não ter o resultado que tanto deseja. É por isso que nós dedicamos o nosso trabalho com horas de testes e pesquisas para avaliar as melhores opções dentre tantas marcas e modelos disponíveis no mercado. As nossas recomendações são sempre feitas com muito critério, para nunca deixar você na mão.

Lista com os melhores Antenas Digitais Externas de 2025

Última atualização em:

Recomendação

O que é uma Antena Digital Externa?

A antena digital externa é um tipo de antena que recebe informação através de sinais em um formato digital, ou seja, de forma binária, que é instalada permanentemente em um local externo. Como ela não depende de informações analógicas, então barreiras entre a antena de transmissão e a de recepção não são capazes de provocar interferências, que degradam a imagem e o som. É exatamente isso o que ocorre nos sinais analógicos de rádio e a DTV (Digital TV) surgiu como uma forma de eliminar esse problema. Uma outra vantagem que a DTV trouxe foi a capacidade de assistir conteúdo com imagem de alta definição, já que sinais analógicos permitem uma quantidade muito maior de dados nos sinais transmitidos.

 

Como funciona uma Antena Digital Externa?

A funcionalidade de uma antena digital externa é praticamente a mesma de uma antena de televisão comum. Um sinal é enviado a partir de um conjunto de antenas em uma torre de transmissão. Esse sinal atravessa o ar e praticamente quaisquer obstáculos em seu caminho até que chegue na antena de recepção. Mas apesar das similaridades, há uma grande diferença entre o sistema analógico e o digital. Essa diferença está na frequência de transmissão. A TV analógica usa o sistema de VHF, que significa Frequência Muito Alta (Very High Frequency na sigla em inglês), com frequências que variam entre 30 MHz a 300MHz. Já a TV digital usa o sistema UHF, Frequência Ultra Alta (Ultra High Frequency em inglês), com uma faixa de 300 MHz até 3 GHz.

Quanto maior a frequência de transmissão, menos um sinal sofre interferências e maior a quantidade de dados que podem ser transmitidos. É graças a isso que a TV digital possibilita uma imagem e som limpos e em alta definição. Aliás, a qualidade da TV digital é maior que a oferecida pelas tecnologias de TV à cabo e via satélite.

Mas há uma desvantagem nisso. As frequências altas têm menor capacidade de penetração em obstáculos. É por isso que os sistemas de TV digital no Brasil contam com uma quantidade maior de torres de transmissão. É aí que entra a vantagem da antena digital externa. Como ela é localizada ao ar livre, isso permite o melhor nível de captação para quem deseja desfrutar do sinal digital, tanto com a antena externa, quanto com a antena digital interna para TV.

 

Vantagens e Aplicações

De todas as tecnologias disponíveis para a recepção de sinal de TV digital, a melhor é sem dúvidas a antena digital externa, pois somente ela permite receber o sinal com a menor quantidade de interferências possível, oferecendo uma imagem e som limpos e sem interrupção. Basta escolher um local externo adequado, instalar e fazer a conexão do cabo, que o sinal será captado da melhor forma.

 

Quais os tipos de Antena Digital Externa estão disponíveis?

A princípio, você pode imaginar que não existem diversos tipos desse tipo de antena ou que talvez não faça qualquer diferença comprar um ou outro. No entanto, para que você possa decidir qual a melhor se aplica para o seu uso, é preciso entender que essas diferenças existem e conseguir escolher entre elas.

 

Antena Digital Externa Passiva

Esse é o tipo mais comum e mais barato de antena digital externa. Ela é produzida em metal e é geralmente montada antes de ser instalada. Há apenas um cabo, que é responsável por enviar o sinal recebido pela antena até a televisão ou conversor digital. A qualidade do sinal recebido dependerá do nível em que ele é recepcionado pela antena, que funciona de forma completamente passiva.

Prós:

  • São mais baratas;
  • Requerem somente a montagem e a conexão do cabo coaxial;
  • Não dependem de eletricidade para funcionar corretamente.

Contras:

  • Podem não receber o sinal de todos os canais;
  • Se o cabo coaxial for muito comprido, o sinal poderá ser muito fraco até chegar na televisão.

 

Antena Digital Externa Amplificada

Enquanto as antenas passivas transmitem os canais disponíveis sem a necessidade de energia elétrica, os modelos amplificados exigem uma tomada disponível. Elas possuem um amplificador interno que realiza duas funções, melhorar a intensidade do sinal recebido e garantir que o sinal chegue com amplitude suficiente na televisão ou conversor digital, permitindo o uso de cabos coaxiais mais compridos. Isso garante a disponibilidade da programação local mesmo em áreas remotas ou com grandes obstáculos entre a torre e a antena, como morros, montanhas, prédios e estruturas.

