🥇 Melhores Ferros de Passar 2024 - Comparativos, Reviews & mais
Para saber como escolher o melhor ferro de passar, nossa equipe fez uma tabela de comparação que inclui potência, material e pesagem dos melhores ferros do mercado.
Lista com os melhores Ferro de Passar de 2024
Última atualização em: O produto "Walita Passar a Vapor Série 5000" foi retirado da tabela para reavaliação.
O que é um ferro de passar?
O ferro de passar é um pequeno eletrodoméstico que, ao ser aquecido, é usado para remover vincos e alinhar as roupas. Quando o ferro é ligado, o usuário pode posicioná-lo sobre uma peça de roupa, onde a combinação de calor (e, em alguns casos, do vapor da água) com a pressão do ferro é capaz de remover as rugas e vincos das roupas, fazendo o que chamamos de passar a roupa.
Como um ferro de passar funciona?
O ferro a seco de forma tradicional funciona através da energia elétrica, que é transformada em calor no ferro que, junto com o seu peso, fornece o calor necessário para passar as peças de roupas.
Já o ferro a vapor contém um sistema reservatório de água que, ao esquentar a água, produz o vapor que sai da base do ferro de passar. Daí, o vapor entra em contato com as fibras do tecido e libera a tensão mecânica de suas moléculas, deixando as roupas mais macias e fáceis de alinhar. Neste tipo de ferro, é fundamental que o reservatório esteja sempre com água no momento do uso, já que deixá-lo sem água pode superaquecer e causar danos ao produto.
Vantagens & Aplicações
Ter um bom ferro de passar roupa pode ser muito útil para o dia a dia doméstico. Ainda que o aparelho já exista há mais de 100 anos, as novas tecnologias e funcionalidades permitem que os ferros de passar roupa atuais sejam cada dia mais fáceis de usar, mais seguros e até mesmo mais eficientes, evitando danos às roupas.
Por isso, para quem costuma passar roupa em casa, vale a pena investir em um bom ferro de passar. Ele pode durar anos de uso e garantir que suas roupas (incluindo as de cama, mesa e banho) fiquem alinhadas, organizadas e sempre arrumadas, sem aquele aspecto amassado.
Quais os tipos de ferro de passar estão disponíveis?
Basicamente existem dois tipos de ferro de passar roupa: o ferro a seco e o ferro a vapor.
O ferro a seco é o modelo mais tradicional da categoria. Sua estrutura atinge altas temperaturas e é capaz de passar as roupas com muita eficiência, embora exija um pouco mais de tempo e esforço para roupas muito amassadas ou pesadas. No geral, os ferros a seco são feitos de materiais altamente resistentes que duram bastante tempo, o que os torna muito econômicos.
No entanto, é necessário um pouco mais de experiência e cuidado com este tipo de ferro, já que como sua base atinge altas temperaturas, é possível se queimar com mais facilidade.
Além disso, geralmente sua estrutura é mais resistente, mas também mais pesada, o que pode ser um pouco cansativo para quem precisa passar grandes quantidades de roupa.
Já o ferro a vapor conta com um reservatório por onde a água sai em forma de vapor, o que permite passar roupas com pouco esforço e muita eficiência. Isso porque esse vapor ajuda a deixar a roupa menos seca e mais maleável, tornando o processo de passar bem mais suave do que com o ferro a seco. Este tipo de ferro costuma ser mais fácil e seguro de usar do que a primeira opção.
Por outro lado, é necessário abastecer o reservatório de água de forma constante, já que o aparelho não funciona sem água. Além disso, é comum ocorrer vazamento de água pelo reservatório, por isso é preciso cuidado com a limpeza e a manutenção de sua superfície para não causar danos ao aparelho. E, por fim, o ferro a vapor também consome mais energia do que o primeiro modelo, já que o acionamento do termostato inicial ocorre com maior frequência.
Ao fazer uma pesquisa sobre os melhores ferros de passar do mercado, você vai perceber que alguns modelos costumam oferecer as duas funções (a seco e a vapor) em um único aparelho, o que pode ser um grande diferencial para passar uma grande variedade de peças com tecidos e estruturas diferentes.
