🥇 Melhores Coletores Menstruais 2025 - Comparativos, Reviews & mais
Quer fazer as pazes com a sua menstruação e encontrar uma maneira muito mais prática e sustentável de enfrentar aqueles dias? Então você precisa conhecer os melhores coletores menstruais da atualidade.
Lista com os melhores Coletores Menstruais de 2025
Última atualização em: O produto "Lumma Amor Rosa" foi retirado da tabela comparativa devido à falta de disponibilidade na loja
O que é um coletor menstrual?
O coletor menstrual, também conhecido como copo menstrual, é um produto de higiene feminina utilizado para coletar, armazenar temporariamente e descartar o fluido menstrual. É uma alternativa atual e mais sustentável aos tradicionais absorventes femininos.
Como um coletor menstrual funciona?
O coletor menstrual é composto por uma haste e um copo de silicone, que deve ser inserido no canal vaginal para coletar o sangue durante a menstruação. Para isso, o copo deve ser dobrado e inserido na vagina, de modo que haja uma vedação contra as paredes vaginais, para que o coletor retenha o fluxo menstrual sem causar vazamentos.
Isso quer dizer que, ao contrário dos absorventes internos e externos, que absorvem o fluxo menstrual, o coletor menstrual funciona ao coletar este líquido, que pode ser facilmente descartado no vaso sanitário ou mesmo no banho, sem gerar resíduos extras e lixo como os absorventes tradicionais.
Vantagens & Aplicações
A chegada dos coletores menstruais representa uma maneira um tanto revolucionária de lidar com o período menstrual. Isso porque o acessório traz uma série de vantagens para as mulheres e também para o planeta.
A primeira grande vantagem é que o coletor menstrual é uma alternativa sustentável ao uso dos tradicionais absorventes internos e externos, já que ele não gera mais lixo ao meio-ambiente todos os meses.
Como o coletor menstrual costuma ser reutilizável, essa também é uma alternativa muito econômica para as mulheres no longo prazo, com um acessório que dura até 10 anos de uso e elimina a necessidade de comprar diversos absorventes em todos os ciclos.
O uso do coletor menstrual também favorece uma vida mais ativa, já que você poderá praticar exercícios até mesmo entrar na água com total segurança e liberdade.
Quando colocado da forma correta, o coletor menstrual não gera nenhum incômodo, fazendo com que muitas mulheres até se esqueçam que estão menstruadas e usando o coletor. Ele também é ótimo para dormir, já que pode ser usado por até 12 horas seguidas sem risco de vazamentos para fluxos normais.
Outra vantagem se refere à higiene íntima. Com o coletor menstrual, a mulher não precisa ter contato com o sangue menstrual toda vez que for ao banheiro, por exemplo. Dessa forma, existe uma menor proliferação de bactérias do que outros métodos, além de não deixar cheiros típicos que, na verdade, são o resultado do contato do sangue com o ar e o material dos absorventes tradicionais.
Por fim, o coletor menstrual é um ótimo aliado para melhorar a relação da mulher com o próprio corpo e com o meio ambiente. Ele favorece o autoconhecimento, já que a mulher precisa tocar o próprio corpo toda vez que tiver que colocar e retirar o copinho, e também permite um contato mais íntimo com o próprio ciclo e o sangue menstrual.
Quais os tipos de coletor menstrual estão disponíveis?
Atualmente, é possível encontrar tanto coletores menstruais quanto discos menstruais e, ainda que a principal função de ambos seja coletar o sangue menstrual, existem algumas diferenças relevantes entre os dois tipos.
O coletor menstrual é o tipo mais tradicional composto por um copinho que retém o fluido e uma haste para auxiliar na colocação e retirada do coletor. Seu formato é um pouco mais comprido, como o de uma taça, de modo que o coletor fique posicionado no canal vaginal da mulher com a pontinha da haste para fora.
Prós – reutilizável, podendo durar até 10 anos; disponível em diversos tamanhos; sua haste facilita a colocação e retirada do coletor.
Contras – não é adequado para uso durante relações sexuais com penetração; se o colo do útero estiver baixo, a haste do coletor menstrual pode incomodar (embora seja possível cortar um pedaço).
Já o disco menstrual possui um formato mais arredondado, geralmente de tamanho único, e tem o grande diferencial de favorecer relações sexuais com penetração durante os dias da menstruação, sem o contato com o sangue. Como seu formato é maior na base e menor no comprimento, ele fica posicionado no fundo do canal vaginal, mais próximo ao colo do útero, deixando mais espaço para a penetração no canal vaginal.
