🥇 Melhores Chuteiras de Futsal 2024 - Comparativos, Reviews & mais
Foi-se o tempo em que a quantidade de esparadrapo contava a história da sua chuteira de futsal. Com a evolução dos tecidos, a lona saiu de quadra e o cabedal passou a ser revestido por tecnologia. Tudo para você brilhar com a bola pesada aos seus pés. Quer saber como escolher a chuteira de futsal mais adequada ao seu perfil? Então confira a opinião de nossos especialistas, a partir de testes práticos e de conformidade.
Lista com os melhores Chuteiras de Futsal de 2024
Última atualização em: O produto "Calçado Esportivo Masculino" foi adicionado à tabela na posição 1 com a avaliação 9.83.
O que é uma chuteira de futsal?
A melhor chuteira de futsal é o equipamento esportivo que irá revestir o seu pé durante a prática do futsal. Tal qual suas irmãs, as chuteiras de campo e society, possui características próprias, sendo o solado sem travas e o sistema de amortecimento de impactos seus principais diferenciais. Deve conciliar desempenho esportivo com conforto e para isso conta com diversos materiais de cabedal e de solado.
Como uma chuteira de futsal funciona?
A princípio, uma chuteira de futsal deve potencializar as suas habilidades enquanto atleta. Sendo assim, a escolha pelo modelo ideal deve levar em conta alguns atributos importantes no salonismo, como a tração, o controle de bola, a potência do chute e a estabilidade. Isso sem abrir mão do design, da utilização de materiais de qualidade e do incremento de novas tecnologias.
Vantagens & Aplicações
- Assegura tração ao salonista em uma corrida;
- Garante precisão no controle da bola;
- Pode ser utilizada casualmente, como complemento do vestuário;
- Por não ficar exposta às condições climáticas, costuma ser durável;
- Por não ter travas, permite uso em múltiplos pisos;
- Proporciona estabilidade e segurança aos salonistas;
- Protege o pé do salonistas no caso de eventuais divididas;
- Seu amortecimento resguarda joelho e demais articulações;
- Seu solado plano evita torções em movimentos bruscos;
- Transfere a potência do chute para a bola.
Quais os tipos de chuteira de futsal estão disponíveis?
Ao contrário das chuteiras de futebol de campo ou society, onde a quantidade e o material das travas variam a cada modelo, no caso da chuteira de futsal, o solado é plano e de borracha. A diferença está basicamente no fato do solado deixar ou não marcas na quadra e de acompanhar ou não o desenho da sola do pé.
Outra diferença é a presença de uma camada de amortecimento entre a sola e a palmilha, visando diminuir o impacto causado pelo piso duro em que o futsal é praticado. Os principais fabricantes apostam na releitura dos modelos de campo, adaptados à prática nas quadras. Porém, existem marcas que investem forte no segmento, com seus modelos exclusivos, baseado em muita pesquisa e desenvolvimento, muitas vezes se utilizando de matérias-primas e tecnologias de ponta.
Como desvantagem, a chuteira de futsal costuma ser mais estreita do que suas irmãs, principalmente por conta das mudanças bruscas de direção que a modalidade exige, evitando torções. Desta forma, caso você tenha um pé mais achatado, pode encontrar dificuldade para escolher um modelo. Mas lembre-se que a tendência é que sua chuteira de futsal laceie com o uso, principalmente se for produzida em couro natural ou sintético.
A chuteira de futsal é Indicada para jogos em pisos duros em ambientes fechados
As chuteiras de futsal são indicadas para quem pretende praticar o futebol em ambientes fechados e de espaço reduzido, sobre um piso que não simule gramados. Esses pisos podem ser de concreto, madeira ou plástico. As melhores chuteiras de futsal vão garantir segurança, estabilidade, conforto e tração ao seu jogo. O resto depende da categoria do salonista. Existem alguns fatores que interferem na escolha do equipamento, aos quais você deve estar atento. Os principais deles dizem respeito às especificações técnicas da chuteira, mas também é preciso atenção caso você tenha os pés achatados. Chuteiras de futsal costumam ser mais estreitas do que suas similares de campo e society, principalmente em virtude das mudanças bruscas de direção que o jogo exige. Também é importante atentar para a forma como a chuteira de futsal absorve os impactos do piso duro e firme, visto que a longo prazo isso pode significar desgaste e dores no joelho.