Prós:

  • Recebem o sinal com maior força;
  • Permitem o acesso aos canais, mesmo em áreas mais remotas, desde que estejam dentro das especificações da antena;
  • Permitem o uso de cabos coaxiais mais compridos sem que haja perda de sinal.

Contras:

  • Exigem uma tomada disponível para que o amplificador da antena funcione;
  • Possuem um custo maior.

 

O maior guia de compras de Antena Digital Externa

Enquanto a antena digital externa pode ser a melhor solução para você que deseja desfrutar da programação de TV aberta com a melhor imagem e som possível, é preciso sempre estar atento aos problemas que existem com esse tipo de antena, além das próprias limitações técnicas dessa tecnologia.

Há ainda a necessidade de prestar atenção nas diversas marcas e modelos, já que há uma verdadeira infinidade de antenas digitais externas disponíveis no mercado. Então saiba quais os problemas mais comuns entre elas.

É comum pensar que as antenas possuem uma recepção omnidirecional, ou seja, de todos os lados possíveis. No entanto, toda antena digital possui uma direção em que ela recepciona o sinal com mais facilidade. Verifique as informações sobre as direções em que as torres de transmissão estão em sua cidade e realize corretamente o alinhamento.

Climas de chuva e tempestade podem afetar a qualidade e força do sinal, podendo atingir valores abaixo dos necessários para que a TV ou conversor digital possa captar a transmissão de um canal. Isso é especialmente ruim nos casos em que o sinal de um canal já é recebido com baixa amplitude.

 

Obstruções entre a torre de transmissão e a antena digital externa de uma casa podem interferir e muito no sinal, já que essa tecnologia usa frequências mais altas, que são afetadas com maior facilidade que as frequências da televisão analógica.

Quanto maior a distância entre a torre de transmissão e a antena digital externa, menor será a amplitude do sinal digital. Isso pode fazer com que o sinal chegue muito fraco em uma residência, impedindo que o mesmo seja detectado pela TV ou conversor digital. Em alguns casos, nem mesmo uma antena digital externa amplificada é capaz de resolver o problema.

O tipo de cabo coaxial e a qualidade do mesmo também podem interferir na qualidade do sinal. Cabos coaxiais antigos, usados para a tecnologia de TV analógica, não atingem o mesmo padrão de qualidade exigido para os cabos coaxiais modernos. Além disso, o nível de atenuação de ruídos pode ser maior do que os necessários para a TV digital. Isso pode até mesmo impedir a detecção de um canal.

 

Como testar a sua Antena Digital Externa

É muito importante testar uma antena digital externa para avaliar se ela será capaz de atender a sua necessidade, além de verificar se a mesma está funcionando conforme as especificações do fabricante. Então, com a embalagem da antena em mãos, verifique se há problemas em seu exterior. Muitas das antenas digitais externas possuem partes metálicas frágeis, então é necessário dar uma atenção especial ao estado da embalagem. Depois disso, abra ela e remova todo o seu conteúdo. Verifique se todas as partes estão disponíveis, conforme o manual de instruções, e então prossiga com a montagem da mesma. Ela deve ser montada com facilidade, sem a necessidade de forçar quaisquer conexões.

Como a antena deve ser posicionada no local onde permanecerá instalada, é preciso posicioná-la nesse local de alguma forma. Caso seja possível colocar a antena de alguma forma provisória, apenas para as etapas de teste, então faça isso, pois é possível que você precise testá-la em outros locais. Do contrário, prossiga normalmente com o procedimento de instalação na sua parede ou telhado.

 

 

Com a antena posicionada no local correto, conecte ambas as pontas do cabo coaxial, uma na antena e a outra no ponto da TV ou conversor digital. Após isso, prossiga com a pesquisa pelos canais digitais, conforme o procedimento do seu dispositivo. Se todos os canais estiverem aparecendo corretamente, com áudio e vídeo, então a sua antena está funcionando devidamente. Do contrário, é necessário seguir com alguns testes para avaliar se ela está com problemas, se o problema é com alguma etapa da instalação ou mesmo se a antena escolhida é a ideal para a sua região.

