🥇 Melhores Churrasqueiras Elétricas 2025 - Comparativos, Reviews & mais
Para ajudá-lo a conhecer e escolher a melhor churrasqueira elétrica, nós realizamos diversos testes para avaliar a potência, durabilidade e muito mais. Confira o guia.
Lista com os melhores Churrasqueiras Elétricas de 2025
Última atualização em:
O que é uma Churrasqueira Elétrica?
Através da rede elétrica, esse tipo de churrasqueira aquece o alimento com temperaturas equivalentes a uma churrasqueira tradicional. Ela pode funcionar com uma resistência elétrica ou um aquecedor infravermelho. Ambos os métodos buscam aquecer o alimento a uma temperatura ideal para o preparo, trazendo sabor e saúde, já que ela ajuda a reduzir a quantidade total de gorduras no alimento. Por não depender da brasa do carvão, a gordura que derrete durante o cozimento escorre para um coletor, geralmente com água, reduzindo a quantidade de fumaça e impedindo a formação de labaredas, que podem queimar totalmente o alimento se não contidas a tempo.
Como uma Churrasqueira Elétrica funciona?
As churrasqueiras elétricas mais simples possuem resistências elétricas. O condutor que existe no interior do elemento aquecedor, geralmente uma liga metálica chamada de nicromo, possibilita a conversão de eletricidade em calor. Isso ocorre devido à lei de Joule, um processo resistivo que acontece quando a eletricidade percorre o condutor e encontra uma resistência. Enquanto um fio de cobre oferece baixa resistividade, a liga usada nos elementos aquecedores possuem alta resistividade, o que induz esse fenômeno e possibilita o aquecimento. As resistências elétricas das churrasqueiras suportam altas temperaturas e, por serem blindadas, são seguras contra acidentes elétricos.
Já os modelos com aquecedores por infravermelho operam através de um princípio bem diferente. A energia elétrica é convertida em radiação infravermelha, que aquece o alimento próximo e proporciona o cozimento do mesmo. São vários os tipos de emissores infravermelho encontrados nas churrasqueiras desse tipo, mas todos funcionam através do mesmo princípio e oferecem praticidade na hora de fazer um churrasco.
Alguns modelos trazem controlador de temperatura e outros funcionam somente na potência máxima, assim que conectadas na tomada. É extremamente importante ressaltar que esses eletrodomésticos são muito potentes e por isso exigem, na grande maioria dos casos, uma tomada dedicada com circuito elétrico apropriado, pois do contrário existe a possibilidade de dano no produto, na tomada e até na fiação elétrica da residência. Nós iremos falar mais sobre isso ao longo do guia.
Vantagens e Aplicações
As churrasqueiras elétricas são eletrodomésticos muito práticos e proporcionam deliciosos pratos, com rapidez e sem muita bagunça. Por reduzirem a quantidade de gordura durante o cozimento, torna-se ainda uma opção de preparo mais saudável. De carnes a vegetais, cabe a você a criatividade na hora de cozinhar, criando pratos e refeições especiais e saborosas, dentro de casa, no quintal, ou até para levar em um acampamento, sem se preocupar com o preparo do carvão, a bagunça, fumaça e sujeira do churrasco tradicional.
Quais os tipos de Churrasqueiras Elétricas estão disponíveis?
Seja por aquecimento de uma resistência elétrica ou por infravermelho, as churrasqueiras elétricas são muito comuns no Brasil e dão a você uma ótima opção para cozinhar. Facilitando o dia a dia ou até unindo a família para aquele fim de semana especial com um churrasquinho, são várias marcas e modelos disponíveis para você adquirir. Aqui mostramos os tipos de churrasqueira elétrica que você encontra no mercado.
Churrasqueira elétrica com aquecimento por resistência elétrica
Disponível no mercado em diversos preços e tamanhos, todas compartilham o mesmo tipo de aquecimento: a resistência elétrica. As mais comuns são com grelhas e possuem bandejas que compartilham duas funções, que é armazenar a água, evitando a formação de fumaça e coletar a gordura. Podem ser de bancada ou de chão, e oferecerem ajuste de temperatura através de um potenciômetro. Há uma pequena distância entre a grelha e a resistência elétrica, para que o calor no alimento seja suficiente para cozinhá-lo e dar o sabor de churrasco. Já que o aquecimento ocorre somente de um lado, o alimento precisa ser virado para que seja assado em ambos os lados.