O maior guia de compras sobre chuteira de futsal
Assim como qualquer outro tipo de chuteira, não é possível testar uma chuteira de futsal antes de realizar a compra. No máximo calçá-la e dar alguns passos em uma loja, mas jogar para avaliar o produto e depois devolver está fora de cogitação. Daí vem a importância de se escolher o modelo mais adequado ao seu perfil como atleta.
No caso dos salonistas, os tipos e quantidades de travas deixam de ser um problema. Já o tipo do seu pé passa a ser importante e é preciso ficar atento caso você tenha o pé mais achatado, visto que as chuteiras de futsal costumam ser mais estreitas. Se você vai comprar pela internet, meça o comprimento do seu pé e compare com as especificações fornecidas pelo fabricante.
Mas não é só isso. Preste atenção nessas dicas elaboradas pelos nossos especialistas e encontre a melhor chuteira de futsal:
• O futsal é um esporte de impacto, por isso procure por chuteiras com forro acolchoado;
• Chuteiras de futsal com cabedal de couro natural costumam durar mais do outras opções;
• O cabedal da sua chuteira de futsal deve permitir que o seu pé respire;
• Chuteiras de futsal com cadarço lateral podem te trazer mais conforto, além de precisão nos chutes;
• Cuide com a altura da sua chuteira de futsal em relação ao solo, evitando torções;
• Chuteiras de futsal com reforço na biqueira costumam durar mais tempo;
• Coloque a sua chuteira de futsal para secar ao chegar em casa, evitando a proliferação de fungos;
• Costuras fracas podem significar uma vida útil mais curta para a sua chuteira de futsal;
• Evitar os solados grossos, que prejudicam a flexibilidade, e os finos demais, que não amortecem os impactos;
• Chuteiras de futsal com palmilhas anatômicas garantem que seus pés fiquem mais ajustados, evitando lesões;
• Nunca use chuteiras de futsal apertadas demais. Na hora de comprar, lembre de considerar um espaço para o meião e escolha um modelo com o mínimo de folga;
• Um bom acabamento pode significar uma maior durabilidade do calçado. Por isso, evite chuteiras de futsal com costuras soltas e/ou cola mal aplicada.
Definições
Conheça os 5 principais atributos que você deve levados em conta na hora de comprar as melhor chuteira de futsal:
Encalce
Cada modelo de chuteira de futsal calça de um jeito, sendo importante encontrar um que vista seus pés como uma luva. Leve em conta que após o laceamento e um leve período de desconforto, o equipamento deve proporcionar uma ótima aderência, sem que seus pés deslizem dentro da chuteira ao fazer uma mudança de direção ou drible. Alguns modelos contam com um colar na altura do tornozelo, com a função de melhor prender o pé dentro do tênis, evitando lesões.
Amortecimento
O sistema de amortecimento de uma chuteira de futsal é importantíssimo para prevenir lesões, especialmente nos joelhos. Como o esporte pode ser praticado em vários tipos de piso, cada qual com sua dureza, um bom sistema de amortecimento te auxiliará também nas questões de equilíbrio e estabilidade. A absorção de impacto pode ser feita por gel, EVA ou pela união de ambos.
Aderência
O solado da sua chuteira de futsal deve ser aderente ao piso, mas também deve permitir mudanças bruscas e repentinas de direção. Pensando nisso, alguns solados contam com um ou mais pontos de giro, garantindo estabilidade e evitando torções. Outro ponto importante com relação ao solado está no material utilizado em sua fabricação, sendo importante não deixar rastros ou manchas na quadra.
Cabedal
O cabedal é o material que cobre o seu calçado e precisa passar a sensação de você estar descalço, bem como não atrapalhar no controle de bola ou na hora de fazer um passe, arriscar um chute. O cabedal pode ser de couro natural ou sintético, de tiras, camurça, texturizado, emborrachado ou de tecido sintético. O importante é que te garanta um ‘grip’ com a bola. Quanto às costuras, busque pelas grossas, por serem mais resistentes.