Comece verificando os conectores do cabo coaxial, avaliando se o cabo escolhido é o correto e se não existem avarias visíveis no cabo. Após isso, realize a mudança da angulação da antena nos eixos em que isso for possível. Algumas antenas permitem apenas uma angulação no eixo vertical, outras também no eixo horizontal. Teste a pesquisa pelos canais com essas mudanças, avaliando se alguns canais desaparecem ou se os que faltavam aparecer estão sendo encontrados pelo seu dispositivo. Se mesmo assim não funcionar, então como uma última tentativa coloque a antena em outro local. Caso não funcione, existem duas recomendações: A primeira é entrar em contato com o fabricante, pois pode haver algum problema de fabricação com a antena; A segunda é contatar um técnico capacitado para verificar os níveis dos sinais disponíveis na sua residência, já que podem existir limitações da própria infraestrutura da emissora no local.

 

O que buscar em uma Antena Digital Externa

É muito importante conhecer os principais critérios para escolher corretamente uma antena digital externa. Com esses critérios, você saberá quais os melhores modelos estão disponíveis no mercado, escolhendo a opção certa para você. São eles:

 

Ganho
A potência de uma antena é determinante para avaliar se ela é capaz de atender à infraestrutura de transmissão da sua região. Os locais mais próximos das torres de transmissão podem não necessitar de tanta preocupação quanto a isso. No entanto, regiões mais distantes exigem antenas com um maior ganho, que é medido em decibéis. Quanto maior for esse número, maior é a sua capacidade de captar sinais mais fracos e menor é a capacidade da antena de sofrer interferências. Isso, porém, provoca uma desvantagem: ela se torna mais direcional, exigindo uma atenção maior ao posicionamento dela em direção à torre de transmissão.  

 

Material

É importante avaliar o material usado na fabricação de uma antena digital externa e isso ocorre por um motivo muito importante: ela estará exposta a todas as intempéries do local. Uma antena produzida com aço poderá não resistir muito tempo com chuva e sol, já que sofrerá corrosão e perderá qualidade muito rapidamente. Geralmente, o melhor material é o alumínio.

 

Tamanho e formato

Uma antena grande é capaz de captar com maior facilidade sinais mais fracos e o formato de uma antena determina a direção de onde a antena recebe o sinal. Então é importante avaliar esses critérios.

 

Tipo de antena

Em muitos casos, uma simples antena digital externa passiva será suficiente para desfrutar do conteúdo transmitido em uma determinada região. Mas existem casos em que somente uma antena digital externa amplificada é capaz de captar os sinais mais fracos.

 

Tamanho do cabo

Muitas antenas digitais externas já acompanham o cabo coaxial em seu kit. Nesses casos, eles já são dimensionados para o máximo que será permitido para ela. No entanto, existem situações em que o cabo que acompanha o kit é de tamanho insuficiente, ou sequer é incluso. Mas é preciso lembrar que cada antena comporta um comprimento máximo do cabo para que ela opere conforme as especificações do fabricante. Caso a antena que você deseja adquirir não acompanhe o cabo, verifique com o fabricante as recomendações conforme as especificações.

 

As melhores marcas de Antena Digital Externa

Aquário

A Aquário é uma empresa brasileira do segmento de telecomunicações com mais de 42 anos de existência. O foco dela é na produção e comercialização de tecnologias para a conectividade, através de telefonia, rádio e internet. Ela foi fundada em 1977 na cidade de Maringá, no Paraná e é nessa cidade em que o seu complexo industrial é localizado atualmente. Por ser uma marca totalmente nacional, ela conta com uma rede de atendimento e garantia em todo o Brasil, facilitando o pós-venda para os seus clientes. A Aquário conta com diversos modelos de antenas digitais em seu catálogo, ofertando alguns modelos externos.

 

Intelbras

Fundada em 1976 em São José, Santa Catarina, a Intelbras é uma fabricante de produtos para os segmentos de segurança, redes e telecomunicações. Seu catálogo oferece uma imensidão de soluções em TI. Conforme as revistas Exame, Você S/A e Época, a Intelbras é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e conta atualmente com mais de três mil colaboradores divididos entre as quatro instalações no Brasil. Em seu catálogo de produtos, a Intelbras oferece uma variedade de modelos de antenas digitais externas, com diferentes tecnologias de recepção de sinal.

 

Brasforma

A Brasforma é uma empresa brasileira que teve o seu início em 1987, em São Paulo capital. Atuando no ramo metalúrgico leve, ela esteve sempre presente no mercado de suportes para dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos. Em 2016 a empresa decidiu inovar, adentrando no segmento de antenas com o iminente fim da TV de sinal analógico. Hoje, a Brasforma está presente em diversas partes do mundo e oferece, em seu diverso catálogo de produtos, vários modelos de antenas digitais externas. São esses os modelos que integram a sua linha de antenas Sinal, com foco em qualidade e evolução tecnológica.

