🥇 Melhores Sacos de Pancada 2024 - Comparativos, Reviews & mais
Querendo praticar socos, chutes ou apenas mandar embora o estresse do dia a dia? A solução pode ser um bom saco de pancadas. Dizem que contra um saco de pancadas não se luta, apenas se treina. Então, seja você um usuário esportivo ou terapêutico, confira a opinião de nossos especialistas sobre o melhor saco de pancadas do mercado. Elas são obtidas a partir de testes práticos realizados por nossa equipe.
O que é um saco de pancada?
Como o próprio nome define, o saco de pancadas é um saco construído para receber socos e chutes, absorvendo os impactos e auxiliando no aumento da força e da resistência física do usuário. Sua parte principal é um saco com enchimento, que pode ser golpeado com ou sem proteção (como luvas, tornozeleiras ou tiras de couro). Como curiosidade, o saco de pancada originalmente é um brinquedo infantil, recomendado por pedagogos para crianças com mais de seis anos de idade.
Como um saco de pancadas funciona?
Chamado de saco de pancada por alguns e saco de boxe por outros, este equipamento esportivo ganhou grande impulso com a evolução das artes marciais. Conta com diversos tamanhos, materiais, formas e pesos, se ajustando aos seus diferentes usos e treinos. No início, eram feitos de pano e estopa. Na atualidade, a maioria dos sacos de pancada são revestidos em couro (natural ou sintético), sendo preenchidos por tecidos telados ou serragem. Existem também sacos preenchidos com areia, o que altera seu peso e a sua densidade, porém dificulta a manutenção.
Vantagens & Aplicações dos sacos de pancada
- Auxilia na manutenção do condicionamento físico em dia;
- Exercita as pernas, os braços e o abdômen;
- Instrumento de adestramento físico para lutadores de boxe;
- Libera o estresse do dia-a-dia e alivia as tensões;
- Melhorar a coordenação motora;
- Não ocupa muito espaço;
- Promove o aumento da força e da velocidade dos golpes;
- Queima as suas calorias em um bom ritmo;
- Utilizado tanto treinos de alta intensidade, como para aliviar o stress;
- Você pode praticar como se estivesse realmente em contato com um oponente.
Quais os tipos de sacos de pancada estão disponíveis?
Existem diferentes tipos de saco de pancada no mercado, cada qual com a sua utilidade. Do modelo tradicional ao modelo de oito, é preciso entender o uso que você pretende dar ao equipamento antes da aquisição, para encontrar o melhor saco de pancada para você. Na sequência apresentamos os modelos disponíveis, suas peculiaridades, assim como os seus prós e contras.
Tradicional
É o modelo clássico de saco de pancadas, muito utilizado no boxe e nas academias. Versátil, atende a outros estilos de luta como o caratê e o muai thay. Recebe chutes, socos, cotoveladas, joelhadas, ganchos e outros golpes. Possui um formato cilíndrico e alongado, ficando pendurado no teto. O seu tamanho e o peso variam, sendo importante escolher um modelo condizente com sua estrutura corporal. Conhecido por saco banana.
Saco Gota
Outro modelo bastante conhecido, fica posicionado na altura dos olhos e é utilizado para praticar golpes na linha do rosto. No boxe, permite praticar socos retos, cruzados e uppers. No muai thay, auxilia no treino de cotoveladas e joelhadas saltadas. Outra utilidade do saco de pancadas no modelo de gota é o treinamento da movimentação de corpo e de cabeça, aprimorar a defesa. Quando bem forrado, aprimora a potência dos seus socos. Também é conhecido por saco pera.
Saco Oito
Indicado para quem deseja praticar golpes na linha da cintura e do queixo. Também permite trabalhar ataques de curta e longa distância. Devido ao seu formato, permite na parte superior que se pratique diretos e uppers, enquanto a parte de baixo permite o treino de ganchos e jabs. Utilizado também no kickboxing e no muai thay, permite o treino de chutes frontais, joelhadas, clinch e cotoveladas.
Indicado para praticantes de artes marciais e treinos aeróbicos
Possuem diversos tamanhos e formatos, cada qual indicado para um tipo de treino. Podem ser pendurados na parede ou no teto, sendo vendidos cheios ou vazios. Seu interior pode ser preenchido com tecido, areia ou serragem. Podem ser revestidos de couro natural, couro sintético, PVC ou lona.
