🥇 Melhores Bronzeadores 2025 - Comparativos, Reviews & mais
Um bom bronzeador deve deixar a pele dourada após um dia de sol; um excelente bronzeador deve fazer isso de maneira que o corpo fique todo na mesma cor, garantindo proteção da pele e sem descamar. Os especialistas testaram as marcas mais reconhecidas do mercado por mais de 40 horas, com pesquisas e testes práticos, colocando os bronzeadores em diferentes tons de pele e avaliando como reagem em praia e piscina, com e sem contato com a água. Só depois disso, eles puderam dizer quais os produtos que bronzeiam sem prejudicar você.
Lista com os melhores Bronzeadores de 2025
Última atualização em: O produto "Promopack Acerador" foi adicionado à tabela na posição 1 com a avaliação 9.95.
O que é um bronzeador solar?
O bronzeador solar é um produto cosmético aplicado no corpo cuja finalidade é acelerar a ação do sol na pele, fazendo com que a produção de melanina, que já aconteceria de forma natural, seja potencializada. O bronzeador pode possuir ou não a ação de proteção solar; caso possua, seu FPS pode variar entre 6 e 40. Dois pontos são fundamentais no bronzeador: ajudar a luz do sol a penetrar na pele, reduzindo parte da radiação que entraria sem que o produto fosse aplicado e lubrificar a pele, para ela não descamar e a cor durar mais.
Como um bronzeador funciona?
Ao entrar em contato com o sol, a pele naturalmente começa a produzir mais melanina, como uma forma de desenvolver uma proteção natural aos efeitos dos raios UVA e UVB. A radiação ultravioleta UVB é a causadora das queimaduras solares e responsável pela vermelhidão do pós-sol, por atingir apenas a primeira camada, mais superficial. Já a radiação UVA é a responsável pelo efeito de bronzeamento que é tão cobiçado no verão. Embora a pele já seja capaz de produzir a melanina, ela não o faz de maneira gradativa e igual em todo o corpo, tampouco saudável. Por isso, muitas vezes vemos as pessoas voltando da praia ou piscina com marcas desiguais, com partes muito queimadas e outras com um leve bronzeado.
O bronzeador então possui substâncias que atuam acelerando a produção natural de melanina e induzindo a maior pigmentação quando em contato com a exposição solar. Tais substâncias interagem diretamente com os melanócitos, que são as células especializadas na produção de melanina. Quando o corpo é bronzeado dessa forma, as chances de uma cor uniforme, saudável, natural e com ótima durabilidade (ou seja, sem aquele descascamento feio) são bem maiores e é, geralmente, o resultado alcançado.
Vantagens e Aplicações
Quando pensamos no verão, a ideia de ficar com a pele bronzeada é uma das primeiras coisas a vir à mente. É claro que isso só acontece quando tomamos sol, mas nem sempre apenas a ação natural do astro rei garante um tom saudável e dourado na pele. Uma das grandes vantagens de aplicar o bronzeador é acelerar o processo de ganhar uma corzinha e, ao mesmo tempo, se certificar de que o corpo inteiro será contemplado de maneira uniforme. Existem alguns bronzeadores no mercado que já vem com cor, então esses são ideais para as pessoas com a pele mais clara, que já querem disfarçar isso antes mesmo de ter contato com a luz solar, seja na praia ou piscina.
Por possuir diferentes texturas, o bronzeador também é um produto que agrada todos os públicos. Quando criado, era mais comumente vendido como óleo, sendo que tal consistência nem sempre agradava todo mundo, pois deixava a pele com a sensação de molhada. Com o desenvolvimento de sprays, cremes e loções, esse é um problema do passado.
Além disso, todos os diversos tons de pele podem usar o bronzeador solar; contudo, as peles mais claras devem apostar em uma proteção FPS ainda maior. Alguns bronzeadores também possuem ação hidratante, por conterem em suas fórmulas alguns ingredientes como óleo de amêndoas, de coco, manteiga de cacau, ajudando a reduzir o ressecamento em contato com o sol.
As maiores vantagens do bronzeador:
Quais os tipos de bronzeadores disponíveis no mercado?
O mercado de bronzeadores é bastante diverso, especialmente em um país de clima tropical como o Brasil. A principal variedade do produto é relacionada às suas texturas: óleo, spray, loção e creme e vamos detalhar um pouco sobre cada uma dessas consistências, suas vantagens e desvantagens.