Por último, também existe uma variação conhecida como ferro de passar para viagem, que pode ser a seco ou a vapor. Este tipo costuma ser bem mais leve, compacto e com uma estrutura que pode ser levada na bagagem sem nenhum tipo de problema.
É muito comum que os ferros de passar deste tipo apresentem a função de vaporização vertical, onde é possível utilizar o ferro “em pé” sem a necessidade de uma tábua de passar roupa – o que pode ser especialmente útil para quem precisa estar sempre bem arrumado em viagens de negócios, por exemplo.
O maior guia de compras sobre ferro de passar
Neste guia completo você encontrará tudo o que precisa saber antes de adquirir um ferro de passar roupa: quais características prestar atenção para escolher a melhor opção, quais funcionalidades são mais úteis e quais são as 10 principais marcas que produzem ferros de passar roupa atualmente.
Mas, antes de seguirmos para essas informações práticas, é importante destacar que alguns cuidados são necessários para o uso desse aparelho.
Primeiro, é preciso ter muita atenção ao ligar e utilizar o ferro para não causar acidentes como queimaduras. E até mesmo nos ferros a vapor é importante ter cuidado, não deixando o ferro perto de crianças e sempre prestando muita atenção ao utilizar e posicionar o aparelho.
No caso do ferro a seco, ele também pode agarrar na roupa, principalmente em estampas e tecidos mais elaborados. Por isso, é necessária muita atenção ao passar e também buscar alternativas para amaciar as peças se preciso, para evitar danificar as roupas.
Outro ponto é que, mesmo com toda tecnologia e modernidade, alguns ferros de passar ainda são pesados e podem cansar depois de um tempo de uso. No geral, a pesagem deste tipo de aparelho fica em torno de 1 kg e pode chegar até 2,5 kg. Dessa forma, quem costuma ter uma grande quantidade de roupas para passar deve prestar atenção para escolher os modelos mais leves que serão menos cansativos.
Além disso, vale mencionar que o ferro de passar é um dos eletrodomésticos que mais consome energia entre seus pares, muitas vezes perdendo apenas para o chuveiro elétrico. Isso justifica a importância das funções econômicas que já estão inclusas nos ferros de passar mais modernos, incluindo o desligamento automático que, além de proporcionar maior segurança, também ajuda a economizar energia elétrica ao desligar o aparelho automaticamente após alguns minutos ou até mesmo segundos sem uso.
Por fim, as melhores marcas de ferros de passar roupa oferecem garantia em torno de 12 meses aos seus consumidores. Por isso, o ideal é fazer um teste prático com o produto usando suas diferentes funcionalidades assim que possível. Caso o resultado do teste aponte qualquer defeito ou irregularidade, basta entrar em contato com a marca imediatamente, sempre tendo em mãos todas as informações do produto testado.
Definições
Após escolher o tipo de ferro de sua preferência, é importante conhecer os atributos dos melhores produtos do mercado e o que você precisa saber antes de comprar um ferro de passar. Ao fazer um estudo dos tópicos a seguir, você estará preparado para fazer uma avaliação criteriosa e um comparativo entre os melhores produtos do mercado.
Potência e consumo de energia
A potência do ferro de passar influencia diretamente na velocidade com a qual o aparelho irá esquentar e também no seu consumo de energia. Em outras palavras, quanto maior a potência do ferro, mais rápido ele conseguirá alcançar altas temperaturas para passar as roupas. Por outro lado, as potências mais altas também são responsáveis por um maior consumo de energia, portanto é necessária uma avaliação para saber a potência mais adequada para cada caso.
Em média, a potência dos ferros de passar varia entre 1000 e 2000 W, dependendo da voltagem do aparelho. Caso você não abra mão da alta potência para uma melhor performance, uma dica é optar pelos ferros que oferecem algum modo econômico de energia, como o desligamento automático, por exemplo. Além disso, sempre desligue o aparelho na tomada ao interromper o uso, mesmo que por pouco tempo, deixando-o ligado somente quando estritamente necessário para passar as roupas.
Por último, é muito importante que a tensão elétrica do ferro seja compatível com as das tomadas da sua casa, que pode ser de 127 ou 220 V.
Material da base
A base do ferro de passar é um dos aspectos mais importantes deste tipo de aparelho.