Flexibilidade
Flexibilidade é um atributo importantíssimo para uma chuteira de futsal, tendo em vista a velocidade do jogo e as constantes mudanças de direção. Por isso, seu equipamento deve ser leve, flexível e durável. A flexibilidade está diretamente relacionada aos materiais do cabedal e do solado. Também está relacionada com a leveza da chuteira, que quanto mais leve, mais flexível costuma ser.
Marcas
Adidas
A marca das três listras tem tradição no futebol, sendo pioneira no desenvolvimento das travas de metal removíveis e intercambiáveis. Fundada por Adolf Dassler, o Adi, a fabricante alemã Adidas marca presença também no futebol society e no futsal. Comercializa desde modelos básicos até a linha Predator, que promete aumentar o controle de bola e a potência dos chutes com seus designs arrojados, além dos materiais tecnológicos.
Joma
Das letras iniciais do nome José Manuel, filho do fundador Fructuoso López, nasceu a marca espanhola Joma. No mercado de calçados desde 1965, começou fabricando sapatilhas de atletismo. Impulsionada pelo sucesso de seus modelos, migrou para outras modalidades como o futebol de campo, o futebol society e o futsal. Também extrapolou as fronteiras da Espanha, seu país de origem, ganhando os campos, quadras e pistas do Mundo.
Kappa
Do início fabricando meias e peças íntimas até a incursão no mercado esportivo foram quatro décadas de aprendizado. Nascida em Turim, no ano de 1916, a italiana Kappa é famosa por seu logotipo, o Omini, que nasceu do acaso. Durante uma sessão de fotos os modelos descansavam sentados, um encontrando suporte nas costas do outro. O fotógrafo achou interessante a posição e registrou, pois simbolizava apoio mútuo entre homem e mulher.
Kelme
Fundada em 1963, a espanhola Kelme sempre teve como foco a produção de calçados esportivos. Vestiu com design e tecnologia os pés de corredores, ciclistas e futebolistas. Com o tempo migrou também para outras peças do vestuário, ganhando notoriedade quando vestiu o Real Madrid entre os anos de 1994 e 1998. Nativa de Elche, fundada pelos irmãos Diego e José Quiles, tem seu logotipo representado por uma garra, fato que levou a Kelme a ficar conhecida na Espanha como “La Garra”. Em 1998 tentou substituí-la pela letra “K”, voltando atrás em 2004.
Mizuno
De Ozaka para o Mundo, a japonesa Mizuno está no mercado desde 1906. Seu fundador, Rihachi Mizuno, sempre se preocupou com o desenvolvimento tecnológico de seus produtos e desde 1938 a empresa conta com um setor de pesquisa e desenvolvimento. Desta forma, busca proporcionar vantagem científica para os atletas que apostam na marca. Criado em 1983, o logotipo Runbird representa visão abrangente e liberdade de pensamento. Nomes como Carl Lewis e Ayrton Senna calçaram Mizuno no auge de suas carreiras.
Munich
A marca do ‘X’ foi fundada por Luis Berneda em 1939, na espanhola San Baudilio de Llobregat. Inicialmente com o nome de Berneda, fabricava calçados para rugby, futsal, handebol e boxe. Já nas mãos da segunda geração, os irmãos Luis e Francisco, entraram no mundo do atletismo. Em 1964 adotaram o famoso ‘X’ em seus calçados, bem como o nome de Munich. Revolucionou a indústria dos calçados com a iniciativa Munich My Way, lançada em 2009, que permite ao comprador customizar seus próprios pisantes combinando dezenas de cores e texturas.
Nike
Bill Bowerman e Phillip Knight fundaram a norte-americana Nike em 1972. Seis anos mais tarde, a empresa começou sua expansão mundial. Iniciou pela América do Sul e pela Europa, começando a desenvolver produtos voltados ao futebol e suas variações. Desde 1980 a Nike investe em inovação através de seu laboratório de pesquisa. Este realiza testes de ergonomia e biomecânica, analisando os resultados para o melhor desenvolvimento esportivo dos novos produtos.