O maior guia de compras sobre saco de pancada
Algumas lojas permitem que você teste o seu saco de pancadas antes da aquisição. Porém, caso você faça a sua compra pela internet, será necessário estar bem referenciado com relação às marcas e modelos. Como já foi dito algumas vezes neste texto, o ideal é ter bem claro o uso que você pretende dar ao saco de pancadas, para que ele atenda a todas as suas expectativas. Além disso, elencamos alguns pontos para os quais você deve ficar atento. Confira na sequência:
- Antes de compra o saco de pancadas, pense na estrutura que vai sustentá-lo;
- Compre o saco de pancada vazio, economizando no frete;
- Confira o peso máximo quando for comprar um saco vazio, para assim não o estourar;
- Extensão, circunferência e diâmetro são as principais medidas de um saco de pancadas;
- Opte por sacos com costura em linhas de poliéster, por serem mais resistentes;
- Para o preenchimento você pode utilizar retalhos de tecido, areia ou serragem;
- Por padrão, um saco de pancadas tem seu peso medido em libras;
- Quanto mais pesado o saco de pancada, mais resistente será a estrutura de sustentação;
- Um saco de pancadas pode ter entre 35 cm a 2 metros de extensão;
- Utilize bandagens e luvas para proteção das mãos e punhos.
Definições
Não se iluda imaginando que não existem diferenças entre os modelos de sacos de pancada disponíveis no mercado. Os usos podem ser parecidos, mas pedimos sua atenção especial para os cinco critérios técnicos que você deve levar em consideração no momento da compra do melhor saco de pancada. É bem verdade que a escolha depende dos seus objetivos de treino, seja amador ou queira um saco de pancada profissional, porém fatores como tamanho, material de revestimento, peso e se ele vem cheio ou vazio são tão importantes quanto.
1. Medidas
As medidas dos sacos de pancada variam por modelo. Altura (extensão), circunferência e diâmetro são as principais medidas do equipamento. O modelo mais comum é aquele em que o saco conta com o mesmo diâmetro em toda sua extensão, porém existem variações com partes de diferentes diâmetros, algumas com o objetivo de simular o tronco do corpo humano. Um saco de pancadas pode ter entre 35 cm de circunferência a 2 metros de extensão. Caso você pratique artes marciais, opte por um equipamento maior e mais denso, permitindo a simulação de golpes na altura das pernas, costelas e cabeça.
2. Revestimento
O revestimento dos melhores sacos de pancada tem duas funções básicas: ser resistente para aguentar os sucessivos e potentes golpes, enquanto te protege de lesões durante o treino. Ele pode ser feito de diferentes materiais, tendo cada um deles seus pontos positivos e negativos, conforme veremos a seguir:
- Couro: é o material mais resistente do mercado e não machuca as mãos do atleta durante o uso. Em contrapartida, são os modelos mais caros. Indicado para treinos profissionais.
- Couro sintético: tem boa resistência e é mais barato do que o couro animal, sendo utilizado com frequência pelos fabricantes. Indicado para treinos profissionais.
- Lona sintética: impermeável, ideal para práticas ao ar livre. É mais barata do que o couro sintético, porém se desgasta com mais facilidade. Indicado para treinos regulares.
- Poliuretano (PU): elástico, leve e flexível, este polímero também é bastante utilizado pelos fabricantes de sacos de pancadas para revestimento. O principal ponto a seu favor é a absorção dos golpes, minimizando as lesões. Indicado para treinos regulares.
- PVC: Resistente, impermeável e sustentável, os sacos de pancada em policloreto de vinila (PVC) tem uma ótima durabilidade. É indicado para treinos profissionais.
Não se esqueça que apenas o revestimento do saco de pancadas não será suficiente para garantir a segurança de seu treino. Utilize sempre bandagens e luvas de proteção nas mãos e punhos para a absorção dos impactos. Por fim, os melhores sacos de pancada vem com costura em linhas de poliéster, por serem mais resistentes.