 

Prime Tech

A Prime Tech é uma fabricante brasileira que atua nos segmentos de produtos eletrônicos, elétricos e metalúrgicos. Ela foi fundada em São Paulo capital no ano de 1993 e na época produzia apenas placas de circuito impresso. Hoje, a Prime Tech conta com uma fábrica em Guarulhos, São Paulo. São 225 colaboradores diretos e indiretos que contribuem para o crescimento e inovação da marca. Em 2009 a marca passou a produzir antenas digitais para televisores, além de produtos de sua linha de elétrica. Em seu catálogo, a marca oferece diversos modelos, incluindo soluções de antenas digitais externas amplificadas.

 

ELG

Fundada em 2002 na cidade de Joinville, Santa Catarina, a ELG iniciou as suas operações com o desenvolvimento e produção de pedestais para sistemas de home theater. Lentamente, a marca foi ganhando espaço no mercado brasileiro, conquistando espaço nos segmentos em que atua. Nos dias de hoje, ela é muito conhecida por seus suportes e pedestais para dispositivos de áudio e vídeo, além de um de seus produtos mais famosos, o filtro de linha PowerCube. A ELG possui diversos modelos de antenas digitais, contando com versões de antenas externas passivas e amplificadas.

 

 

Philips

Mundialmente conhecida como uma das maiores empresas de eletrônicos do mundo, a Philips teve o seu início no ano de 1891, nos Países Baixos. O seu primeiro produto a ser produzido e comercializado foi a lâmpada incandescente. Do passado aos dias de hoje, a Philips inovou muito e hoje possui uma enorme gama de produtos, em diversos segmentos. No Brasil, a empresa é atuante há 83 anos e possui forte presença nos setores de bens de consumo. Em seu catálogo, a Philips oferece diversos modelos diferentes de antenas digitais, incluindo modelos internos e externos.

 

One For All

A One For All é uma marca comercial da Opeco, uma grande importadora e distribuidora de eletrônicos do Brasil com mais de 24 anos de atuação no mercado nacional. Ela conta com diversos acessórios para áudio e vídeo, suportes para televisores, controles remotos e fones de ouvido. Com o aumento nas transmissões de sinal digital no território nacional, a One For All decidiu trazer uma linha de antenas digitais, com diversos modelos. São opções para o uso interno e externo e nas versões passivas e amplificadas, que prometem conseguir captar os sinais mais fracos.

 

Capte

Com o objetivo de trazer novas soluções ao mercado de antenas digitais de alto desempenho, a Capte surgiu no Brasil em 2009. Em 2016 a empresa decidiu entrar em outros segmentos e passou a desenvolver e produzir produtos eletrônicos. Hoje a empresa conta com centenas de produtos em suas diversas linhas, mas ainda com grande foco no mercado profissional de antenas. Em seu catálogo de antenas digitais, a Capte oferece diversos modelos. Mesmo dentre as opções de antenas amplificadas, a empresa trás grande diversidade, com modelos de uso interno e de uso externo.


Proeletronic

A Proeletronic é uma empresa brasileira de produtos eletrônicos. Ela foi fundada no ano de 1991 em São José dos Campos, São Paulo, e em 2013 inaugurou a sua nova unidade fabril na cidade de Paraisópolis, Minas Gerais. Atualmente, a empresa está presente nos segmentos de TV digital, internet e telefonia, onde oferece uma grande diversidade de produtos, com mais de 200 itens em seu portfólio. Em sua linha de antenas digitais, a Proeletronic se mostra mais uma opção para o mercado nacional, com dezenas de modelos de antenas digitais, para uso interno e externo.

 

Fatos interessantes e guia

A história da TV digital no Brasil e no mundo não é tão antiga. Foi em 2007 que o Brasil estreou o seu sinal digital através do pronunciamento do Presidente da República. A primeira transmissão foi somente possível através do padrão japonês, que precisou passar por adaptações para não interferir com as outras frequências de rádio que eram até então usadas para outras tecnologias. Pouco tempo depois, alguns canais da TV aberta brasileira passaram a incorporar a nova tecnologia, pois na época, diversos modelos de TV de tela plana já traziam os conversores digitais embutidos em seu interior. 

Como houve uma legislação em favor da TV digital no Brasil, algumas leis foram criadas para regular esse segmento de radiodifusão, bem como determinar prazos para implantação e desligamento do já defasado sinal de televisão analógico. Em 2019, a grande maioria das cidades já havia interrompido a programação transmitida através de torres de transmissão analógicas e, até 2023, toda essa infraestrutura remanescente deverá ser encerrada. Isso gerou uma verdadeira corrida de inovação nas empresas brasileiras, que foram desenvolvendo novos produtos para esse segmento, como conversores digitais para televisores antigos e antenas digitais de todos os tipos.

