🥇 Melhores Matizadores 2025 - Comparativos, Reviews & mais
Lista com os melhores Matizadores de 2025
Última atualização em: O produto "L'OREAL PROFESSIONNEL Blond Matizante" foi retirado da tabela para reavaliação.
O que é um matizador?
O matizador é um produto aplicado nos cabelos para ajustar a coloração, desgastada geralmente por exposição ao sol, mar, suor e piscina ou até mesmo por causa de outros produtos, que possui diferentes finalidades. Em cabelos com a cor desbotada, ele é capaz de trazer o brilho natural de volta. Já para os que estão amarelados ou alaranjados, o matizador neutraliza o tom, corrigindo a pigmentação das madeixas. Também vem sendo bastante usado em cabelos naturais, sem tintura, para renovar a tonalidade. É um produto muito versátil e cada dia mais se tornou uma opção indispensável para quem quer manter o efeito de cabelo de salão de beleza sem gastar muito ou sequer sair de casa!
Como o matizador age no cabelo?
O matizador age para neutralizar a cor do cabelo, normalmente deixando-o em um tom mais frio. Quando falamos de cabelos coloridos, após a descoloração acontece um processo que costuma modificar a fibra capilar, deixando-a mais porosa, ou seja, mais aberta para que impurezas da atmosfera penetrem. Além da poluição, outros fatores como o calor causado pelo uso excessivo de chapinha e secador, ou mesmo a ação do sol, piscina e mar podem modificar a cor do cabelo, oxidando ou desbotando. Para recuperar o tom desejado e deixar o cabelo mais brilhoso e macio, a matização é uma técnica utilizada.
Os matizadores possuem compostos com efeito antioxidante, mantendo a cor ou levando pigmentos aos fios. Eles também podem ter componentes com ação hidratante, umectante e emoliente.
Existem matizadores roxos, azuis, cinzas, perolados, dentre outros, e cada um deles é capaz de neutralizar um subtom diferente. Ou seja, engana-se quem pensa que apenas os cabelos loiros podem ser matizados; toda a cartela de cores pode sofrer matização; ruivos, pretos e até grisalhos conseguem melhorar o aspecto capilar, respeitando as paletas de cada um.
Vantagens e Aplicações
Uma das maiores vantagens de usar um matizador é economizar com o salão de beleza. É claro que alguns casos de erro na coloração não podem ser revertidos em casa, sem a ajuda especializada de um cabeleireiro de confiança. Contudo, para a maioria dos casos, basta usar o melhor produto à venda no mercado que as madeixas voltarão aos seus dias de glória.
Uma outra vantagem de comprar um matizador é o rendimento do produto. A maioria dos matizadores devem ser usados uma vez por semana, no máximo. Independente se for um shampoo, creme ou máscara, esse produto costuma durar bastante; mais uma grande economia.
Sua aplicação deve ser feita da maneira indicada pelo rótulo. Não existe uma fórmula certa porque cada cabelo possui uma necessidade individual e, para isso, um produto específico que atenda, bem como uma aplicação apropriada para tal. Cada matizador possui uma maneira diferente de agir nos cabelos, logo, é especialmente importante seguir o modo de usar descrito na embalagem. De modo geral, o seu é com os cabelos molhados, durante o banho e não é diário.
Quais os tipos de matizadores disponíveis no mercado?
Os matizadores podem ser encontrados de diferentes formas e cada uma delas é ideal para um tipo de cabelo, dependendo de sua fibra e coloração. Quando pensamos nas formas do matizador, as mais comuns são shampoos (na maioria das vezes combinados com condicionadores), cremes, máscaras e ampolas.
Os shampoos e condicionadores costumam ter um efeito mais sutil, já que seu uso é prolongado. Dessa forma, o produto vai gradativamente ajustando o tom do cabelo, sem que seja feito em um único uso, embora já seja possível perceber grande diferença com poucas lavagens.
Já as máscaras e cremes são para resultados mais potentes. Alguns são recomendados o uso a cada 15, 20 dias, então, tem uma ação mais forte se comparado com os shampoos e condicionadores. Algumas marcas também vendem ampolas que podem ser colocadas em produtos de uso diário para alcançar a matização..