3. Fixação
O usual de um saco de pancadas é que ele seja pendurado no teto, em uma viga. Quando instalado desta forma, seu balanço simula o movimento de um oponente, não apenas um alvo fixo. Os modelos fixados em vigas na parede são ideais para o treinamento de socos. Existem modelos que ficam com a base no chão, conhecidos por torres, que costumam ser mais compridos, uma vez que não é possível regular sua altura. Para quem pratica o MMA (Mixed Martial Arts), sacos de pancada sem fixação, deitado no chão, ajuda a simular um oponente deitado, permitindo o treino de socos e cotoveladas.
4. Enchimento
Ao comprar seu saco de pancadas, você precisa ter em mente que as empresas costumam enviá-los de duas formas: vazios ou cheios. Comprar um saco de pancada cheio significa que você não precisará correr atrás do enchimento, contudo pagará um frete maior. Optando por um saco de pancadas vazio, você economiza com o frete, mas terá que correr atrás do preenchimento e arcar com o seu custo. Para o preenchimento você pode utilizar retalhos de tecido, areia ou serragem, sempre respeitando o limite de peso que o seu saco de pancadas suporta.
5. Peso
Por padrão, um saco de pancadas tem seu peso medido em libras. E uma libra equivale a aproximadamente 453 gramas. Os modelos pequenos pesam entre 5 a 10 kg, enquanto os sacos de pancada profissionais pesam mais de 30 kg. Quanto mais leve o equipamento, mais mobilidade ele terá. Quanto mais pesado, melhor será para treinar a potência de seus golpes.
Marcas
1. Deveras
Empresa fundada em 1994 em Joanópolis, no interior do estado de São Paulo, a Deveras iniciou suas atividades com a comercialização de equipamentos de fitness, artes marciais e musculação. Na sequência, ampliou seu leque de produtos, passando a atender o público de academias, clubes, clínicas de fisioterapias e o consumidor final. Atualmente é fabricante e distribuidor, atendendo magazines e lojas de esporte em todo o Brasil com rigoroso critério de qualidade, garantindo a segurança dos seus produtos, para que forneçam ao esportista a performance desejada durante seus treinos e competições.
2. Everlast
De fabricante de roupas de banho à referência no mundo das lutas, a Everlast nasceu em 1910, no Bronx. Aos dezessete anos, Jacob Golomb se encontrava insatisfeito com os maiôs existentes, todos com baixa durabilidade. O nadador era filho de um alfaiate e começou a fabricar as suas próprias peças. Sete anos mais tarde, conheceu o boxe por intermédio do lutador Jack Dempsey. Este solicitou a Golomb uma luva que aguentasse o treinamento intensivo de boxe. Em 1919, Dempsey ganhou o campeonato mundial de pesos pesados com luvas feitas pela Everlast e a marca se tornou sinônimo de boxe até os dias atuais. A família de Golomb esteve à frente da empresa até 1995, quando a Everlast foi adquirida por acionistas da Active Apparel Group Inc. e mudou sua razão social para Everlast Worldwide. Em 2007 ocorreu nova mudança de comando, com a empresa sendo adquirida pela britânica Brands Holdings. Em 2012 a empresa passou a investir também no MMA.
3. Gorilla
Na catarinense Joinville nasceu a Gorilla, uma das maiores marcas nacionais de equipamento para luta. Criada em 2011, tem por missão fornecer equipamentos de combate com alta qualidade e preços acessíveis. Com fabricação própria, trabalha com tecnologia de ponta e materiais de primeira qualidade. Sua linha de produtos se subdivide nas categorias ‘Esportes e Fitness’, ‘Proteção e Defesa’, ‘Sacos de pancadas’, ‘Suportes’, ‘Luvas’, ‘Aparadores’, ‘Manoplas’, ‘Capacetes’, além de ‘Calçados, Roupas e Bolsas’.
4. Kallango
A Kallango foi fundada em julho de 2008, na gaúcha Santo Antônio da Patrulha. De forma tímida, começou a fabricar acessórios para ginástica. Em 2011 já contava com nova unidade fabril, permitindo o seu crescimento do mercado. Com isso, a diversidade de produtos cresceu e a empresa passou a atender novos segmentos de mercado, contando hoje com uma linha com aproximadamente 300 produtos. Seus produtos são reconhecidos no mercado pela alta qualidade e desempenho, sem abrir mão de sua essência, da responsabilidade social e da sustentabilidade. Recentemente se aventurou no mundo das lutas, lançando o seu primeiro saco de pancadas.