Desse tipo há também modelos para espetos em vez de grelhas. Alguns usam, inclusive, motores que giram lentamente e constantemente os espetos, para igualar os assados. Nas versões para espetos não há a necessidade de água nos coletores, que servem apenas para a coleta da gordura eliminada durante o cozimento do alimento.
Existem alguns modelos de churrasqueiras com resistência elétrica para embutir. Esses são bem mais caros e oferecem o melhor acabamento.
Prós:
Contras:
Churrasqueira elétrica com aquecimento por infravermelho
Esse tipo de churrasqueira elétrica assa o alimento através de emissores de radiação infravermelho. Por conta disso, aquecem com maior velocidade e atingem altas temperaturas, oferecendo uma fidelidade de sabor mais similar ao churrasco tradicional. A qualidade de construção desse tipo de churrasqueira costuma ser de maior qualidade, então a durabilidade dela também pode ser maior que o outro tipo e seu custo também costuma ser maior.
Existem modelos com o irradiador de infravermelho na parte inferior e na parte superior. O primeiro é mais comum no mercado e possui uma estrutura similar à churrasqueira de resistência elétrica com grelha, com um coletor de gordura que não precisa de água, os irradiadores nas laterais inferiores e a grelha na parte superior. Os modelos com irradiador na parte superior possuem um suporte similar ao de uma luminária e irradiam o infravermelho no sentido oposto, onde há uma chapa para o posicionamento do alimento.
Prós:
[/checklist]
- Atingem altas temperaturas e aquecem mais rapidamente;
- Possuem uma produção mais uniforme de calor;
- O alto calor vaporiza parte da gordura que escorre, diminuindo a sujeira;
- A temperatura não é influenciada por fatores externos como vento e temperatura do ambiente.
[//checklist]
Contras:
O maior guia de compras de Churrasqueiras ElétrZicas
A churrasqueira elétrica pode ser a solução ideal para você que deseja fazer um churrasco sem os problemas e dificuldades que o tradicional oferece, então vamos ajudá-lo a decidir qual comprar.
Como há uma enorme quantidade de marcas e modelos no mercado, com grandes variações de preços, é preciso conhecer os problemas mais comuns dos diversos tipos e saber como lidar com eles.
Qualquer churrasqueira elétrica exige uma instalação elétrica correta. Esteja atento à potência e tensão do modelo. O mais comum é que os modelos de 127v exijam uma tomada de 20a. Usar adaptadores é um grande risco e pode provocar até incêndios na rede elétrica da residência.
Se o fio ou a tomada da churrasqueira estiverem esquentando, então é sinal de que a sua rede elétrica não esteja dimensionada para o produto. Na dúvida, contrate um eletricista. É melhor gastar com um profissional do que correr o risco de provocar graves acidentes.
Como o seu consumo elétrico é alto, o uso frequente pode impactar nas contas de luz. Esteja atento a isso na hora de decidir se é a melhor opção e qual modelo é mais indicado para você.
É preciso cuidar bastante da limpeza. Como elas aquecem muito o alimento, é comum que ocorra a carbonização do alimento nas grelhas, dificultando a higienização. Garanta que cada canto do eletrodoméstico esteja limpo e seco antes de sua utilização, lembrando que somente alguns modelos exigem água na bandeja coletora.
Geralmente há somente o controle de temperatura da churrasqueira inteira, então pode não ser possível assar diversos tipos de alimentos ao mesmo tempo.
Nos modelos de grelha e de espeto sem motorização é necessário que se mude manualmente o lado do alimento que está sendo assado, exigindo um nível de atenção durante o preparo.
Quando decidir que a churrasqueira elétrica é sim a opção ideal para você que busca preparar churrascos em casa, então precisará escolher a marca e modelo ideal. A variedade no mercado brasileiro é enorme, são muitas opções para você escolher e é comum ficar perdido em meio a isso, correndo o risco de optar por um que não atende o que você precisa. Vamos ajudá-lo a escolher a churrasqueira elétrica ideal, para que não haja surpresas desagradáveis na hora do uso.
O mais importante no começo é definir o orçamento, pois existem churrasqueiras elétricas de todos os preços imagináveis. Depois é preciso definir a quantidade de alimento que você deseja cozinhar ao mesmo tempo, pois há também uma grande variedade de tamanhos. Ela será colocada na bancada ou no chão? Esse é outro fator importante. E lembre-se, antes de comprar é imprescindível verificar se a potência do produto escolhido é compatível com a rede elétrica.
O que fazer após a compra
Abra a caixa e verifique se não existem avarias no produto e nos acessórios. Dê uma olhada com atenção no cabo e no conector. Se houver qualquer problema, entre em contato com o vendedor e solicite uma troca.