Já pensando nos tons de cabelos, a gama de opções fica muito maior! Quando os fios são loiros de tonalidade dourada ou mais amarelada, o ideal é o matizador roxo que rebate o amarelado. Para os platinados, além do roxo, também pode ser um matizador perolado. Para os alaranjados, costuma-se optar pelo azul quando o objetivo é resfriar o tom; por outro lado, o matizador laranja acende a tintura, sendo uma outra opção. Os cabelos pretos, por outro lado, usam o matizador na cor preta também, para trazer o brilho. Para os grisalhos, a regra do loiro se aplica: roxos e violetas avivam a cor.
As maiores vantagens do matizador:
- Neutraliza tons indesejados;
- Recupera a cor do cabelo;
- Deixa os fios brilhosos e macios;
- Age de maneira rápida, sem precisar de várias aplicações;
- Diminui os gastos com salão de beleza;
- Boa durabilidade do produto;
- Aplicação simples, sem complicações;
- São encontrados para quase todos os tons de cabelo;
- Podem ser usados em fios naturais.
[/checkilst]
O maior guia de compras sobre matizadores para cabelo
São várias as opções de matizadores, como você acabou de conferir. É difícil escolher o melhor de todos para o seu cabelo sem testar várias e várias vezes, gastando dinheiro e tendo um resultado não tão bom. São tantas as possibilidades que as chances de escolher errado só aumentam.
Pensando nisso, nossos especialistas prepararam um teste de adequação para as marcas de matizadores com maior credibilidade – e que também são as mais vendidas no Brasil. Através de vários estudos, experimentos e testes comparativos, foi possível identificar os melhores matizadores à venda atualmente, quais não foram bons e não devem estar listados aqui e, também, qual o grande vencedor do teste. A opinião dos especialistas pode trazer clareza se você está em dúvida de como escolher e como encontrar o matizador perfeito para o seu cabelo.
Cinco principais sinais de alerta que encontramos após a avaliação dos matizadores:
Não matiza o cabelo;
Este é, sem dúvidas, o maior ponto negativo que um matizador por ter. Pode parecer fora do normal, mas não é. Alguns matizadores que testamos foram reprovados no teste porque não correspondiam ao prometido de neutralizar a cor. Existem produtos que contam com ação desamareladora e a diferença não está só no nome. Enquanto os matizadores corrigem quase que de imediato o tom, os desamareladores ficam restritos aos loiros e são mais sutis na mudança de coloração, sendo um processo gradativo, mais demorado. É importante fazer uma análise do rótulo para não comprar um pelo outro!
É preciso seguir à risca as instruções;
Seguir as orientações da embalagem com muita precisão é algo que deve ser feito com toda certeza por quem opta por matizar o cabelo. Como eles podem ser de uma cor contrastante com a dos seus fios, como um platinado que usa um matizador roxo, por exemplo, o excesso de produto ou excesso de tempo de ação deste nas suas madeixas pode vir a ter um efeito indesejado. Os fios podem absorver o matizador e você pode ficar com o cabelo roxo, azul e até mesmo verde.
Atenção em dobro para os cabelos danificados;
Apesar de um resultado lindo, os cabelos coloridos são mais danificados que os naturais, isto porque suas fibras são modificadas. Um dos problemas mais comuns para quem pinta o cabelo, depois do ressecamento, é o cabelo ficar elástico. Por que isso acontece? As tinturas possuem amônia e/ou fórmulas que modificam a estrutura dos fios, mexendo de maneira profunda na massa melamínica; o fio perde tanta massa que fica sem força, quase quebrando. Logo, se você aplicar o matizador em um fio assim, as chances de que ele se parta são grandes! É melhor cuidar primeiro da saúde do cabelo, fazendo um cronograma capilar passado por um especialista, para depois pensar em como recuperar a coloração. Afinal de contas, qualquer cor combina com um cabelo saudável!
A água quente é uma arqui-inimiga;
O banho quente é prazeroso para muitas pessoas e costuma fazer parte da rotina delas. Mas, se você gosta da cor do seu cabelo, ele não é uma boa opção. A água quente é uma das causadoras da mudança na cor dos fios, ela favorece a perda da tonalidade. Mesmo durante a matização, a lavagem não deve ser feita com água quente. O ideal é que seja com água fria, contudo, a água na temperatura morna também pode ser usada sem prejudicar o processo.