Penalty
Criada em 1970, na cidade de São Paulo (SP), a fabricante brasileira Penalty é uma marca muito ligada aos chamados “footsports”. A empresa, que começou na garagem da residência do comerciante Sarhan Tuma Estefano, tem muita identificação com o futebol e suas variações, como o futsal. Mas também atua com destaque em outras modalidades, como o basquete. Conhecida por ser inovadora, criou a primeira bola de futebol com apenas oito gomos e hoje marca presença nos cinco continentes.
Umbro
Fundada em 1924 pelos irmãos Humphrey, a inglesa Umbro é uma das maiores empresas do mundo esportivo na atualidade. Seu nome surgiu da contração das primeiras letras das palavras Humphrey Brothers, o nome original da empresa, excluindo-se a letra agá. Tem em seu símbolo um diamante estilizado, presente nos uniformes de grandes clubes e nos pés de atletas de elite do futebol. Foi a fornecedora da Seleção Brasileira na conquista do tetracampeonato mundial e a chuteira futsal umbro vestiu uma das mais vitoriosas equipes da história do futsal no Brasil, a Malwee, dos craques Falcão e Lenísio.
Puma
Rudolf Dassler era irmão e sócio de Adolf ‘Adi’ Dassler no princípio da Adidas, mas preferiu seguir sua jornada sozinho. Mudou-se para Herzogenaurach, onde fundou a Puma, uma marca sempre agressiva no mercado. Suas chuteiras de futebol de campo ganharam projeção mundial ao calçarem os pés do Rei Pelé, fazendo grande sucesso nas Copas do Mundo entre as décadas de 1960 e 1970. Também calçou os Panteras Negras nas Olimpíadas do México, em 1968. E atualmente aposta em nomes como Usain Bolt. Desta forma, a Puma consolidou seu nome no mercado esportivo de todo o planeta.
Fatos interessantes e Guia
A criação do Futebol de salão
Ao contrário do que muitos pensam, o futsal não é um esporte criado no Brasil. Surgiu no vizinho Uruguai, na década de 1930, a partir das ideias do professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier. Trabalhando na Associação Cristã de Moços (ACM), Gravier transformou a dificuldade em encontrar campos de futebol livres no “indoor-foot-ball”. Porém, antes teve que adaptar a bola – era grande e quicava muito – e o número de atletas – com 5 jogadores por equipe.
O Futsal no Brasil
Em 1935, os professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro, também da Associação Cristã de Moços, trouxeram o esporte para solo tupiniquim. Aqui ficou conhecido por futebol de salão, ganhando grande impulso na década de 1950, por intermédio do professor Habib Maphus, também da ACM. Maphus foi responsável pela elaboração de normas para a prática, fundando a primeira liga da modalidade. Como adendo, professores da Associação Cristã de Moços também foram responsáveis pela criação do basquetebol e do voleibol, isso nos Estados Unidos.
Por muito tempo a modalidade foi gerida pela Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), passando mais recentemente ao controle da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). No Brasil, as competições são gerenciadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), com exceção da Liga Nacional de Futsal, gerida pelos próprios clubes. Já a Seleção Brasileira de Futsal é de responsabilidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Curiosidades sobre o Futebol de salão
Uma quadra de futsal tem a dimensão máxima de 40 metros de comprimento, por vinte metros de largura. A bola de futsal tem uma circunferência entre 62 e 64 centímetros, pesando entre 400 e 440 gramas. O objetivo do esporte é fazer gols, vencendo um jogo a equipe que fizer o maior número de tentos. O encontro dura 40 minutos cronometrados, divididos em dois tempos de 20 minutos, com um intervalo de 10 minutos entre eles. As posições do futsal são goleiro, fixo (semelhante ao zagueiro do futebol de campo), ala (esquerdo e direito, que atuam nas laterais da quadra) e pivô (atacante).
O termo fut-sal foi originalmente criado pela FIFUSA, proibida pela FIFA de utilizar o nome futebol. No entanto, a própria FIFA acabou adotado posteriormente o termo, mas sem o hífen, isso quando adquiriu a autoridade sobre o esporte na década de 1990, com a promessa de padronizar as regras e difundir a modalidade pelo mundo. Estima-se que o futsal seja praticado no Brasil por aproximadamente 12 milhões de salonistas, das mais diversas faixas etárias.