O bronzeador do tipo óleo é um dos mais tradicionais. Sua finalidade é deixar a pele com um brilho enquanto acelera a pigmentação da pele. O dourado já surge quase que de imediato. Ele é ideal para peles mais secas ou ressecadas e possui maior resistência à água, sendo ideal para um dia de praia ou piscina. Seu ponto negativo é que muita gente não gosta da sensação de estar “besuntada” de óleo.
No caso das versões cremosas, como creme ou loção, elas são mais confortáveis no toque e geralmente não incomodam a maioria das pessoas, especialmente as que possuem a rotina de aplicar hidratantes na pele. Inclusive, os bronzeadores em loção ou creme são os ideais para hidratar a pele. A desvantagem é a mesma do em óleo: não agrada a todos, já que pode deixar um aspecto “molhado”.
Já o bronzeador em spray é o favorito de quem quer um toque seco ao final da aplicação. Uma das suas vantagens é a praticidade na hora de aplicar, pois gasta menos tempo. Também, é um método que pode deixar uniforme o produto. Por ser em spray, deixa uma sensação quase refrescante na pele também.
Uma outra variação do produto no mercado é que existem bronzeadores com e sem FPS. FPS é a sigla para “fator de proteção solar” e é o que garante que os raios solares não vão prejudicar a pele, pois alguns de seus potenciais danos são sardas e pintas solares, manchas escuras de melasma, envelhecimento precoce e casos de câncer da pele, como o melanoma. É importante ressaltar que, caso o bronzeador tenha o FPS inferior a 30, ele deve ser usado em conjunto com o protetor solar.
Há ainda os Autobronzeadores, que servem mais como alternativa ao bronzeador comum. Eles estimulam a pigmentação da pele e proporcionam um bronzeado sem a necessidade de exposição solar, garantindo o bronzeado em qualquer estação do ano, muito úteis para o inverno.
O maior guia de compras sobre bronzeador
Como você já viu, opções de bronzeador não faltam no mercado. São várias as marcas nacionais e internacionais que prometem o melhor bronzeado no seu verão. Contudo, nem todas possuem os pré-requisitos para garantir que a sua cor seja duradoura, uniforme, bonita e, mais importante, conquistada de maneira saudável. Para não expor sua pele aos riscos de um produto ineficaz e que pode trazer danos a ela, os especialistas tiveram um grande trabalho pela frente.
Foram 5 dias de pesquisa, somando 40 horas entre estudos e testes do mais variados para garantir que os produtos foram aprovados e cumprem com o prometido. As marcas mais consumidas pelo mercado brasileiro foram comparadas, avaliadas, testadas e somente as melhores entraram para a classificação dos Experts.
Problemas que encontramos após a avaliação do bronzeador:
Bronzeado “manchado”
Um dos principais problemas relatados pelos especialistas foi esse: dos 23 produtos testados, apenas 10 conseguiram garantir que a cor ficará uniforme no corpo todo. A opinião dos especialistas é de que ele deve ser aplicado em quantidades iguais, todavia, mesmo passando o bronzeador corretamente, algumas marcas não tiveram a mesma durabilidade em todo o corpo, ajudando a deixar manchas em algumas áreas que o produto saía primeiro.
No experimento de 4 horas feito por dois em ambientes de praia e piscina com pessoas de diferentes fototipos, os produtos eliminados não trouxeram resultados satisfatórios para a pele, finalizando com um bronzeado “de dalmata”.
Pele descascada após no pós-sol;
Ao entrar em contato com o sol, a pele perde água. Na verdade, não apenas o sol, como a água do mar, piscina e o próprio vento fazem a pele ressecar. Por isso, ao potencializar o bronzeamento, a pele fica ainda mais suscetível a descascar (ou despelar!) após o uso de produtos bronzeadores.
Assim, de acordo com as pesquisas, uma forma de reduzir o efeito é buscando usar fórmulas que contenham ativos hidratantes. “Mas como saber se o bronzeador ajuda na hidratação?”. É simples: busque no rótulo ingredientes como manteiga de karité, óleos de coco, amêndoa e argan, pois eles possuem finalidades hidratantes e antioxidantes. Os melhores bronzeadores do ranking possuíam algum ingrediente hidratante na amostra testada.
Comprar um bronzeador que não é regulamentado pela Anvisa;
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é uma autarquia reguladora que atua no Brasil com o intuito de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos do dia a dia, sendo o bronzeador um deles. Segundo a definição da própria Agência, bronzeador é uma preparação cosmética destinada a entrar em contato com a pele, com a finalidade exclusiva ou principal de protegê-la contra a radiação UVB e UVA sem, contudo, impedir a ação escurecedora.