Achar que matizador “é tudo a mesma coisa” é um erro;
Por fim, achar que todo matizador funciona de maneira igual é um dos maiores erros a serem cometidos na hora da compra. A classificação do nosso time é a maior prova disso! Toda opinião detalhada neste guia de compras foi feita a partir de comparativos para que apenas as melhores opções ficassem ranqueadas. Cuidado com vendedores que dizem que “é tudo a mesma coisa”. Como você pode ver, a complexidade de um matizador deve ser levada em conta!
Como os consumidores podem testar o matizador antes da compra?
Sendo um produto que necessita ser testado no chuveiro, além de ser lacrado, é difícil poder testar antes de comprar. Por isso que nossos especialistas se tornaram ainda mais importantes nesse processo. Por outro lado, uma possibilidade diferente é prestar atenção no matizador que é utilizado no salão de beleza de sua confiança. Quando estiver lá, procure por um tratamento com o matizador, para que seja aplicado nos seus cabelos. A dica é: é melhor investir em um teste no salão e descobrir que o matizador não é o melhor para você do que comprar um produto que não funciona no seu cabelo.
5 pontos mais importantes que os consumidores precisam saber quando vão comprar um matizador
Escolher a partir da cor do seu cabelo;
Para cabelos loiros com fios dourados, platinados, grisalhos ou brancos: é importante escolher pigmentos roxos ou violeta, que são os melhores para tirar os pigmentos amarelados presos aos fios. Cabelos naturais de tonalidades mais claras podem se beneficiar da cor azul ou cinza.
Já para cabelos mais escuros, como castanho, devem usar pigmentos amarronzados, enquanto que o pigmento preto é o ideal para os fios pretos ou bem pertos dessa cor, sendo um “banho de brilho” muito típico.
No caso dos ruivos e suas variações que podem ser do cobre ao marsala, pigmentos laranjas ou vermelhos devem ser a primeira opção. Se a ideia for tornar o tom mais frio, pode ser usado o azul.
Analise as variações de tons;
Não basta só escolher com base na cor do seu cabelo… É extremamente importante pensar na cor que você almeja para tal. É comum que o matizador detalhe os subtons possíveis que o cabelo pode chegar. Logo, é necessário levar isso em consideração antes de comprar o seu matizador. Por exemplo, se você possui o cabelo castanho, existem pigmentos que podem deixá-lo com um tom de chocolate, enquanto que outro pode deixar o cabelo com um tom de mel. Analisar essas variações é essencial antes de tomar uma decisão.
Se você faz a técnica do low-poo ou no-poo, foque nos componentes do produto;
Muitas pessoas que se tornaram adeptas ao low-poo ou no-poo – técnica de higienização dos fios e couro cabeludo que utiliza produtos mais naturais e que não contém petrolatos, silicones, dentre outros – podem escolher o matizador errado, que tenham esses e outros componentes na fórmula. Os produtos low-poo e no-poo não conseguem limpar o matizador de maneira apropriada, se ele tiver uma formulação diferente.
Busque por mais do que um matizador, busque um tratamento;
A ação matizante já é fantástica por si só, mas esse não precisa ser o único benefício do produto. O ideal é que além de uma recuperação de coloração, o matizador aja como um tratamento para a fibra capilar, recuperando seu brilho, hidratação, podendo ter ação umectante e nutritiva. Opções com queratina, óleos, manteigas, frutas e queratina são sempre bem vindas.
Repita a matização no tempo indicado;
A matização não é um milagre concedido uma única vez. Utilizar com a regularidade proposta pelo produto, ou sempre que notando necessidade desde que não vá contra o período mínimo de reaplicação, é essencial para que a cor se mantenha com a mesma vivacidade e por muito mais tempo.
MARCAS
KÉRASTASE
A francesa Kérastase é um dos nomes fortes quando pensamos no mercado da beleza a nível mundial. A marca pertence ao grupo da gigante L’Oréal e está à venda em 67 países. Inicialmente, a Kérastase era uma marca mais usada por profissionais do segmento como cabeleireiros, contudo, decidiu alçar voos mais altos e se lançou no uso doméstico também. No Brasil, a empresa chegou em 1994 e não para de desenvolver novos produtos. Sua linha de matizadores, por exemplo, conta com shampoo, condicionador, séruns e cremes. Todos os produtos da marca são voltados para os cabelos. Além dos matizadores, a Kérastase conta com linhas que possuem desde tratamento capilar, styling, como também hair skincare.