Nota do especialista
“Recomendo atenção para os seguintes pontos na compra da sua chuteira de futsal: amortecimento, acolchoamento, reforço na biqueira e ponto de giro. Caso o produto escolhido tenha essas características, você pode ter certeza que a sua experiência durante o uso será inesquecível. Não descartaria também as chuteiras com o cabedal em couro natural, pensando na durabilidade do equipamento. Materiais sintéticos podem deixar a chuteira mais atraente em design, mas tendem a desgastar mais rápido.”
https://www.federacaopaulistadefutsal.com.br/novo/historia-do-futsal/
https://www.cienciadabola.com.br/blog/as-mudancas-de-regras-do-futsal
FAQ
Posso usar uma chuteira de futsal para jogar society ou campo?
Apesar de ser possível, a prática não é recomendada pois não trará a estabilidade necessária e os tombos serão inevitáveis. Mas você pode utilizar sua chuteira de futsal para praticar crossfit ou musculação, por exemplo.
O que fazer quando a quadra está lisa demais?
O breu e o refrigerante são boas alternativas para garantir um melhor desempenho dentro de uma quadra escorregadia. Os salonistas costumam esfregar a mistura no solado do tênis, criando uma espécie de grude, evitando que eles escorreguem e consigam performar com segurança.
Como posso amaciar uma chuteira de futsal?
Para evitar os desconfortos e as bolhas causadas por um calçado novo, que ainda não foi devidamente laceado, existem algumas técnicas. O uso de água quente, secador de cabelo ou colocar a sua chuteira no congelador são algumas delas. Mas você pode também buscar auxílio junto ao sapateiro de sua confiança.
Quanto tempo dura uma chuteira de futsal?
Isso vai depender de dois fatores: a frequência com a qual você vai jogar e os seus cuidados na manutenção do calçado. A princípio, uma boa chuteira de futsal vai calçar seu pé entre um ano e um ano e meio. Após este período, o desgaste começa a aparecer, sendo preciso pendurar as chuteiras e partir para uma outra.
Como prevenir bolhas ao usar uma chuteira de futsal?
Basicamente escolhendo a chuteira certa, que não deve ser apertada e nem folgada demais. Um meião que reduza o atrito também ajudará a evitar o aparecimento das bolhas, que incomodam pela dor e pela cicatrização. Mas, caso você tenha pontos sensíveis no pé, é interessante cobri-los com esparadrapo. A utilização de pomadas e vaselina também podem te ajudar.
Minha chuteira de futsal é blaqueada. O que isso significa?
Significa que uma única costura vai percorrer desde o lado de fora da sola até dentro do calçado, perfurando todas as camadas até chegar na palmilha de montagem. Essas chuteiras de futsal costumam ser menos resistentes e duráveis, porém são mais leves e flexíveis, demorando menos tempo para serem amaciadas.
Como procurar uma chuteira de futsal para pés largos?
Busque por uma chuteira de futsal que tenha o bico mais arredondado e um solado mais largo. Normalmente as chuteiras que se adaptam melhor aos pés largos são feitas em couro, pois laceiam com o uso, se moldando melhor na forma dos seus pés.
Como lavar a minha chuteira de futsal?
Jamais lave direto no tanque ou coloque na máquina. Basta passar um pano úmido e uma escova de dentes embebida em sabão neutro. Passe o pano umedecido com sabão nos pedaços mais sujos, utilizando a escova nos pontos em que a sujeira estiver mais pesada. Mas lembre-se de fazer tudo com cuidado e sem tanto atrito. Você pode utilizar também o lado macio da esponja, porém nunca utilize álcool ou água sanitária, pois isso pode danificar o seu calçado.
Porque algumas chuteiras de futsal possuem velcro?
Algumas por estilo e outras com o argumento de que ajudam a aumentar o ‘grip’ com a bola. Ao esconderem o cadarço, aumentam a superfície de contato com a bola e tornam os passes mais precisos, assim como os chutes ficam mais potentes.
O que é o tal ponto de giro no solado?
São alguns círculos no solado da sua chuteira de futsal, na altura do metatarso, que ajudam a dar mais mobilidade, facilitando os giros, os dribles e as mudanças repentinas de direção em quadra.