Ou seja, apenas os produtos que são regulamentados pela Anvisa garantem a segurança na hora de se jogar no banho de sol, pois asseguram que sua pele não vai sofrer danos de curto ou longo prazo causados pela radiação solar. No total, cinco marcas foram reprovadas por não terem a aprovação da Agência, após a análise da conformidade do produto com relação aos padrões de qualidade do país.
Acne e sensibilidade na pele;
Embora encontrados em menor frequência, a acne e a sensibilidade aos componentes dos bronzeadores foram experienciados pelos especialistas. A acne, nesse caso, não possui relação hormonal. É como os dermatologistas descrevem como “acne solar”; ela surge após a exposição solar e se intensifica com o uso de bronzeadores quando a pessoa usa bronzeadores à base de óleo, por causa do “mecanismo de rebote da pele” que a deixa mais espessa e diminui a facilidade em secretar o sebo natural.
A avaliação indicou que três marcas possuem propensão a deixar a pele com tendências acneicas e foram eliminadas. Já a sensibilidade foi descrita como uma vermelhidão e coceira durante o uso, sem causa definida, podendo ser alergia a algum componente da fórmula. Logo, o estudo foi inconclusivo.
Não pode aplicar bronzeador no rosto
Esse não foi um problema eliminatório, pois é o caso de todos os bronzeadores. Na verdade, aqui, age como um ponto de atenção. O rosto nunca deve ser exposto ao sol de maneira desprotegida, já que a sua pele é mais sensível. Além disso, o bronzeador oleoso potencializa as chances de espinhas e cravos, como dito no tópico anterior. O produto cosmético aplicado na região pode queimar a face e deixar manchas como melasma e sardas, sem falar no envelhecimento precoce da pele.
Como os consumidores podem testar o bronzeador antes da compra?
Testar um bronzeador antes de comprar é um método pouco eficaz de testagem. Sendo um produto que precisa estar em contato com o sol e aplicado de maneira uniforme no seu corpo, seu “teste rápido”, no máximo, ajuda na escolha da melhor textura para você, ou a descobrir se você gosta do cheiro do produto.
No mais, não vai ser ao aplicar em uma pequena área do corpo que você verá diferença ou poderá atestar na prática a sua ação na pele, se vai ou não ajudar a conquistar o tão sonhado dourado do verão. Sendo assim, a melhor hipótese para comprar um bronzeador, sem medo de estar adquirindo algo que não vá fazer bem para a sua pele, é confiar em reviews independentes da internet, como esta do Experts Testam.
Pontos importantes
Proteção solar (FPS)
É de extrema importância você verificar se o bronzeador que está adquirindo possui fator de proteção solar ou não. Não caia no engano de pensar que, por possuir proteção contra a radiação solar, o bronzeador é menos eficaz. Tal barreira de cuidado não impede que os raios penetrem na pele, tampouco impedem a produção de melanina; apenas diminui as chances que eles venham a causar danos para ela.
Geralmente, todo bronzeador possui algum nível de proteção, podendo ser mais baixo como 4 a 8, ou maiores entre 15 e 30. Se não possuir ou for menor do que FPS 30, o bronzeador deve ser usado com um protetor solar. A regra é aplicar primeiro o filtro solar e, minutos depois, o produto de bronzeamento.
Resistência à água
Mesmo que você não pretenda entrar no mar ou piscina, que seu intuito seja apenas deitar na areia ou cadeira de sol e pegar um bronze, você ainda vai ter contato com a água: o suor. Então, a resistência à água é um fator de muita importância e está indicado no rótulo. De toda forma, texturas mais oleosas e cremosas costumam lidar melhor com a interação com água, mas um bom spray como os testados pelos especialistas também resistem à água.
Textura
Nós já detalhamos cada tipo de textura, suas vantagens e desvantagens. Contudo, o mais importante é frisar que a consistência do bronzeador é uma escolha individual e, felizmente, é um produto que possui todas as texturas e agrada a todo mundo. É bem similar a escolher um protetor solar ou um produto de hidratação corporal: qual o toque que é bom para você? Se você prefere ver sua pele dourada mais rapidamente, com aspecto de brilho, com maior durabilidade em contato com a água, o bronzeador em óleo é a melhor escolha. Por outro lado, se prefere uma textura mais aveludada e similar a um hidratante, as versões em loção e creme são ideais. Para um frescor e toque seco, opte por spray.