AMEND
A Amend é uma marca brasileira voltada exclusivamente para os cuidados dos fios. Seu primeiro produto foi um reparador de pontas, desenvolvido em 1994; segundo a empresa, este foi o primeiro reparador de pontas a ser fabricado no Brasil. Desde então, a Amend continua desenvolvendo diversos produtos capilares, com linhas específicas para cabelos com necessidades individuais, como efeito liso sem química, hidratação intensa, reparação e reconstrução da fibra capilar e para as mais variadas tinturas. Seu primeiro produto com ação desamareladora foi lançado em 2007; manter a qualidade da coloração é, até hoje, um dos grandes focos da marca, tendo uma gama de produtos com essa mesma ação.
SALON LINE
A brasileira Salon Line é uma das marcas mais recentes no segmento e já consegue estar na mente de quem consome produtos capilares, presente em praticamente todos os mercados. A marca nasceu dando um enfoque maior aos cabelos cacheados e crespos, isso em meados de 2016, e foi abrangendo outros tipos de fios com o passar dos anos. Hoje, são mais de dez linhas diferentes com cuidados diversos para lisos, cacheados, coloridos e descoloridos, ou ainda para fios que precisam de selagem e defrisagem. Sua linha de matizadores possui shampoo, condicionador creme de tratamento e máscara de hidratação e é dividida por tom do cabelo e tipo de fio.
SCHWARZKOPF
Uma das marcas mais antigas quando pensamos em tratamentos capilares, a alemã Schwarzkopf surgiu em 1898, em Berlim, em uma época em que os produtos específicos para o cabelo eram escassos, praticamente inexistentes. Seu primeiro produto capilar foi o “schaumpon”, um shampoo em pó que era dissolvido em água. Em 1927, o maior boom da história da companhia: a marca trazia ao mundo o primeiro shampoo líquido. Os próximos passos também foram importantes e já são conhecidos até os dias de hoje: tinturas, máscaras e linhas de tratamento para preservação de cor, como o matizador, sendo referência no mercado de beleza brasileiro.
LOLA COSMETICS
Nova no mercado e brasileira, a Lola Cosmetics vem conquistando um espaço que era monopolizado pelas empresas gigantes do segmento de cosméticos. A marca surgiu de fato em 2011; antes, era uma fábrica para produção de outras marcas. A ideia é conquistar um espaço entre as concorrentes: a Lola começou focando nos cabelos cacheados. Com o tempo e o sucesso de vendas, o catálogo cresceu e abrange mais de 110 produtos, inclusive diversos voltados para os cuidados pós- tintura, como a máscara matizadora que visa neutralizar os tons amarelados. Seus outros diferenciais são a sustentabilidade e não usar sulfatos ou parabenos nas fórmulas.
L’ORÉAL
A multinacional francesa L’Oréal é líder global no segmento de cosméticos e possui diversas marcas dentro do grupo, como a Kérastase. Apesar disso, também possui linhas próprias para o mesmo propósito, como a de matizar cabelos. No Brasil, considerado o quarto maior mercado de beleza do mundo, a L’Oréal completou 60 anos em 2019. A tendência capilar segue muito forte desde a sua criação, em 1909 pelas mãos de Eugène Schueller, até os dias atuais: os produtos mais vendidos são voltados para tratamentos capilares. Sua linha de matizadores é exemplo disso, sendo possível adquirir os shampoo e máscara de maneira individual ou em kit.
SIÀGE
A Siàge faz parte da empresa Eudora, que pertence ao grupo Boticário, sendo sua segunda maior marca no Brasil. A Eudora é especializada em venda direta e surgiu em 2011, conquistando mais e mais espaços no mercado nacional de cosméticos. A marca Siàge, embora pertença ao grupo, possui uma relevância muito grande e é referência em tecnologia para os cabelos. Kits de tratamento, shampoos, condicionadores e leave-ins com diferentes propósitos para o bem-estar dos fios são vendidos para que o processo de cuidado seja feito dentro de casa. Além dos matizadores, modeladores, antifrizz e aceleradores de crescimento são algumas outras opções à venda.