Da mesma forma que uma base antiaderente em um ferro a vapor tende a deslizar melhor pelas roupas, ajudando a desamassá-las sem muito esforço, uma base muito rígida e seca pode grudar e danificar os tecidos, se tornando um grande pesadelo para o dono das peças.
Dessa forma, é melhor que, além de a base do ferro ser feita de um bom condutor de energia térmica, ela também seja antiaderente. Dessa forma, além de evitar o superaquecimento, o ferro deslizará melhor pelas roupas e não grudará nas peças, proporcionando uma eficácia muito superior às demais superfícies não antiaderentes.
Veja abaixo os materiais mais comumente encontrados nos ferros de passar roupa:
Capacidade e desempenho
Enquanto a performance do ferro de passar a seco está diretamente associada à sua capacidade de atingir altas temperaturas, no ferro de passar a vapor o tamanho do reservatório de água é muito importante para definir por quanto tempo é possível passar roupas sem interrupção.
No geral, a média dos reservatórios de água dos ferros a vapor varia entre 200 a 400 ml de água. Quem precisa passar muita roupa pode preferir um modelo com uma maior capacidade, para evitar muitas paradas para adicionar água no reservatório. Enquanto quem costuma passar roupas de forma muito esporádica, não precisa se preocupar com esse controle e pode adquirir um reservatório menor sem problemas.
Peso e tamanho
A pesagem do ferro é um aspecto muito importante deste tipo de produto e que muitas vezes é deixado de lado pelos consumidores.
No entanto, vale notar que o peso interfere de forma significativa na facilidade (ou dificuldade) de passar a roupa. Enquanto os ferros mais leves que pesam menos de 1kg são mais fáceis de usar, mesmo para grandes quantidades de roupa, os ferros mais pesados, que podem ter entre 1,5 kg e até 2,5 kg, podem ser muito cansativos e tornar o trabalho árduo, mesmo com uma quantidade menor de peças para passar.
De fato, o peso do ferro ajuda a desamassar roupas mais pesadas e vincos, por exemplo. No entanto, a estratégia de passar a roupa com ferros muito pesados pode ser extremamente cansativa para quantidades abundantes de roupa, por isso vale a pena fazer um exame em relação ao peso antes de escolher a melhor opção para você. Uma dica é fazer um teste de produto, como um experimento, indo a uma loja presencial e segurando em alguns ferros com pesos diferentes. E, então, guarde em seu registro o peso do vencedor do teste, que será aquele com o qual você se sentiu mais confortável.
Além disso, os modelos mais ergonômicos também ajudam muito a tornar o uso mais fácil e rápido. Alguns exemplos incluem o cabo anatômico, fácil de pegar e mover, uma base para descanso, que ajuda a posicionar o ferro com segurança na tábua de passar e um fio que gira 360°, que junto com um cabo giratório permitem maior liberdade de movimentos, algo especialmente útil para passar peças maiores e mais elaboradas.
Outras funções
Além das características acima, os ferros de passar mais modernos já oferecem uma variedade de funcionalidades em um mesmo aparelho. Para saber como encontrar a melhor opção, considere suas preferências de uso, assim como o nível de experiência com o aparelho que pode exigir mais ou menos funções para o uso adequado.
Agora, veja abaixo algumas das principais funcionalidades que alguns ferros de passar roupa apresentam:
Marcas
Nesta seção, apresentaremos as 10 principais marcas de ferros de passar roupa, para que você possa fazer uma análise comparativa e emitir uma opinião sobre a melhor opção.
Philips Wallita
A Walita é uma marca originalmente brasileira que existe desde a década de 30, e que foi classificada como a principal fabricante de equipamentos para cozinha da América Latina em 1960. A marca foi reconhecida como uma grande pioneira na fabricação de eletroportáteis inovadores e, graças a todo esse sucesso, foi incorporada à Philips em 1971, se tornando o que hoje conhecemos como Philips Walita.
Atualmente, a marca de nome duplo é reconhecida por seus aparelhos eletroportáteis inovadores e de alta qualidade, inclusive eleita em uma classificação da Datafolha como a melhor marca de eletroportáteis em 2018. Em seu extenso portfólio, a marca oferece uma boa variedade de ferros de passar roupa, incluindo modelos a vapor com função de vaporização vertical, com opções para todos os níveis de experiência e orçamento.