5. Muvin
A Muvin é outra marca que transita entre o mundo fitness e das lutas. Fundada em 2012, se apresenta como uma empresa ambiciosa e apaixonada por esportes. Encara as atividades físicas como um autocuidado, com benefícios físicos, mentais e sociais. Tem por missão ser referência de autoestima e realização, promovendo qualidade de vida através de produtos. Deseja ser uma marca reconhecida e admirada internacionalmente, por influenciar pessoas a terem atitudes positivas quanto ao corpo e a vida. Para isso, se apoia em quatro pilares: excelência, relacionamento, otimismo e inovação.
6. Naja Extreme
Fundada pelo lutador profissional aposentado Eduardo Grimaldi, a Naja Extreme iniciou suas operações em 2007, fabricando kimonos de jiu-jitsu. Em 2012 introduziu em seu portfólio a linha de equipamentos de luta. Atualmente, a Naja está presente nos grandes varejistas esportivos brasileiros, além de uma gama de pequenos lojistas espalhados por todo o território nacional. Mais recentemente migrou para o ramo de franquias, buscando aumentar sua participação no mercado. Na atualidade fabrica kimonos, luvas de combate, roupas, cadernos, malas e equipamentos de luta.
7. Punch
O empresário e praticante de kung-fu Adilson Marques começou a produzir os sacos de pancada em 1994, com um investimento inicial de apenas 3 mil reais, aplicados na aquisição de uma máquina de costura e um pouco de tecido. Inicialmente produziu um modelo básico, com lona de caminhão, conseguindo colocá-lo gratuitamente para uso em uma academia. Assim começou a tornar sua marca conhecida como uma fabricante 100% nacional, que realizada todas as etapas do processo de produção de seus equipamentos, do corte até a finalização dos produtos na embalagem. Dos sacos de pancadas, a Punch migrou para a fabricação de luvas, protetores de canela, aparadores de chute e capacetes.
8. Spank
A Spank Company é uma empresa especializada em lutas. Sobre os pilares de qualidade, desempenho, conforto e inovação, tem por missão oferecer o melhor produto ao menor preço. Isso sem abrir mão da qualidade, da tecnologia ou da performance, já que seus produtos para UFC, MMA, muay thai, boxe, jiu-jitsu são aprovados e certificados pelo ISO-9001, CE (CE Certification for Protectors) e SA (SA – 8000 Certification). Marca presença nos grandes varejistas do Brasil, porém não se esquece da ponta, atuando também nas academias. Se auto intitula “mais que uma marca, um estilo de vida“, colocando a satisfação dos clientes em primeiro lugar.
9. Ultrawod
A Ultrawod aposta em um novo conceito em equipamentos para condicionamento físico, acreditando na atividade física como agente de mudança e ressignificação de vidas. Fundada em 2014, atua no mercado nacional como desenvolvedor, fabricante e distribuidor de equipamentos para atividade física e reabilitação. Aposta nos diferenciais de tecnologia, inovação e excelência em matérias-primas, com seus produtos testados e aprovados em ambiente controlado e em campo, por atletas profissionais de várias modalidades esportivas. Sua linha de produtos conta com medicine balls, equipamentos de LPO, anilhas olímpicas, barras olímpicas, dumbbels, halteres, kettlebells, cordas de pular, faixas elásticas bands, caneleiras de peso, sacos de pancadas, entre tantos outros equipamentos de ginástica.
10. Venum
A Venum pertence ao brasileiro André Vieira e nasceu de forma inusitada. Em 2000, durante uma viagem a Paris, o então estudante de administração e lutador de jiu-jítsu procurou uma academia local para manter a forma. O que era para ser um treino acabou virando aulas particulares e as aulas acabaram abrindo a porta para o comércio de roupas e apetrechos, como kimonos, luvas e shorts vindos do Brasil. Em 2004 partiu para o e-commerce, que em 2009 faturava mais de 3 milhões de reais. Com a venda do e-commerce no ano seguinte, obteve o capital necessário para iniciar sua própria fabricação de produtos. Desde 2020 a empresa é uma patrocinadora oficial do Ultimate Fighting Championship (UFC).