Prós – pode ser usado durante relações sexuais; não cria vácuo nas paredes do canal vaginal, gerando menos desconforto.
Contras – não há tantas opções disponíveis em comparação com o coletor menstrual; costuma ter um tamanho único; não possui haste na ponta para auxiliar na retirada do disco.
Quem pode usar um coletor menstrual?
O coletor menstrual é uma das alternativas mais democráticas para lidar com o período menstrual, podendo ser usado por quase todas as mulheres que menstruam.
O uso do coletor menstrual não tem restrição de idade. Por isso, ele pode ser usado tanto por adolescentes, desde sua primeira menstruação, quanto por mulheres maduras na pré-menopausa.
Quem sofre com alergias aos materiais utilizados nos absorventes tradicionais também encontra uma ótima alternativa com os coletores menstruais, já que eles são feitos de materiais hipoalergênicos, com baixo risco de alergias e infecções no local.
As mulheres que utilizam o DIU como método anticoncepcional também podem usar o coletor menstrual, embora precisem de um pouco mais de cuidado ao inserir e retirar o coletor, para não esbarrar no fio do DIU. O mesmo vale para as mulheres virgens que, embora também possam usar o coletor menstrual, precisam estar cientes do risco de rompimento do hímen com a inserção e retirada do copinho pelo canal vaginal.
Por outro lado, as mulheres que estão na fase de pós-parto vaginal são desaconselhadas a usar o coletor, pois neste período o colo do útero está mais sensível e a inserção do coletor pode acabar machucando, por isso não é recomendada. Por um motivo semelhante, quem tem alguma lesão vaginal ou outra doença ginecológica também precisa de atenção ao usar um coletor menstrual.
O ideal é sempre conversar com um médico ginecologista para avaliar sua saúde íntima, os cuidados de higiene necessários e se há alguma contraindicação sobre o uso do coletor menstrual.
O maior guia de compras sobre coletor menstrual
Ainda que o coletor menstrual já seja considerado uma maneira muito atual e prática de lidar com o sangue naqueles dias, não é incomum que algumas mulheres enfrentem problemas durante o uso e a adaptação do coletor em sua rotina.
Por isso, após uma ampla pesquisa com as consumidoras, nosso time elencou os principais problemas encontrados pelas mulheres durante ou após a compra do coletor menstrual.
O primeiro se refere à escolha do tamanho do coletor menstrual. Como ainda não há uma padronização única seguida pelas marcas, pode ser um pouco confuso escolher o tamanho mais adequado para você. Vale considerar também que o corpo da mulher passa por mudanças entre os ciclos menstruais, o que pode fazer com que um copinho de um determinado tamanho seja adequado para o período menstrual de um mês e fique pequeno em outro mês.
Muitas mulheres também relataram dificuldades para colocar o coletor menstrual de forma adequada, especialmente nas primeiras vezes. A verdade é que preciso ter paciência com o tempo de adaptação, além de uma boa dose de autoconhecimento para saber a melhor posição e a dobra que se encaixe de forma mais suave e confortável para você.
Como cada corpo tem uma estrutura diferente, o segredo é testar várias vezes até encontrar as melhores formas de colocação. A boa notícia é que muitas marcas oferecem garantia de 1 ano às suas consumidoras, permitindo que as mulheres façam um teste prático após a compra do coletor menstrual em diferentes ciclos do mês para avaliar sua adaptação com o acessório.
Algumas marcas também oferecem o seu próprio aplicador de coletor menstrual para facilitar a colocação do copinho, sendo outra alternativa para quem enfrenta maiores dificuldades no processo.
Esse é um aspecto muito importante, pois quando o coletor não está bem posicionado, ele pode gerar incômodos e desconfortos à mulher e, em casos extremos, até machucar as paredes do canal vaginal com a fricção contínua do copinho. Este tipo de incômodo é mais comum principalmente nos três primeiros meses, quando ocorre uma fase de adaptação.
Neste período, também é possível que ocorram alguns vazamentos de sangue, principalmente em função do posicionamento inadequado do coletor. Para ajudar nessa fase de adaptação, muitas mulheres optam por usar um protetor diário além do coletor, evitando assim que pequenos vazamentos manchem a roupa ou gerem algum constrangimento.