Philips
A Philips é uma empresa de tecnologia diversificada de origem holandesa, que atua no Brasil desde os anos 20 entregando inovações significativas nas áreas de cuidados com a saúde, estilo de vida do consumidor e iluminação. Hoje a empresa é líder em diversos segmentos, como soluções de iluminação com eficiência energética, cuidados com a saúde em casa e saúde bucal.
Os ferros a vapor da marca são modernos e atuais, como os da linha Comfort Cerâmica, que estão entre os mais vendidos da categoria. Somado à boa potência de 2000 W, os ferros oferecem praticidade, eficiência e a qualidade já reconhecida da marca.
Electrolux
A Electrolux é líder global em eletrodomésticos há mais de 100 anos, presente em mais de 60 países e na casa da maioria dos brasileiros. A marca visa reinventar experiências de sabor, cuidado e bem-estar para a vida das pessoas de forma saudável e sustentável, sendo uma grande referência em sustentabilidade na indústria de eletrodomésticos.
Prova disso é que a empresa passou por teste de adequação e inspeção em suas soluções e operações, priorizando medidas que auxiliam na diminuição do consumo de água e relatando uma redução de 75% nas emissões absolutas de CO2 desde 2005.
Sua ampla lista de produtos inclui ferros a vapor, ferro de passar com estação a vapor e vaporizador de roupas, incluindo alguns dos modelos mais acessíveis da categoria.
Arno
Em 1940, a Arno iniciou suas atividades com a fabricação de motores elétricos. Logo depois, acompanhando os avanços da tecnologia e a visão do seu fundador, João Arnstein Arno, a marca começou a diversificar sua produção, fabricando peças para automóveis e até mesmo os primeiros eletrodomésticos do país, como aspiradores de pó, panelas de pressão e liquidificadores. Hoje a marca faz parte do Grupo SEB, organização francesa líder mundial na fabricação de eletroportáteis.
Com a inovação em seu DNA, a Arno se orgulha em oferecer alta tecnologia em seus produtos, como os ferros da linha Ultragliss, um dos mais vendidos do Brasil. Seus ferros possuem a base com a exclusiva tecnologia Durilium Airglide, que além de ser muito resistente a riscos e arranhões, proporciona maior facilidade de uso, alta performance de deslizamento e 64 saídas de vapor para cobrir toda a área do tecido.
Black & Decker
A Black & Decker é uma marca americana com mais de 100 anos de história, desenvolvendo produtos que mudaram hábitos e comportamentos dos americanos. Já no nosso país, a marca possui unidade fabril desde 1972, proporcionando soluções inovadoras e diferenciadas em ferramentas, eletrodomésticos e iluminação. A marca oferece até 2 anos de garantia de seus produtos e assistência técnica para todo o Brasil, em similaridade com seu compromisso com a qualidade e atendimento.
Já seu portfólio conta com uma ampla variedade de ferros de passar, desde opções a seco com base de alumínio, até ferros a vapor, vaporizadores portáteis e ferros de viagem portáteis.
Oster
Famosa por fabricar alguns dos liquidificadores mais desejados do país, a Oster iniciou sua história em 1924, quando seu fundador, chamado John Oster, começou a fabricação de produtos inovadores na garagem de sua casa. Com o tempo, a marca começou a ser reconhecida mundialmente pelo estilo e qualidade de seus produtos, que inclui diversos eletroportáteis de alto rendimento como batedeiras, panelas elétricas, torradeiras, cafeteiras e ferros de passar roupa.
Seus produtos são fabricados com altos padrões de qualidade e eficiência com o objetivo de tornar a vida de seus consumidores mais fácil, saudável e agradável. Além dos clássicos ferros a vapor, a marca também oferece ferros com base de cerâmica e até uma passadeira a vapor portátil, em conformidade com seu compromisso com a inovação e qualidade.
Britânia
Com mais de 60 anos de atuação, a Britânia, originalmente brasileira, representa uma das principais empresas no segmento de eletroportáteis, sendo a que mais cresce no Brasil atualmente. A marca é detentora das fábricas mais modernas do país, que contam com alta tecnologia para oferecer uma ótima experiência de consumo e usabilidade em seus produtos.