Guia
- Não deixe o saco de pancada sempre na mesma posição, rolando-o no chão para nivelar seu conteúdo, evitando que o preenchimento fique rígido.
- O saco de pancadas é um excelente para quem deseja criar uma rotina de exercícios, complementar as aulas da academia ou assiste aulas online.
- O tamanho de quem vai treinar com o saco de pancada deve ser considerado na hora da compra do equipamento.
- Para dar um soco ou chute, você estimula quase todos os músculos do seu corpo.
- Se vai treinar muitos chutes e socos, escolha sacos de 120 cm.
- Se você é uma pessoa muito estressada no dia a dia, é interessante ter um saco de pancada em forma de gota em casa.
Nota do especialista
Comprar um saco de pancadas pode até parecer uma tarefa simples, mas sem a orientação correta você pode se dar mal. A princípio, defina a frequência de uso que você terá. A partir dela fica fácil escolher o tipo de material de revestimento e enchimento. Outro ponto crucial é o tipo de treino que você fará: se o seu objetivo é treinar boxe ou artes marciais. Isso te ajudará a definir a estrutura que irá suportar o equipamento em sua instalação. Caso você compre seu saco de pancadas pela internet, não esqueça de validar o modelo com seu treinador.
https://www.ehow.com.br/encher-saco-pancadas-como_397801/
https://blog.ultrawod.com.br/dicas-de-treino-com-sacos-de-pancadas/
https://pt.wikihow.com/Fazer-Bons-Exerc%C3%ADcios-com-um-Saco-de-Pancadas
FAQ
Como pendurar o seu saco de pancada?
A dica é procurar por uma viga bastante resistente. Se você tiver dúvidas quanto à resistência, você pode instalar um suporte em uma parede de alvenaria ou comprar uma base independente.
Onde pendurar o seu saco de pancada?
Em suportes que podem ser acoplados na parede e no teto. É importante que o local seja resistente e suporte um peso superior ao do saco de pancada, em virtude dos impactos que ele receberá.
Como limpar o seu saco de pancada?
Independente do material em que ele for fabricado, você pode usar um pano úmido ou esponja com sabão neutro. Evite jogar água diretamente no saco de pancada, pois nem todos os modelos são impermeáveis.
Como preencher o seu saco de pancada?
Os materiais mais indicados são retalhos ou estopas de tecidos, cavaco de serragem, areia ou raspa de borracha. A cada três palmos de enchimento, segure pelas alças do saco de pancada e bata algumas vezes com o fundo no chão. Quando o saco de pancadas estiver quase cheio e for difícil de fazer esse movimento, basta você dar algumas palmadas nas laterais.
Eu posso treinar com o saco de pancada sem usar luvas?
Ninguém vai te impedir de fazer isso. Mas, se você não deseja se lesionar e ficar um bom tempo sem treinar, use sempre bandagens e luvas para preservar mãos e punhos.
Quanto tempo devo treinar com o saco de pancada?
Comece com um round de três minutos de socos e/ou chutes, descansando após por 30 segundos ou um minuto. Repita o processo até completar cinco sessões (15 minutos no total). Conforme você se acostuma ao saco de pancada, aumente o tempo de cada round para quatro ou cinco minutos.
Posso molhar o meu saco de pancada?
Digamos que não é recomendável, apesar da maioria dos revestimentos serem impermeáveis. A umidade pode acabar interferindo na densidade do preenchimento, deixando o saco de pancadas mais duro e prejudicando o seu treino.
Existem sacos de pancadas feitos para crianças?
A resposta é sim. Alguns fabricantes estão atentos a este segmento de mercado e desenvolveram equipamentos específicos para as crianças. Normalmente são confeccionados em lona sintética e preenchidos com retalhos de tecido.
Como conservar o seu saco de pancadas?
Para aumentar a vida útil do seu saco de pancadas, procure instalá-lo longe de paredes ou objetos. Outra dica é pendurá-lo somente quando for utilizar, guardando após em um local sem umidade ou luz solar. Como já foi dito, a limpeza deve ser feita com sabão neutro.
Qual o significado da expressão ‘fulano de tal é um saco de pancadas’?
No dito popular, saco de pancadas é atribuído ao indivíduo – ou até mesmo equipe – que apanha com regularidade, que é derrotado de forma fácil e com frequência.