Vale também mencionar que o uso do coletor menstrual requer alguns cuidados específicos de manuseio, utilização e higienização. Primeiro, é necessário esterilizar o coletor menstrual a cada ciclo, fervendo o copinho com água em uma panela esmaltada por cerca de 5 a 10 minutos.
Além disso, toda vez que precisar esvaziar o coletor, de 3 a 4 vezes ao dia, é necessário lavá-lo com água e sabão neutro antes de reposicioná-lo no canal vaginal. Também não podemos esquecer da importância de sempre lavar bem as mãos antes de retirar ou colocar o copinho no local. Isso parece algo simples, mas pode ser um problema para quem tem o fluxo mais intenso e precisa esvaziar ou limpar o coletor em banheiros públicos, por exemplo.
Definições
Depois de uma série de estudos e testes de produto, nossa equipe elencou os principais atributos que devem ser considerados ao fazer uma comparação entre os melhores coletores menstruais. Veja abaixo.
Tipo
Atualmente, os copinhos menstruais são divididos em dois tipos principais: o disco menstrual e o coletor menstrual.
Se você procura um copinho para coletar seu fluido menstrual todos os meses, o coletor menstrual tradicional sem dúvida é a melhor opção. Este modelo está disponível em diversos tamanhos para se adequar às diferentes necessidades das mulheres e é reutilizável, podendo durar de 3 a 10 anos de uso.
Já se o que você busca é um aliado que possibilite ter relações sexuais sem o contato com o sangue naqueles dias, o disco menstrual é a opção mais adequada. Como ele fica posicionado bem próximo ao colo do útero, há espaço para a penetração no canal vaginal sem desconfortos ou vazamentos incômodos. No entanto, verifique se este modelo é reutilizável, já que boa parte dos discos menstruais ainda são descartáveis.
Tamanho
Escolher um coletor menstrual com o tamanho certo para você é fundamental para aproveitar toda a segurança e conforto que o copinho proporciona.
Cada marca possui sua própria classificação de tamanhos segundo seus critérios. Mas, no geral, quase todos os coletores menstruais são apresentados em pelo menos dois tamanhos: um adequado para mulheres com menos de 30 anos, que ainda não tiveram filhos, e outro indicado para mulheres com mais de 30 anos ou que tiveram filhos.
Além disso, existem coletores menstruais com diferentes tamanhos de acordo com a altura do colo do útero, do nível de fluxo menstrual e até mesmo modelos desenvolvidos especialmente para adolescentes.
Material
Nos dias de hoje, praticamente todos os coletores menstruais são feitos de silicone médico hipoalergênico ou TPE, já que esses materiais são altamente flexíveis, não causam alergias e podem ser usados com muita segurança e conforto por até 12 horas.
De qualquer maneira, ao escolher o melhor coletor menstrual para você, não deixe de priorizar aqueles de marcas sérias e responsáveis, feitos de um material atóxico, hipoalergênico e totalmente livre de fragrâncias.
Cor
Os coletores menstruais estão disponíveis em diversas cores como rosa, vermelho, amarelo, lilás, verde, azul, transparente e com uma combinação de tons coloridos.
Quem prefere seguir a linha mais natural e acompanhar o fluxo ainda mais de perto pode preferir a versão incolor, que não inclui corantes ou pigmentos e permite visualizar o conteúdo do copinho com total transparência.
Marcas
Veja agora quais foram as 10 principais marcas fabricantes de coletores menstruais aprovadas em nossa inspeção e teste de adequação.
Fleurity
Fundada em 2015, a Fleurity é uma das marcas fabricantes de coletores menstruais mais conhecidas do país. De origem brasileira, a marca já possui presença em mais de 6 países e diversas classificações internacionais, com seus produtos disponíveis em mais de 10 mil pontos de venda físicos e em diversos sites de comércio eletrônico. Sua missão é oferecer às mulheres um ciclo menstrual mais tranquilo e com respeito ao meio-ambiente e, para isso, a marca oferece um portfólio dedicado ao público feminino com disco menstrual, coletor menstrual, calcinha absorvente, absorventes reutilizáveis, aplicador de coletores, copo esterilizador, o inovador condutor urinário Uriny e uma necessaire para transporte.