Hoje a Britânia possui uma ampla oferta de ferros a vapor em sua lista de produtos, que inclui base cerâmica antiaderente, design ergonômico, sistema salva botões, seletor de temperatura e cordão giratório, que podem ser encontrados em cores diversas como lilás, rosa, cinza, vermelho, azul, verde e laranja.
Mondial
A Mondial é uma empresa brasileira especializada em eletrodomésticos portáteis fundada no ano de 2000, e que já oferece uma linha completa de produtos com design moderno, qualidade e preço justo, sempre preocupada em atender as necessidades e desejos de seus consumidores.
Prova disso é que a marca está presente em todos os estados brasileiros, com uma rede de assistência técnica que conta com mais de 1.400 postos de atendimento. Em seu portfólio, hoje a marca oferece 10 opções de ferro de passar, com opções de ferro a vapor e ferro para viagem, que contam com 12 meses de garantia.
Mallory
Parte do Grupo Taurus, um dos maiores líderes no segmento de eletroportáteis da Europa, a Mallory atua há mais de 40 anos na fabricação e distribuição de eletroportáteis para o Brasil, com linhas completas de produtos para o lar, cuidados pessoais e ventilação, sendo também responsável pela exportação de seus produtos para a América Latina.
Com o grande conhecimento do Grupo Taurus, que tem mais de 55 anos de história e atuação em mais de 80 países, a marca conta com alta tecnologia, qualidade e design diferenciado para entregar produtos funcionais e duradouros, sempre alinhados às mais novas tecnologias de consumo e as necessidades dos consumidores. Hoje a marca oferece duas linhas de ferro a vapor, Jupiter e Eris Ceramic, que circulam entre os mais acessíveis da categoria.
Cadence
A Cadence é uma marca brasileira que surgiu em 1999, após o sucesso de vendas de uma panificadora importada considerada inovadora para o nosso mercado àquele tempo. Logo depois, a marca reuniu a confiança de seus consumidores com a qualidade e o conhecimento sobre o mercado internacional para ampliar sua oferta de eletroportáteis, sempre visando oferecer produtos bons a um preço acessível para o público brasileiro. Hoje a marca possui uma ampla e diversa linha de eletroportáteis, que inclui aquecedores, cafeteiras, panelas elétricas, secadores e, é claro, ferros de passar roupa.
A marca dispõe de mais de 600 postos autorizados de assistência técnica em todo o país, comprometida com os interesses de seus consumidores ao desenvolver produtos que primam pela qualidade e versatilidade. Uma boa amostra disso é que além de ferros a seco e a vapor, a marca também oferece ferro de passar para viagem e até mesmo uma passadeira a vapor, que configuram entre os mais acessíveis do mercado.
Guia – informações adicionais
Acessórios úteis
Se você deseja passar suas roupas em casa e está cogitando adquirir um ferro de passar, saiba que a tábua de passar é quase que um acessório obrigatório.
Afinal, ela ajuda a posicionar as roupas de forma adequada, a deslizar por cada parte do tecido com o ferro e até mesmo a posicioná-lo de forma segura na tábua quando você for dobrar uma peça ou pegar outra, por exemplo.
Para escolher uma boa tábua de passar, é fundamental que ela tenha uma superfície térmica, resistente a altas temperaturas e que não queime com facilidade. Caso ela não tenha, é possível adquirir uma capa térmica separada. Apenas se atente à necessidade de adquirir uma capa que tenha um tamanho compatível com a tábua de passar.
Um suporte para apoiar o ferro também é um aspecto fundamental na tábua, para que você possa posicioná-lo de diferentes maneiras com total segurança e sem interferir na parte da tábua onde você coloca as roupas.
Por fim, considere também a altura da tábua aberta, suas possibilidades de ajuste e um tamanho apropriado que seja grande o suficiente para que você consiga “espalhar” bem a roupa, mas que também seja compatível com o tamanho do seu ambiente para que ela não se transforme em um grande obstáculo que incomode no seu dia a dia.
Alternativas ao ferro de passar
Ainda que o ferro de passar seja um equipamento muito eficiente e já esteja presente em grande parte dos lares brasileiros, algumas pessoas não gostam ou não se adaptam ao seu modo de uso. A boa notícia é que já existem alternativas, sendo a principal delas o vaporizador de roupas, também conhecido como passadeira a vapor ou até mesmo de steamer.