TRUSS COSMETICS
A Truss Cosmetics surgiu em 2003 e seu olhar era mais para os profissionais da beleza, abrangendo depois, graças ao sucesso, o segmento de home care. A empresa nasceu porque a brasileira Manuela Bossa passou um tempo estudando nos Estados Unidos e decidiu voltar ao Brasil para empreender, após perceber que haveria um espaço para uma nova empresa no nicho de cosméticos capilares em São Paulo. Depois disso, houve expansão: mais de 90 distribuidores no Brasil e mais de 20 no mundo. Alinhada com o que o exigente mercado pede, a Truss faz uso de produtos ecologicamente corretos com ativos naturais, com matérias-primas de origem 100% vegetal, sem petroquímicos e sem sal.
EICO
Presente há mais de dez anos no mercado nacional, a Eico conta com sedes em diversas regiões do País, como São Paulo, Minas e Bahia. Um dos objetivos da empresa, inclusive, é a expansão pelo Brasil. A qualidade e confiabilidade dos seus produtos só crescem, graças aos cuidados individuais. São exemplos de produtos mais específicos para madeixas: plástica capilar, antiqueda, anticaspa e para cabelos coloridos, sendo algumas das linhas principais disponíveis à venda. Quando o assunto é matizar, a Eico traz uma linha completa também, podendo inclusive personalizar com ampolas de tratamentos variados para serem acrescentadas ao produto no momento da aplicação.
JOICO
A norte-americana Joico foi fundada em 1975, na Califórnia; Em 1976, após muitas pesquisas, a marca começou a usar proteína de queratina em fios humanos, visando diminuir os danos aos quais os fios capilares são expostos todos os dias. Depois disso, a marca só cresceu e cresceu, ganhando a projeção e reconhecimento mundial que possui atualmente: são mais de 60 produtos Joico diferentes, linhas profissionais e para uso em casa, para todos os tipos de cabelo. A linha de matizadores é uma das que prometem manter e reestruturar os fios danificados pela coloração, independente do tipo de cor.
Fontes Informativas
https://www.dicasdemulher.com.br/matizador/
https://cabelo.com.br/como-matizar-o-cabelo-em-casa/
https://leftcosmeticos.com.br/blogs/news/coloracao-tonalizante-e-matizador-quais-as-diferencas
https://www.eutotal.com/matizador/
FAQ
O matizador é uma coloração ou tinta?
Não. Uma coloração possui efeitos permanentes, modificando os fios e alterando a estrutura capilar. Já o matizador é para manutenção ou ajuste, agindo de maneira mais superficial que a coloração
Posso matizar o cabelo com tonalizante?
Não é apropriado. Enquanto o matizador neutraliza o tom, o tonalizante de fato penetra na fibra e traz um novo tom ao cabelo.
O que acontece se deixar o matizador por muito tempo no cabelo?
É muito comum perceber que o cabelo ficou com aspecto de chumbado, uma vez que o tempo ultrapasse o recomendado. Além disso, os fios também podem ser danificados.
O que tira o matizador do cabelo?
Sabendo que incidentes com o matizador podem acontecer, como já dissemos acima, tenha sempre em mãos um shampoo de limpeza profunda. Caso não resolva, busque por seu cabeleireiro de confiança.
Pode usar em cabelos com progressiva?
É preciso fazer um teste de mechas antes de aplicar em todas as áreas necessárias, pois cada cabelo age de uma forma. Cabelos com progressiva nem sempre estão saudáveis, então é preciso ter cautela.
É possível matizar com violeta genciana ou azul metileno?
O ideal é que não sejam usados produtos que não são específicos para matizar o cabelo. Os efeitos podem ser diversos e até mesmo irreversíveis.
Qual a frequência de aplicação do matizador?
Geralmente, o período recomendado é entre 15 e 20 dias para as máscaras e cremes. Shampoos e condicionadores possuem uma janela menor de aplicação, pois os efeitos são gradativos.
O que fazer quando o matizador escurece o cabelo?
O primeiro passo é lavar com shampoo antirresíduos, mantendo o produto por cerca de 10 minutos. Após o enxágue, passar uma máscara ou condicionador branco/amarelado/alaranjado e aguardar 5 minutos, lavando depois.
Matizador estraga o cabelo?
A matização é um dos procedimentos menos danosos para os fios, quando comparamos com a coloração e tonalização. Algumas técnicas inclusive podem fechar a cutícula aberta pela descoloração, por terem ação hidratante.
Pode hidratar o cabelo após a matização?
Com certeza! Mas não de imediato. É preciso dar um intervalo para que o cabelo aceite melhor a hidratação.