Violeta Cup
A Violeta Cup é uma marca moderna e atual que surgiu para questionar alguns paradigmas relacionados à mulheres, como o pensamento de que a menstruação deve ser algo chato e incômodo. Seu propósito é contribuir para que as pessoas tenham uma relação mais leve e consciente com o seu corpo e a natureza, começando com um ciclo menstrual saudável e renovador. Atualmente, o portfólio da marca conta com absorventes reutilizáveis, calcinhas absorventes, coletores menstruais, disco menstrual pro e produtos de higienização, oferecendo diversas alternativas para combinar com o estilo e preferência de cada mulher. Seus coletores menstruais são feitos de silicone medicinal hipoalergênico macio e flexível, facilitando o molde e a adaptação no corpo.
Inciclo
A Inciclo é uma grande pioneira no Brasil na fabricação de produtos específicos para higiene e saúde íntima da mulher e, com pouco mais de 10 anos de atuação, a marca já é considerada a maior do mercado brasileiro no segmento de coletores menstruais. O propósito da marca é desenvolver produtos inteligentes, que contribuem para um mundo mais sustentável e menos poluente, e também auxiliem mulheres na aceitação de seus corpos e seus fluidos naturais. Hoje a Inciclo oferece calcinhas menstruais, absorventes menstruais, calcinhas pós-parto, sling, absorvente para seios e ainda alguns dos coletores menstruais mais vendidos do país, feitos de silicone hipoalergênico e disponíveis em três modelos: A, B e Teen.
Korui
A Korui é uma marca brasileira apaixonada pela vida e pelo planeta e, por isso, desenvolve soluções menstruais com o intuito de ressignificar a relação das mulheres com o próprio corpo e a natureza. Como parte de suas iniciativas, a marca doa um coletor menstrual para pessoas em situação de vulnerabilidade a cada 10 coletores menstruais vendidos, contribuindo para a saúde e o conforto de cada vez mais mulheres e também para um mundo com menos lixo. Hoje a Korui desenvolve produtos reutilizáveis e sustentáveis, como absorventes reutilizáveis, calcinhas absorventes e coletores menstruais, onde até mesmo suas embalagens são impressas com tinta vegetal em papel 100% reciclável.
Alergoshop (Free Cup)
A Alergoshop é uma empresa brasileira dedicada a atender as necessidades e carências particulares de pessoas alérgicas. Para isso, a marca reúne embasamento técnico e científico com muita inovação para desenvolver seus mais de 280 produtos que, além de não incluírem substâncias alergênicas, são comercializados apenas após uma série de testes de acordo com as normas da ANVISA. O coletor menstrual da Alergoshop ganha o nome de Freecup, desenvolvido especialmente para que as mulheres lidem com o seu fluxo menstrual sem irritações, odores indesejados ou restrições de movimentos. Ele é feito com material extra-macio e hipoalergênico com 100% de silicone medicinal, sendo adequado até mesmo para pessoas alérgicas.
BioWorld (Evicup)
A BioWorld é uma marca francesa especialista em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de soluções naturais, incluindo cosméticos, produtos de tratamento e produtos naturais. Há mais de 20 anos, a marca oferece produtos altamente eficazes para mais de 1.000 clientes em todo o Brasil, incluindo dermocosméticos, nutracêuticos, produtos para tatuagens e para higiene pessoal, como é o caso do Evicup, o coletor menstrual da marca. Desenvolvido com silicone medicinal de alta qualidade e transparente, totalmente livre de corantes, o Evicup está disponível nos tamanhos pequeno e médio e pode ser esterilizado no fogão ou no microondas para maior comodidade.
A Sós (Feminist)
A A Sós é uma marca brasileira dedicada ao desenvolvimento de produtos que promovam maior prazer e conexão com o corpo para homens e mulheres. A marca se preocupa com a utilização de materiais de alta qualidade para todos os seus produtos e não mede esforços ao realizar testes e mais testes, para garantir a eficácia de cada um deles. Todo esse esforço fez com que a empresa já seja considerada uma das líderes no mercado de produtos eróticos na América Latina, desenvolvendo brinquedos eróticos, cosméticos, lingeries, vibradores, estimuladores, produtos para pompoarismo, e também comercializando o coletor menstrual da linha Feminist, feito com 100% de silicone medicinal, design europeu e disponível em dois tamanhos.
Lumma (EasyCup)
A Lumma atua há mais de 30 anos para melhorar a vida das pessoas com seus produtos seguros, duradouros e acessíveis. O nome da marca, Lumma, significa a conexão entre os períodos menstruais e os ciclos da natureza, mostrando que a marca realmente se preocupa com sua missão ao desenvolver produtos de silicone duráveis e amigáveis ao meio ambiente e à saúde humana. Além de contar com o seu próprio copo esterilizador, a Lumma também oferece discos menstruais e copos menstruais em até 10 tamanhos distintos, auxiliando as consumidoras a encontrarem a melhor opção para se adaptar à forma do seu corpo com todo o conforto.