Por definição, o vaporizador não é um tipo de ferro de passar, já que ele não possui uma base que esquente e confira calor às roupas. O que acontece é que, como o próprio nome diz, ele utiliza o vapor da água para desamassar as roupas, com o grande diferencial de que sua superfície não precisa entrar em contato direto com o tecido (como acontece com os ferros de passar).
Uma das principais vantagens deste tipo de aparelho é que ele pode ser usado na posição vertical, você pode alinhar as roupas em pé, com as peças no próprio cabide, ou mesmo cortinas e outras peças maiores e difíceis de passar (ou mais demoradas) utilizando uma tábua. Sendo assim, podemos dizer que ele é mais leve, mais prático e até mesmo mais versátil do que os ferros de passar tradicionais.
Por outro lado, os vaporizadores costumam ser um pouco menos potentes do que os ferros de passar, até mesmo em função da ausência do peso do ferro que contribui para retirar vincos e desamassar as roupas. No entanto, isso faz com que o vaporizador seja, muitas vezes, mais apropriado para alinhar roupas delicadas, que podem ser danificadas ao passar com a superfície do ferro muito quente.
Dessa forma, o vaporizador de roupas se torna uma boa alternativa para quem não gosta de passar roupas, para quem possui mais peças delicadas do que pesadas, assim como para quem não possui muito espaço em casa para posicionar uma tábua grande e movimentar-se ao redor dela para passar as peças de roupa.
Outra opção que pode evitar a necessidade de passar roupas é o uso de uma Secador ou Máquina de Lavar que venha com esta função.
Caso você tenha gostado dessa ideia, mas ainda assim prefira adquirir um ferro de passar, prefira os modelos que já incluem a função de vaporização vertical, presente em alguns ferros a vapor. Essa função já permitirá “passar” as roupas com o ferro em pé, sem a necessidade de utilizar a tábua, de forma parecida a um vaporizador de roupas.
Fontes Informativas
https://www.tuacasa.com.br/passar-roupa/
https://guiadoeletro.com.br/como-usar-ferro-de-passar-roupa-vapor/
https://adrianoaoli.com/eletronica/como-funciona-um-ferro-de-passar-roupas.html
https://omundodafisicaedamatematica.blogspot.com/2015/02/como-funciona-o-ferro-de-passar-roupas.html
FAQ
Ferro de passar é bivolt?
A maior parte dos ferros de passar roupa oferece uma única opção de voltagem, que pode ser 127 ou 220V. Por isso, certifique-se de escolher um aparelho que possua a mesma voltagem das tomadas da sua casa, para garantir seu funcionamento adequado.
Como limpar ferro de passar roupa antiaderente?
Para limpar a base do ferro, tire-o da tomada, esvazie o reservatório de água e limpe a base com um pano úmido enquanto ela estiver morna ou fria, jamais quente, para não danificar a estrutura do seu ferro.
O que fazer quando o ferro de passar roupa gruda?
O primeiro passo é verificar se existem resíduos se acumulando na base do ferro, já que eles podem impedir que a superfície do ferro deslize de forma adequada no tecido e acabe grudando. Depois, existem diversos métodos para limpar o ferro de passar, que variam de forma considerável de acordo com o material da base do ferro, que pode ser antiaderente ou não. Para não correr o risco de danificar seu aparelho, sempre siga as instruções de limpeza recomendadas pelo fabricante.
Como consertar ferro de passar roupa?
Caso seu ferro de passar apresente algum defeito, o ideal é entrar em contato com o fabricante para consultar as instruções recomendadas para conserto do aparelho, sem correr o risco de danificar qualquer peça ou funcionamento. Note que as melhores marcas oferecem até 12 meses de garantia do produto, por isso sempre consulte essa possibilidade para consertá-lo da melhor maneira possível.
Qual ferro de passar roupa consome menos energia?
Basicamente, os ferros com maior potência consomem mais energia, enquanto os ferros com potência média, em torno de 1000 W, consomem menos energia. Além disso, alguns ferros apresentam funções adicionais como o desligamento automático que os tornam mais econômicos, já que ele desliga e para de consumir energia automaticamente após alguns segundos ou minutos sem uso.