Componentes hidratantes na fórmula
Ter componentes hidratantes na fórmula do seu bronzeador só vai beneficiar a sua pele. Uma pele bem cuidada e hidratada além de absorver melhor a cor, também vai garantir que esta se mantenha por mais tempo. Melhor ainda: sem descamar ou despelar logo em seguida. Então, buscar por componentes hidratantes na fórmula é essencial para garantir que seu bronzeado seja prolongado mesmo depois que o verão acabar. Óleo de coco, de amêndoas, de argan e as manteigas de karité e cacau são ótimos para hidratar.
Busque por ingredientes que tragam benefícios adicionais
Já falamos sobre as vantagens do bronzeador quando em contato com o sol, sobre sua proteção contra os danos dos raios solares, ação hidratante… Mas não pense que as vantagens de um bom bronzeador param por aí. Existem outros diversos ingredientes que podem trazer excelentes benefícios para a sua pele quando associados ao bronzeador.
Por isso, sempre busque por eles no rótulo: vitaminas A, C e E, que colaboram para a melhor pigmentação, produzem elasticidade e retardam o envelhecimento; alantoína, que possui ação regeneradora e de cicatrização da pele; extratos de cenoura, coco ou acácia australiana, que auxiliam na nutrição e potencializam a rapidez do bronze; a pele e aceleram o bronzeado; extrato de casca de noz verde, que embora não seja tão comum, ajuda na manutenção da cor do bronze.
MARCAS
CENOURA E BRONZE
A marca brasileira Cenoura e Bronze surgiu em 1978 com um produto que até hoje é um dos seus mais memoráveis: o óleo bronzeador. Na época, a empresa era responsabilidade da DM Farmacêutica mas, a partir de 2015, ela foi repassada para o grupo francês Coty, Inc. A marca Cenoura e Bronze é completamente voltada para produtos para o sol: bronzeador, protetor solar e produtos já com cor são alguns dos carros-chefe da companhia. Seu produto mais popular é o “Óleo Protetor Solar Spray” que pode ter FPS 6 ou 15 e possui Vitamina E e óleo de cenoura na fórmula. Ele promete resistir à água por até 2 horas, e garante a prevenção contra o fotoenvelhecimento da pele por possuir uma tecnologia “tricomplex”.
AUSTRALIAN GOLD
A Australian Gold é uma marca de protetores solares e bronzeadores que foi desenvolvida nos Estados Unidos em 1985 e é comercializada em mais de 120 países. Tendo o Brasil como um de seus maiores mercados, desde 2017 a Australian Gold começou a ser produzida também na fábrica da brasileira O Boticário, que adquiriu os direitos de licença à longo prazo da marca. Seu protetor solar com “instant bronzer” é no formato spray e pode ter FPS 8 e 15. Sua fórmula traz extratos naturais tonalizantes de nozes, abóbora e cenoura, e também um composto à base de extratos vegetais, que promete acelerar o bronzeamento. Outro produto é o “Acelerador Intensifier Dry Oil”, em óleo, que contém vitamina e, aloe vera e ativos hidratantes.
SUNDOWN
A Sundown pertence à empresa Johnson & Johnson e foi criada em 1984. A empresa foi a primeira a chegar no Brasil para proteção contra os raios solares, através dos lançamentos dos primeiros fatores FPS 4, 8 e 15. Sendo a pioneira também nos fatores mais altos. A marca estreou novos produtos, sempre voltados para a pele, como os bronzeadores. A versão mais famosa da marca é em spray, o “Sundown Gold”, que pode ter FPS 6, 15 e até 30. A fórmula possui toque seco e contém betacaroteno e óleos naturais de buriti e urucum, além de vitamina E. Promete resistir bem à água e ao suor por até 2 horas sem necessidade de reaplicar.
BANANA BOAT
A norte-americana Banana Boat surgiu oficialmente em 1981; contudo, a história da marca começa em meados da década de 1970, quando Robert Bell, seu criador, na época um adolescente cria uma loção de bronzeamento artesanal feita de óleo de bebê, laranjas e bananas, armazenadas em cascas de coco e vendida por no máximo 1 dólar. Atualmente, seu produto bronzeador mais conhecido é o “Banana Boat Bronzeador”, em óleo, com FPS 8 e 236ml. Sua embalagem é em spray e promete praticidade na hora de aplicar. Sua fórmula é enriquecida com extrato de cenoura e óleo de coco. O produto garante ser muito resistente à água.