 

Como instalar a sua Antena Digital Externa em 7 passos

  • Remova a antena e todos os acessórios de sua caixa e disponha todas as peças em uma mesa para seguir com a montagem;
  • Usando o manual de instruções, prossiga com a montagem de todas as peças;
  • Verifique o local onde a antena será colocada e prossiga com a fixação da antena;
  • Faça as devidas conexões com o cabo coaxial e com a fonte de alimentação, caso a antena seja amplificada;
  • Insira o conector do cabo coaxial no ponto que deverá receber o sinal digital, sendo uma TV ou um conversor digital;
  • Faça a pesquisa de canais no seu dispositivo;
  • Com a instalação concluída, agora é hora de aproveitar a programação da TV aberta.

 

10 dicas de cuidado e manutenção da sua Antena Digital Externa

  • É interessante contratar um técnico para realizar a instalação da antena, já que ela deve ser posicionada de forma correta.
  • Instale a sua antena em local adequado, usando ferragens e ferramentas adequadas para o peso dela. Uma instalação mal feita poderá provocar acidentes e destruir a sua antena.
  • Evite posicionar a sua antena digital externa debaixo de árvores frutíferas. A queda dos frutos poderá destruir a sua, caso caia em cima dela.
  • Utilize somente um cabo coaxial adequado para as especificações da sua antena. O uso de cabos de má qualidade poderá provocar perdas de sinal e indisponibilidade de programações.
  • Verifique sempre a integridade da antena e do cabo. Com o tempo, poderá ocorrer a oxidação do equipamento e dos terminais de conexão.
  • Com o tempo, a antena poderá sair do ângulo correto. Um dos sintomas para isso será a indisponibilidade de canais ou a perda do sinal, então esteja atento.
  • As antenas digitais externas amplificadas podem sofrer danos elétricos, então instale o equipamento somente em um local com uma rede elétrica adequada.
  • As antenas digitais externas podem sofrer danos com raios elétricos. Verifique as informações sobre esses eventos junto ao fabricante.
  • As antenas digitais externas podem fazer com que raios elétricos atinjam os equipamentos elétricos da casa. Em caso de tempestade elétrica, desligue os aparelhos.
  • Não se preocupe se houver a perda de sinal durante chuvas. Isso é comum e não significa que a antena está com algum defeito.

 

Fontes Informativas

https://canaltech.com.br/produtos/conheca-alguns-dos-melhores-modelos-de-antenas-digitais-de-2019/

https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2017/11/tv-digital-confira-passo-a-passo-para-instalar-a-antena-e-o-conversor-cja2qk0e504qa01o8z1dapmnp.html

https://sejadigital.com/como-funciona-o-sinal-digital/

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/antena.htm

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/01/aprenda-configurar-uma-antena-digital-na-smart-tv-da-samsung.html

 

FAQ

Como sintonizar uma antena digital externa?

A antena digital externa somente recebe o sinal e o envia ao seu televisor ou conversor digital. Após a conexão da antena, para saber como prosseguir com a sintonização dos canais, verifique o procedimento do seu aparelho de TV.

Por que a minha antena digital externa não pega um canal?

Cada emissora de televisão possui a sua rede de torres de transmissão. É por esse motivo que cada canal chega até a antena digital externa com uma amplitude de sinal diferente. Verifique se a sua antena possui a potência suficiente para receber o canal que você quer na sua região.

Por que a minha antena digital externa fica travando?

Perdas de sinal são ocasionadas por climas instáveis, problemas nos cabos e terminais, problemas com a torre de transmissão ou problemas com a própria antena. Verifique em nosso guia as principais dificuldades com essa tecnologia e entre em contato com o fabricante da sua antena.

Para onde apontar a antena digital externa?

Cada região de cada cidade possui uma direção diferente para onde deve ser apontada a sua antena digital externa. Verifique as informações com a localização das torres de transmissão da sua região junto às redes de televisão aberta.

Qual antena digital é melhor, a interna ou externa?

Para cada aplicação existe o mais adequado. Em regiões centrais de cidades sem muitos morros, uma simples antena digital interna pode ser o suficiente para receber o sinal com qualidade. No entanto, quanto maior a cidade, quanto mais obstáculos e quanto mais distante você estiver das torres de transmissão, mais você precisará de uma boa antena digital externa.

O que é dBi nas antenas digitais externas?

O dBi é uma escala de decibéis usada para determinar o ganho de uma antena digital externa. Quanto maior for esse número, maior a potência da antena.

1 estrella2 estrellas3 estrellas4 estrellas5 estrellas (sem avaliações até o momento)
Loading...