Com o produto inspecionado e limpo, coloque no local em que pretende usar. Se o modelo exigir água na bandeja coletora, coloque a água e ligue o aparelho na tomada. Sem tocar na parte que realiza o aquecimento, verifique se o mesmo está funcionando. Verifique o seletor de temperatura e ajuste em diversas posições para ter certeza de que está funcionando. Se tudo estiver conforme o esperado, remova da tomada e verifique se o conector e o cabo apresentaram aquecimento. Pode ser interessante contatar o fabricante caso o cabo ou o conector esquentem.
Os modelos com espetos motorizados devem ser testados para avaliar se estão funcionando conforme as especificações do fabricante. O não funcionamento correto pode indicar um problema de fabricação e o mesmo deve ser devolvido ou trocado. Qualquer eventual peça plástica que o produto possuir estiver derretendo, é sinal de problema e a churrasqueira elétrica deve ser imediatamente desligada.
Após os testes, se estiver tudo normal, faça uso dela com um alimento. Verifique se o aquecimento está como especificado e se o alimento está sendo assado corretamente. Alguns fabricantes informam os tempos de cozimento para cada tipo de alimento, então verifique se isso está aproximadamente conforme o informado. Mas lembre-se que a temperatura do alimento antes do cozimento bem como a espessura do mesmo podem afetar esses tempos. O fabricante informa valores que servem somente como referência.
O que buscar em uma churrasqueira elétrica?
Você deve estar atento a algumas informações sobre as churrasqueiras elétricas para que faça a melhor compra.
O tamanho útil da churrasqueira elétrica, ou seja, o espaço dela que pode ser usado para assar o alimento determinará a quantidade de comida que poderá ser preparada. Compare a sua demanda com as informações técnicas de cada modelo.
A potência da churrasqueira define duas coisas, quão rápido ela aquece e qual a sua capacidade de formar a tão desejada crosta do churrasco. Uma churrasqueira de potência baixa pode ser capaz apenas de assar lentamente o alimento, tornando-o seco e com sabor inferior, enquanto a de potência alta pode deixá-lo com uma deliciosa crosta e bem suculento ao mesmo tempo. Mas esteja sempre atento à questão da instalação elétrica.
Você quer usar a sua churrasqueira na mesa ou no chão? Está em busca de um modelo para embutir na bancada ou no balcão? É importante decidir onde ela será colocada para escolher a que irá melhor lhe atender.
O tipo de aquecimento é outro fator importante. Os modelos que usam infravermelho conseguem preparar um alimento com maior qualidade do que modelos com resistência elétrica.
Outro ponto importante é decidir se prefere ficar mais atento ao alimento e virar quando necessário ou se prefere usar um equipamento com espetos metálicos motorizados.
As melhores marcas de Churrasqueiras Elétricas
Cotherm
A Cotherm é uma indústria nacional de equipamentos de cozinha residencial e industrial que existe desde 1972. Ela possui uma grande variedade de churrasqueiras elétricas em seu catálogo. Todos os modelos produzidos pela marca fazem uso de resistências elétricas e há até um modelo de embutir na bancada. Com essa grande quantidade de diferentes modelos, a Cotherm consegue atingir diversos públicos diferentes, com modelos pequenos e baratos até equipamentos mais robustos para grandes quantidades de alimento. Apesar disso, a Cotherm não possui churrasqueiras elétricas para uso com espetos metálicos e todos os modelos funcionam com grelha ou com chapa/grill.
Cadence
Com a oferta de cinco modelos diferentes de churrasqueiras elétricas em seu catálogo, a Cadence se apresenta como mais uma opção de eletrodomésticos no Brasil. Ela faz parte do grupo JCS Brasil e todos os seus modelos possuem aquecimento por resistência elétrica. Há uma opção de churrasqueira elétrica de chão, a Grill Menu II, com pernas que a posicionam em uma altura razoável para a manipulação dos alimentos. Há também um modelo para espetos metálicos com rotação automática, o Automatic Grill. Essa versão apresenta um outro diferencial que é uma chapa na parte superior do produto. Com exceção desse último, as suas churrasqueiras apresentam o formato padrão com bandeja coletora e grelha.
Fischer
Com longa tradição no Brasil, a Fischer é uma indústria de eletrodomésticos fundada em 1966 pelos irmãos Ingo Fischer e Nivert Fischer. Seu complexo industrial em Brusque, SC, possui 150.000 metros quadrados construídos. Em seu catálogo existem três diferentes modelos de churrasqueiras elétricas, todos com aquecimento através de resistências elétricas. Um dos modelos possui acabamento premium e é uma churrasqueira de embutir em alvenaria, com espetos metálicos e motor de rotação automática. Os outros dois modelos são bem similares e mudam somente no tamanho, sendo o Swift Grill uma versão compacta e mais econômica e o Grill a versão de maior tamanho.