NIVEA
A marca surgiu em Hamburgo, em 1911, com o tradicional creme Nivea. Foi em 1970 que a empresa começou a fabricar produtos desenvolvidos para o contato com o sol. Além dos protetores solares, a Nivea conta também com a loção bronzeadora “Nivea Sun Intense & Bronze”, com FPS 6, textura não oleosa e rápida absorção. O produto é recomendado para peles pouco sensíveis ao sol e que se bronzeiam com facilidade. Na mesma linha, a alemã também fabrica o “Nivea Sun Protect & Bronze” que promete ser resistente à água e prevenir o envelhecimento da pele causado pela exposição solar. No rótulo, é possível ver que ele traz betacaroteno e ácido glicirretínico em sua fórmula, que estimula o bronzeado natural da pele.
L’ORÉAL
A L’Oréal é uma multinacional que nasceu na França em 1909 e ganhou o mundo. Em 1935, lançou o Ambre Solaire, um produto voltado para o dourado da pele e um dos pioneiros. Hoje, sua gama de produtos é uma das mais variadas no universo dos cosméticos: são tinturas, maquiagens, shampoos e condicionadores, bem como bronzeadores e protetores solar, fazendo com que a L’Oréal seja até hoje líder mundial no segmento de cosméticos. O seu “Protetor Bronzeador Solar Expertise” conta com FPS 15 e contém tirosina e cafeína, que são ativos que auxiliam na busca da cor dourada. Sua textura em creme garante toque aveludado e promete ser de rápida absorção, deixando um efeito iluminado após o uso.
DI HELLEN COSMÉTICOS
Uma marca que vem ganhando reconhecimento no mercado nacional é a Di Hellen Cosméticos. Ela é uma empresa pioneira no setor de cosméticos e perfumaria do Rio Grande do Sul e começou na garagem de uma casa. Atualmente, conta com fábricas próprias e uma frota própria de caminhões, que levam a mercadoria a três estados do sul do país: Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Em seu portfólio, mais de 500 produtos são produzidos. Sua linha de itens voltados para o sol é bastante extensa, com protetores, bronzeadores e produtos pós-sol. No bronzeamento, seus produtos agregam as diversas consistências com loção, óleo e spray óleo, com FPS 6. Eles possuem vitamina E e ativos naturais pró-melanina.
ANASOL
A Anasol é uma marca desenvolvida pela brasileira Dahuer Laboratórios que traz ao mercado linhas completas de protetores solares, bronzeadores, produtos pós-sol e dermocosméticos. A empresa possui mais de 30 anos no mercado e seu foco segue o mesmo desde então. O “Anasol Óleo Bronzeador” contém extratos naturais de buriti, cenoura e urucum, embalagem em spray, e opções de proteção com FPS de 6 e 15. Sua resistência à água é de até 40 minutos sem reaplicar. Já a versão em loção, pode ser encontrada à venda com FPS de 8, 15 e 30, sendo as duas primeiras opções disponíveis em dois tamanhos: 125 ml e 200 ml. A loção bronzeadora tem toque seco e extratos naturais de cenoura e urucum.
BIOMARINE
Mais uma empresa brasileira com forte projeção no nicho de cosméticos e dermocosméticos, a Biomarine Medical possui produtos para tratar do corpo e da face: limpeza facial, tonificação, esfoliação, tratamento de manchas, hidratação, protetor, bronzeadores, são alguns. Seus itens voltados para dourar a pele são variados: o bronzeador bifásico “Biomarine Sun Marine Duo Bronze” tem FPS 15, hidratação e ação antioxidante. Contudo, é o “Biomarine Sun Marine Absolut Bronzer” que revoluciona por possuir FPS 40. Sua fórmula é em creme e possui “Tan Action”, um complexo de aminoácidos rico em tirosina, além de extrato de Nogueira e café verde, estimuladores de bronze. Também tem fucogel, um polissacarídeo com ação hidratante que previne a descamação, e caviar, que traz minerais que hidratam e nutrem a pele.
NEO BRONZE
Voltada especialmente para cosméticos que intensificam o bronzeador, a Neo Bronze é uma marca brasileira que surgiu em Santa Catarina, em 2012, e está em uma constante de crescimento no segmento. Seus produtos são fabricados no laboratório Naturelle que, assim como a marca, é preocupado com sustentabilidade, meio ambiente, e não testa em animais. Seu carro-chefe é a loção bronzeadora que pode ter baixa proteção (FPS 6) ou mais alta (FPS 30). A loção é composta de óleos, vitaminas e aloe vera. Seu creme é à base de parafina e garante ser hidratante e evitar que a pele descasque. Também promete não manchar a pele ou biquíni, nem a roupa.