Famivita (FamiCup)
A Famivita acredita que ter um filho é o milagre mais incrível da vida e, por isso, se dedica ao desenvolvimento de produtos que preparam o corpo da mulher para a gravidez, combatendo possíveis problemas e até mesmo evitando tratamentos caros e complexos. Para isso, a marca reúne médicos, especialistas e mães para trazer ao mercado produtos inovadores, de boa qualidade e com preços acessíveis que já alcançaram mais de 50 mil mulheres em todo o país. Atualmente, sua lista de produtos inclui vitaminas para homens e mulheres, testes de ovulação, testes de gravidez, lubrificantes e, ainda, o FamiCup, coletor menstrual da marca feito 100% de silicone hipoalergênico sem BPA.
Yuper
A Yuper é uma marca brasileira que nasceu para transformar a relação das mulheres com a sua menstruação, contribuindo para o empoderamento de seu corpo e para que as mulheres se tornem protagonistas de suas escolhas relacionadas ao período menstrual. Para chegar lá, a marca oferece uma proposta saudável, econômica e sustentável de lidar com os fluidos menstruais todos os meses por meio de seus discos e coletores menstruais, os primeiros do país feitos com materiais 100% recicláveis que podem ser reutilizados por até 3 anos, segundo registro na ANVISA. Seus coletores menstruais são feitos de TPE, um material hipoalergênico de uso médico que se encaixa perfeitamente ao corpo da mulher, proporcionando muito conforto e segurança para os dias do período menstrual.
Guia: 5 cuidados essenciais com o seu coletor menstrual
Não importa se esse é o seu primeiro coletor menstrual ou se você já é adepta do copinho há tempos. Sempre vale a pena revisar os cuidados tão importantes que você deve ter com o seu coletor menstrual, especialmente no que se refere à higienização do produto.
Isso porque é a higienização adequada que impede a proliferação de bactérias e germes nesse local, mantendo você saudável e livre até mesmo de doenças mais sérias que podem surgir a partir de uma má higiene.
Nota do especialista
“Os coletores menstruais não diferenciam tanto em termos de design ou forma de colocação. Por isso, nossa recomendação é que a consumidora invista em uma marca de confiança que utilize materiais de qualidade e hipoalergênicos, já que esse é um produto íntimo que pode ser usado por até 10 anos! Vale também ter um cuidado especial ao escolher o tamanho certo, já que isso impacta diretamente no nível de conforto e segurança que a mulher terá ao usar o copinho.”
Fontes Informativas
https://www.ecycle.com.br/absorvente-impactos-ambientais/
https://www.bbc.com/portuguese/geral-41797868
https://super.abril.com.br/blog/oraculo/quantos-litros-uma-mulher-menstrua-em-toda-a-vida/
FAQ
Por que usar coletor menstrual?
O coletor menstrual é uma alternativa mais sustentável, econômica e até mesmo higiênica do que os tradicionais absorventes femininos, além de favorecer um contato mais próximo da mulher com o próprio corpo e o seu ciclo menstrual.
Por que meu coletor menstrual vaza?
Geralmente, os vazamentos ocorrem quando o coletor menstrual não está bem encaixado nas paredes vaginais ou então quando o coletor já está cheio.
Pode dormir com o coletor menstrual?
Sim, você pode dormir com o coletor menstrual sem problema algum. Apenas fique atenta para não ultrapassar o período de 12 horas sem retirar o copinho para esvaziamento e higienização.
Coletor menstrual incomoda?
Quando o coletor menstrual está posicionado corretamente no canal vaginal, ele não causa nenhum incômodo ou desconforto. No entanto, caso a dobra não se solte adequadamente dentro do canal, é possível sentir o acessório mal posicionado. Por isso, se você sentir algum incômodo, tente retirar o copinho delicadamente, lavar com água corrente e depois colocá-lo novamente numa posição mais adequada.
Qual coletor menstrual pode ser usado durante a relação?
O disco menstrual é o modelo mais indicado para quem deseja ter relações sexuais com penetração durante a menstruação, sem o risco de manchar os lençóis. Como esse modelo fica no fundo do canal vaginal, próximo ao colo do útero, ainda há espaço para penetração mesmo com o disco no lugar.