Refracon
A Refracon é uma indústria de Santo Antônio do Jardim que atua na produção e comercialização de churrasqueiras, fornos, lareiras e fogões. Foi fundada em 2000 com o objetivo de atuar no segmento de refratários pré-moldados, usados para construção de fornos e churrasqueiras. Hoje ela possui um complexo industrial de 58.000 metros quadrados e oferece uma opção para quem busca por uma churrasqueira elétrica de embutir na bancada, com aquecimento através de resistência elétrica e acabamento premium, com construção em inox. Ela também oferece opções mais tradicionais, como churrasqueiras em alvenaria e a gás, além de acessórios e outros equipamentos para cozinhas residenciais e industriais.
Arke
Com um catálogo repleto de opções, a Arke é uma das fabricantes de churrasqueiras elétricas com uma das maiores variedades do Brasil. Com sua sede em Caxias do Sul, ela promete entregar com os seus produtos o sabor do tradicional churrasco gaúcho. Suas churrasqueiras elétricas são aquecidas através de resistência elétrica e existem modelos para embutir na alvenaria e de bancada. Todos eles funcionam com espetos metálicos e possuem sistemas motorizados que automatizam o giro. Eles possuem capacidades entre três a cinco espetos. A qualidade do acabamento varia com o tipo de churrasqueira e são usados aço carbono e aço inox em seus equipamentos.
Felesa
A Felesa é uma fabricante gaúcha especializada em churrasqueiras elétricas, a gás e a carvão, fundada em 1989. Oferecendo em seus equipamentos um padrão de qualidade de acabamento premium, ela apresenta em seu catálogo para uso em bancada e para embutir em alvenaria. Nas versões mais simples, com grelha, o responsável por assar os alimentos são as tradicionais resistências elétricas. Já nas versões de espetos metálicos e com motores de rotação automática, os alimentos são assados através de queimadores de quartzo infravermelho, um elemento aquecedor com capacidades de oferecer uma temperatura bem maior e que promete dar aos alimentos um sabor mais próximo ao do churrasco tradicional.
Mondial
Muito conhecida no Brasil e também presente em diversos países do mundo, a Mondial foi fundada em 1999. Ela possui atualmente dois complexos industriais, um em Manaus no Amazonas e o outro em Conceição do Jacuípe, na Bahia. Em meio aos diversos segmentos de eletrodomésticos na qual a empresa atua, a Mondial possui uma linha de churrasqueiras elétricas. Os modelos da fabricante possuem aquecimento através de resistências elétricas e todas possuem grelha para assar os alimentos. Ela oferece dois modelos de chão e quatro de bancada, sendo uma pequena e mais simples e todas as outras com controle de temperatura.
Fatos interessantes e guia
O mercado de grelhas e churrasqueiras elétricas representou em 2018 um total de 3,68 bilhões de dólares. A população mais jovem, cada vez mais interessada em culinária, foi responsável por um considerável aumento no valor desse mercado. Os consumidores em geral estão preferindo consumir esse tipo de alimento em suas casas e as churrasqueiras elétricas possibilitam isso, sem que seja preciso lidar com o preparo do carvão, a constante adição dele, com a bagunça e fumaça. É justamente por conta dos problemas com o churrasco tradicional que muitos moradores de apartamento podem apreciar esse alimento em suas residências.
O estilo de vida dos consumidores tem mudado muito nos últimos anos e a tendência atual é de que esses consumidores busquem cada vez mais produtos premium e com maiores avanços tecnológicos, o que pressiona o mercado a agregar funcionalidades como portabilidade, facilidade de instalação e uso, além da durabilidade e impacto ambiental de sua produção e de seu uso no cotidiano. As principais marcas têm investido cada vez mais em inovação e tecnologia. Já existem fora do Brasil até modelos com touchscreen e as inovações não irão parar por aí, com toda a pressão causada por consumidores cada vez mais sedentos por tecnologia.
Como instalar a sua Churrasqueira Elétrica em 10 passos
Atenção, para equipamentos mais complexos como os de embutir ou de aquecimento por infravermelho, seguir conforme explicitamente informado pelo fabricante em seu manual de instalação.
Sua churrasqueira está agora pronta para uso.