Fatos interessantes & guia
Como surgiu a moda da pele bronzeada – que dura até hoje!
A pele bronzeada começou a ser sinônimo de saúde e beleza em 1925, com Coco Chanel. Enquanto passava férias na Riviera Francesa, ela pegou sol no rosto e a aparência corada ficou conhecida. Antes, a cor branca era sinônimo de classe e finesse, tanto que cremes clareadores da pele eram anunciados em revistas de moda da época. Foi em meados de 1937 que ele se tornou uma verdadeira tendência mundial: produtos que prometiam uma cor dourada eram comercializados e a pele bronzeada se tornou sinônimo de beleza, enterrando definitivamente a branquitude das décadas anteriores. Pouco a pouco, a tecnologia foi desenvolvendo produtos que, além de acelerar o bronze, também previnem contra os danos dos raios solares para a pele, além de outros benefícios como hidratação e ação antioxidante.
Dicas para o bronzeado durar mais tempo
Fontes Informativas
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-agem-os-bronzeadores/
https://www.dicasdemulher.com.br/bronzeador/
https://diariodamanha.com/noticias/ha-formas-seguras-de-usar-bronzeador/
https://historiahoje.com/historia-da-cor-perigosa/
https://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-tirar-o-bronzeado-3029.html
FAQ
Bronzeador faz mal para a saúde?
Uma vez que aplicado em conjunto com um protetor solar, ou quando o próprio bronzeador já possui um FPS alto, ele não faz mal para a saúde.
Devo usar protetor solar ou bronzeador primeiro?
Primeiro, o protetor solar deve ser aplicado de forma generosa. Depois de alguns minutos, quando sentir que a pele absorveu o produto, é a hora de passar o bronzeador. É necessário ressaltar que o protetor deve ser reaplicado também.
Grávidas podem usar bronzeador?
Mulheres grávidas podem usar bronzeador. O cuidado, no entanto, deve ser redobrado, tendo maior atenção às fórmulas hipoalergênicas e tomando sol até às 10 horas e após às 16 horas, nos horários com menor incidência solar.
Qual o bronzeador ideal para peles mais claras?
Para peles claras e sensíveis, o ideal é focar em bronzeadores com um fator de proteção solar mais alto, de 30 para cima.
O que é o autobronzeador?
O autobronzeador é um produto que deixa o aspecto bronzeado sem precisar de exposição solar, através de substâncias que reagem sobre a derme produzindo um pigmento chamado melanoidina. Ele é ideal para o inverno, quando o sol não é propício para bronzeado natural.
Como se bronzear mais rápido?
Esfoliando bem a pele antes de se expor ao sol, comendo alimentos ricos em betacaroteno e tendo contato com o sol em dias seguidos, mesmo que por pouco tempo e dentro do horário seguro, é o melhor método. Se você quer aparentar um bronze ainda no processo, opte por bronzeadores que já vem com cor.
Como fazer bronzeador em casa?
Algumas receitas de bronzeador caseiro contam com urucum, óleo de coco e cenoura. Contudo, além das chances de ficar com um bronzeado manchado, podem ocorrer alergias, sem falar nos riscos com a exposição aos raios UVA e UVB. O ideal sempre será usar produtos testados para tal finalidade e certificados por especialistas e pela Anvisa.
Parafina é seguro para bronzear?
Depende. É um produto regulamentado, porém há perigos relacionados à qualidade e ao armazenamento do produto. Muitos locais voltados para o bronzeamento usam parafinas sem os certificados dos órgãos reguladores, aumentando as chances de alergias e queimaduras.
O que é “bronze de fita”?
O bronze de fita é parecido com o bronze natural: deixa uma marquinha. Porém, no primeiro, a fita (por vezes isolante) será aplicada no formato do biquíni desejado, impedindo que o sol chegue nas áreas marcadas. É um estilo de bronzeamento que agrada uma pequena parcela de pessoas, enquanto sofre várias críticas de outra.
O que tira o bronzeado?
Para remover a cor de uma forma mais rápida, faça uma esfoliação leve em todo o corpo (no máximo duas vezes por semana) para que a camada superficial saia e se revele o tecido não bronzeado que está por baixo. Não é indicado fazer uma esfoliação caseira com açúcar ou café, por exemplo. Busque por produtos pós-sol.