10 dicas para cuidado e manutenção
É de extrema importância que o equipamento seja sempre ligado na rede elétrica através de tomadas e fiações adequadas, sem qualquer uso de adaptadores, extensões elétricas e benjamins. Existem diversas notícias de casas que já foram incendiadas pelo uso incorreto de churrasqueiras elétricas.
Se houver qualquer indício de aquecimento da fiação e conector da tomada, o equipamento deve ser imediatamente desligado e o problema relatado para o fabricante. Isso pode indicar tanto problema na sua rede elétrica quanto problema de fabricação do equipamento.
As resistências elétricas vão sofrendo oxidação com o tempo e eventualmente a troca da mesma ou do produto deve ser realizada. Verifique sempre o estado de conservação da sua resistência elétrica antes de ligar o equipamento na rede elétrica.
Mantenha sempre a churrasqueira bem limpa. Deixar restos de alimentos nela pode provocar o acúmulo de bactérias, que contaminarão futuros alimentos assados nela e poderão ainda acelerar processos de corrosão.
Deixar a sua churrasqueira elétrica em locais com muita umidade pode provocar danos nas partes metálicas. Mesmo com o uso de aço inoxidável, a corrosão ainda ocorre e não se preocupar com isso pode reduzir a vida útil do equipamento.
Nos equipamentos com queimadores por infravermelho há a necessidade de cuidado extra com esses elementos aquecedores. Eles são mais sensíveis que as resistências elétricas e suas substituições custam mais caro.
Nas churrasqueiras com peças plásticas, verifique sempre se estão intactas. Caso perceba que está ocorrendo um derretimento das mesmas será necessário contatar o fabricante, pois pode haver algum problema com o elemento aquecedor.
Opere as churrasqueiras elétricas sempre conforme informado pelo fabricante no manual de uso, pois o uso incorreto pode carbonizar o alimento e até provocar acidentes.
Apesar de toda churrasqueira elétrica prometer assar os alimentos sem fumaça, carnes muito gordurosas podem provocar gotejamento excessivo de gordura no elemento aquecedor, provocando fumaças. Use o equipamento sempre em locais com ventilação, ou espaços internos com janelas abertas.
Use o equipamento somente em superfícies planas e regulares, do contrário o gotejamento de gordura poderá ocorrer em partes do coletor sem água, provocando muita fumaça e aquecendo o alimento em excesso.
Alternativas às Churrasqueiras Elétricas
Existem algumas alternativas interessantes para as churrasqueiras elétricas. As chapas, também conhecidas como grills, funcionam também com resistências elétricas, que aquecem toda a superfície em que o alimento é preparado, como uma espécie de frigideira bem quente. Há também as churrasqueiras à gás, que possuem queimadores como os de fogão ou mesmo queimadores de infravermelho e oferecem excelente resultado. Muitas churrascarias rodízio no Brasil e em outros países usam inclusive esse tipo.
Fontes Informativas
https://setorenergetico.com.br/como-usar-churrasqueira-eletrica/
https://portalutil.com.br/dicas/como-usar-churrasqueira-eletrica/
https://seudireito.proteste.org.br/churrasqueira-eletrica-como-escolher-usar/
https://www.westwing.com.br/guiar/churrasqueira-eletrica/
FAQ
Chapa/grill é churrasqueira elétrica?
Não são consideradas churrasqueiras elétricas, pois não atingem as mesmas temperaturas que uma churrasqueira.
A churrasqueira elétrica dá choque?
É muito comum no Brasil que as tomadas não estejam adequadas conforme as normas, que exigem aterramento. A ausência de aterramento pode provocar choques nos usuários, pois um eventual fluxo de eletricidade nas partes metálicas não é direcionado para o terra.
Por que colocar água na churrasqueira elétrica?
A água nas bandejas coletoras possuem duas funções, manter a gordura que escorre a uma temperatura baixa para que não haja formação de fumaça e impedir que o alimento e a resistência atinjam temperaturas muito altas.
Onde colocar água na churrasqueira elétrica?
Os modelos que necessitam de água quase sempre incluem bandejas coletoras de resíduos e ali devem ser colocadas até um certo nível, geralmente informado na própria bandeja ou no manual de uso. Verifique sempre no manual se a sua churrasqueira elétrica exige o uso de água.
Qual a melhor churrasqueira, elétrica ou a gás?
Isso depende de alguns fatores. As churrasqueiras elétricas são mais práticas e fáceis de usar, mas os modelos à gás podem ser no final das contas mais econômico. O ideal é avaliar se você busca uma solução simples ou algo mais trabalhoso para uso a longo prazo.